Início » Comida na Tailândia » Como fazer arroz frito tailandês, o famoso khao pad

Como fazer arroz frito tailandês, o famoso khao pad

arroz frito tailandês: receita e como fazer

Last updated Sep 1, 2021 | Published on Jul 27, 2021

Por: Victória

Nós AMAMOS comida tailandesa e, por isso, convidamos a Chef Je Lacerda (do Instagram @chefjelacerda) para nos ensinar algumas receitas. Decidimos começar com um prato simples de cozinhar, mas DELICIOSO: o K̄ĥāo p̄hạd (ข้าวผัด) que, em inglês é chamado fried rice e, em português, arroz frito tailandês.

Fizemos uma live bem completa para aprender como fazer arroz frito, essa comida típica tailandesa. Por isso, fizemos este post para servir como base para que você consiga comprar os ingredientes e se programar para cozinhar com a gente. QUEM TOPA?

Veja também:

Receita de arroz frito tailandês

Existem muitas versões desse prato e hoje vamos trazer uma das mais conhecidas pelos brasileiros e turistas que viajam para a Tailândia: o arroz frito com camarão servido no abacaxi. Essa maneira de fazer o khao pad, além de ser deliciosa tem uma linda apresentação.

Receita do arroz frito tailandês.

Arroz frito tailandês. Foto de: The Spruce eats.

Se quiser, você pode também fazer arroz frito tailandês com frango, tofu e até vegetariano. Ninguém sabe qual é a receita original, mas todas são deliciosas e uma ótima opção de prato fácil para preparar em casa e ter uma refeição estilo thai.

Participe dos nossos grupos para troca de dicas e informações:

Ingredientes do arroz frito asiático para 2 pessoas:

  • 150g de arroz tipo jasmim
  • 300ml de água para o arroz
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 2 ovos
  • Meia cebola roxa picada
  • 4 dentes de alho picado
  • 1 pimenta dedo de moça picada
  • 300g de camarão sem casca e limpo
  • Cebolinha a gosto
  • 1 abacaxi para servir de recipiente (opcional)
  • 2 fatias de abacaxi picado
  • 6 colheres de sopa de molho de peixe
  • 4 colheres de sopa de molho de ostra
  • ½ colher de sopa de óleo de gergelim
Ingredientes para fazer o arroz frito tailandês.

Ingredientes para fazer o arroz frito tailandês. Foto de: The Spruce eats.

Você sabia que temos passeios incríveis na Tailândia?
Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos.
Os principais são o One Day Trip, passeio de lancha compartilhada com guia brasileiro e reserva de longtail boat privativo.
Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai.
Ah, e se estiver fazendo um mochilão pela Ásia, temos parceiros na Indonésia e Camboja.

Modo de preparo:

1. Cozinhar o arroz com a água e uma 1 colher rasa de sal por 12 minutos, com fogo baixo. Reservar o arroz.

2. Em uma panela wok bem aquecida, juntar uma parte do óleo e saltear o camarão rapidamente. Retirar da panela e reservar para que não perca a textura.

3. Juntar mais um pouco do óleo e refogar o alho e a cebola por alguns segundos.

Cozinhando khao pad na panela wok.

Cozinhando khao pad na panela wok. Foto de: Eastcode Travel Youtube.

4. Adicionar o ovo e mexer rapidamente para que ele fique no estilo de ovo mexido.

5. Adicionar os pedaços de abacaxi, o arroz, a pimenta picada, o molho de peixe e óleo de gergelim e misturar tudo muito bem. Adicionar os camarões já salteados ao final.

6. Tire todo o conteúdo do abacaxi e use a casca como prato. Você também pode finalizar o prato decorando com cebolinha picada e flores comestíveis.

No Insta da @chefjelacerda tem receitas e dicas de como preparar comidas de várias partes do mundo! Ela também oferece alguns cursos presenciais e é um amor de pessoa. Não deixe de seguir a conta!

Um pouco sobre o arroz frito tailandês

O arroz frito é um prato pra lá de popular nas ruas de várias cidades asiáticas. Ele pode ser feito com muitos ingredientes diferentes, o que ajuda bastante quando se trata de ser criativo.

