Início » Bangkok » Significado do nome das cidades da Tailândia: Bangkok, Phuket, Koh Phi Phi…

Significado do nome das cidades da Tailândia: Bangkok, Phuket, Koh Phi Phi…

Significado do nome da cidade de Bangkok na Tailândia

Atualizado em 14/01/2022

[get-modified-date]
Por: Victória

Quando compreendemos a origem de um nome entramos em contato com a história por trás do termo, sendo capazes de nos conectarmos com ela. Nada mais útil para os viajantes, então, se conectar com o destino da sua próxima viagem.

Pensando nisso, vou explorar o significado das cidades da Tailândia, te levando para uma imersão na história cultural do país. Além disso, também vou contar algumas curiosidades super interessantes sobre cada destino:

Leia também: Curiosidades sobre as cores na Tailândia

Significado do nome das cidades da Tailândia

Muitas pessoas me confessam que os nomes das cidades da Tailândia são muito complicados e isso dificulta bastante o planejamento de viagem.

Eu concordo e, no início, para mim também era difícil de lembrar as dezenas de nomes com “Koh” e “Chiang”, por exemplo.

Saiba qual o significado das cidades como, por exemplo, de Bangkok da Tailândia. Foto de templo em Bangkok na Tailândia.

Templo em Bangkok na Tailândia. Foto: @passeiosemphiphi.

Por isso, queremos te ajudar a ENTENDER o significado de cada uma das cidades principais para facilitar o seu planejamento de viagem e também o seu conhecimento sobre o seu destino dos sonhos, que é a Tailândia.

Para entender melhor o post: vou escrever no título o nome da cidade em inglês (como geralmente as pessoas chamam). Em seguida, colocarei, entre parênteses, o nome em tailandês, somente por curiosidade. Mas, o mais importante é a última parte: como se lê o nome da cidade, que estará em itálico.

Recebemos diversos áudios no WhatsApp pedindo passeios em Cô Fifi, Krabí ou Puquéti, e dá uma dorzinha no ouvido de escutar.

Por isso, agora já estou munida e preparada e, assim que ouvir uma gafe dessas, já vou logo enviando esse post como quem não quer nada hahaha. Me desculpe mas, se fiz isso com você, é para o seu bem. 🙂

Como se pronuncia e significado de as cidades da Tailândia: Phi Phi, Krabi, Phuket, Bangkok, Chiang Mai...

Já salva essa imagem para treinar nas horas vagas!

Para ficar ainda mais divertido, vamos começar com a capital do país, Bangkok, que tem DIVERSAS curiosidades a seu respeito:

Bangkok (กรุงเทพฯ): bancoque

Bangkok é a cidade dos templos, do trânsito intenso, do comércio pulsante e da entrada do turismo nacional. Mas, tem um detalhe BEM importante: Bangkok não é o nome oficial da cidade!

Bairro de Chinatown em Bangkok na Tailândia.

Bairro de Chinatown em Bangkok na Tailândia. Foto: @naproadavida.

Surpreendentemente, Bangkok possui o maior nome de cidade do mundo. São 168 letras que, somadas dá 21 palavras de origem dos idiomas Pali e Sânscrito, dialetos que são a base do tailandês moderno.

O nome completo da cidade de Bangkok é:

“Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayutthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Phiman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit”

O significado em português seria algo como:

“Cidade dos anjos, a grande cidade, a residência do Buda de Esmeralda, a cidade inexpugnável do Deus Indra, a grande capital do mundo dotada de nove jóias preciosas, a cidade feliz, abundante em um enorme palácio real que se assemelha à morada celestial onde reina o deus reencarnado, uma cidade dada por Indra e construída por Vishnukarn.”

Bangkok: a cidade com o nome mais longo do mundo fica na Tailândia.

Duvido você falar isso rápido em menos de 30 segundos!!

Outras formas de chamar Bangkok

Nos documentos oficiais tailandeses é comum denominar Bangkok como Krung Thep Mahanakhon.

Krung se refere a “cidade”, Thep significa “ângulo” ou “deusa”, Mahanakhon vai remeter a “grande” ou “enorme”.

O nome verdadeiro de Bangkok pode ser entendido, então, como a “grande cidade dos ângulos”. Veja dicas do que fazer em Bangkok!

Passeio pelos mercados flutuantes de Bangkok: uma das principais atrações da Tailândia. - Damnoen Saduak

Mercado flutuante em Bangkok: uma das principais atrações da Tailândia.

Mas o que significa Bangkok então? Já que esse é um post sobre significado das cidades da Tailândia

A palavra Bangkok é mais utilizada na língua cotidiana e não existe acordo sobre a origem do termo.

Mas, as duas principais teorias, apontam para a derivação de Bang Go, significando “vila aquática”, e Bang Makok, significando “vila das Elaeocarpus hygrophilus (espécie de oliveira)”.

Você sabia que temos passeios incríveis na Tailândia?
Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos.
Os principais são o One Day Trip, passeio de lancha compartilhada com guia brasileiro e reserva de longtail boat privativo.
Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai.
Ah, e se estiver fazendo um mochilão pela Ásia, temos parceiros na Indonésia e Camboja.