Dependendo do restaurante, o prato também vem dessa maneira.

Dependendo do restaurante, o prato também vem dessa maneira. Foto: My Gourmet Connection.

Com influência chinesa, mais especificamente da Dinastia Sui, o preparo de hoje tem as características marcantes que são peculiares e fazem parte da gastronomia tailandesa. E todos nós aqui amamos isso, não é mesmo?

O arroz utilizado nessa receita tailandesa é o mais consumido no Sudeste Asiático e chama-se jasmim. Ele já mostra pra que veio quando a água começa a ferver e um aroma perfumado invade a cozinha e toda a vizinhança.

Outro ingrediente muito usado na Tailândia e que serve para substituir o sal é o molho de ostra. Essa iguaria tem um cheiro forte e é feito a partir da fermentação de anchovas e sal por meses ou até mesmo anos. O odor pode não agradar de início, mas faz toda a diferença nos pratos tailandeses, acredite.

Leia também: Festival Tailandês: mostrando a cultura da Tailândia ao mundo

Fried rice: comida típica da Tailândia.

Fried rice: comida típica da Tailândia. Foto de: Thai Foodie.

Saiba que o arroz frito tailandês é um prato da cozinha tailandesa fácil de fazer. Além disso, é uma escolha segura para comer na Tailândia já que é um dos únicos que não são apimentados e mais parecidos com a culinária brasileira.

DICA: pode ser um pouco complicado encontrar o arroz jasmim e, principalmente, o molho de ostra (chamado oyster sauce em inglês). Geralmente esses ingredientes asiáticos ficam nas sessões de comidas internacionais nos supermercados e são encontrados em lojas especializadas. Nós recomendamos que compre no bairro da Liberdade, em São Paulo e, se mora em outra parte do Brasil, no Extra ou na Amazon.

Agradecemos a chef Je Lacerda pela receita e participação na live. Eai, bora aprender como fazer arroz frito tailandês em nossa live dia 29 de julho? Esperamos que esse post tenha te dado água na boca e que aumente ainda mais a sua vontade de viajar para a Tailândia.

Restaurantes tailandeses no Brasil

Se você não é muito fã de ficar na cozinha preparando pratos diferentes e deliciosos ou, não consegue encontrar facilmente os ingredientes na sua cidade, não se preocupe.

Nós criamos uma lista de restaurantes tailandeses em diversas cidades do Brasil para que você possa ainda assim, provar os pratos dessa culinária tão incrível ou matar a saudade das comidas típicas e gostosas que provou na viagem pela Tailândia.

Você pode se interessar:

Veja outros passeios gastronômicos na Tailândia: + de 50 opções em diversas cidades do país. Tem até um jantar tradicional por menos de R$ 100!

Seguro viagem para a Tailândia é essencial!

Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo WhatsApp e a Seguros Promo, nossa parceira nacional.

Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na
Seguros Promo o código PPP10 para ter 10% de desconto.

Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏

O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro. A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

Como fazer arroz frito tailandês, o famoso khao pad, Passeios em Phi Phi

Não se esqueça de ler este blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso. Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e outras cidades.

Receba dicas gerais e informações da Tailândia

    Planeje sua viagem

    seguro viagem

    hotéis

    transporte pela ásia

    trabalho voluntário

    Fotos, dicas e infos.
    Segue lá:

    Vai ajudar ainda mais na sua viagem:

    Ficou alguma dúvida? Comenta aí que a gente te ajuda! 😊

    2 Comentários
    1. Debora Maraston

      Hummm adorei comer este arroz frito na Tailândia que até fui a um mercado local e comprei o molho de ostra. Este prato e outros de outros lugares do mundo, fazem parte do cardápio de nossa casa. Vou participar da live para conferir a receita…

      Responder
    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Iniciar conversa
    1
    Fale conosco em português
    Sawasdee Kaaa 🙏🏽
    Você tem alguma dúvida sobre os passeios? Envie uma mensagem aqui no nosso WhatsApp!