Significado das cidades da Tailândia

Chiang Rai (เชียงราย) – Xiangi Rái

Um pouco mais ao norte de Chiang Mai se encontra Chiang Rai. As duas cidades estão relacionadas a dinastia de Lan Na, fato que liga tanto os nomes quanto às culturas.

mulher no Templo Branco de Chiang Rai, no passeio para Chiang Rai, norte da Tailândia

Templo Branco em Chiang Rai na Tailândia. Foto: @naproadavida.

Enquanto Chiang Mai tem um estilo mais moderno ligado à cultura e história, a vizinha do norte é conhecida por seus templos espalhafatosos.

Chiang Rai também é considerada central no aspecto econômico, sendo influente no comércio da região do Triângulo Dourado. Se pensa em visitar Chiang Rai, veja nossos passeios disponíveis.

Como você já descobriu, o termo Chiang faz referência a “cidade”. Já o termo Rai se relaciona ao nome “Mangrai”, fundador da cidade. Sim, isso mesmo, Mangrai fundou primeiro a cidade de Chiang Rai e, anos depois, criou Chiang Mai e a declarou capital.

Essa história faz o nome Chiang Rai ser entendido como “a cidade de (Mang) Rai”, referindo-se ao fundador.

Seguro viagem para a Tailândia é essencial!

Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo WhatsApp e a Seguros Promo, nossa parceira nacional.

Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na Seguros Promo o código PPP10 para ter 10% de desconto.
Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

Chiang Mai (เชียงใหม่): Xiangi Mái

Chiang Mai foi fundada em meados de 1294 por um tailandês chamado Mangrai. A cidade se tornou capital de Lan Na, tendo sido fortificada visando conter a invasão de estrangeiros.

Esse primeiro momento deu origem ao centro histórico da atual Chiang Mai, também conhecido como “quadrado”.

As famosas muralhas de Chiang Mai na Tailândia.

As famosas muralhas de Chiang Mai na Tailândia. Foto: @passeiosemphiphi.

Significado do nome da cidade de Chiang Mai:

Chiang é traduzido como “cidade” no tailandês do norte, enquanto “Mai” vai se referir a “novo”. Juntando os dois termos, o significado da cidade de Chiang Mai é “cidade nova”.

No entanto, Chiang Mai é conhecida também como a “cidade das rosas” ou “flor do norte”. A cidade ganhou esse apelido por causa do Chiang Mai Flower Festival, uma festa que ocorre em fevereiro que enche a cidade de cores e flores.

Para saber a melhor época de visitar a Tailândia, dá uma lidinha no nosso post.

Significado das cidades da Tailândia

Phuket (ภูเก็ต) – Puquê

A região está nos mapas mundiais há muito tempo, sendo um importante ponto de apoio da rota marítima entre Índia e China.

Phuket também teve sua cultura influenciada pela mineração de estanho durante os séculos XVI a XX.

Similan Islands em Phuket na Tailândia. Saiba o significado da palavra Phuket e de diversas outras cidades da Tailândia

Similan Islands, ilha maravilhosa e próxima a Phuket na Tailândia.

Atualmente, a cidade tem como foco a produção de borracha, então se você quiser, poderá ver as plantações de seringueira em diversas partes da ilha.

Mas, o grande destaque de Phuket é o turismo! As praias da região encantam (veja mais dicas do que fazer em Phuket!), sendo destino de férias de muitas pessoas.

O nome Phuket tem origem no malaio, da palavra Bukit, que significa “colina”. Esse é o sentido mais usual, já que 70% do território da ilha é composto por esse tipo de formação.

Krabi (กระบี่) – Crabí

Krabi é reconhecida pelas belezas naturais distribuídas em praias, florestas, cavernas, trilhas e lindas falésias de calcário erguendo-se em pleno mar.

Victória em praia maravilhosa de Krabi na Tailândia.

Victória em praia maravilhosa de Krabi na Tailândia. Foto: @passeiosemphiphi.

Imagine você ou não, mas Krabi foi referenciada como uma das regiões com habitações humanas mais antigas em todo o mundo, tendo registros que datam de 25.000 a 35.000 A.C.

O significado do nome se relaciona a uma lenda popular:

Dizem que, pouco antes da cidade ser fundada, foi encontrada em suas terras uma antiga espada siemesa. A palavra Krabi é exatamente isso: antiga espada.

A bandeira de Krabi na Tailândia.

A bandeira de Krabi na Tailândia. Fonte: Wikipedia.

A lenda tem tanta relevância que o selo da província de Krabi são duas espadas antigas cruzadas.

Veja todos os passeios em Krabi que temos disponíveis: 4 Islands, Hong Islands…

Koh Phi Phi (เกาะพีพี) – Cô Pi Pí

Ainda dentro da província de Krabi você vai encontrar Koh Phi Phi. A nossa casinha e ilha preferida no mundo (se quer mais dicas, veja aqui a nossa seleção sobre Phi Phi).

As falésias e águas azul esverdeadas de Koh Phi Phi na Tailândia.

As falésias e águas azul esverdeadas de Koh Phi Phi na Tailândia. Foto: @naproadavida.

A região é famosa pela majestosa fauna e flora. O filme A Praia (2001), utilizou dos cenários paradisíacos com cenário, levando para o mundo as paisagens estonteantes do arquipélago.

Até a década de 1970 as ilhas eram principalmente ocupadas por pescadores malaios, depois se abriu espaço para as plantações de coco e, finalmente, o turismo a partir da virada do milênio.

O termo Koh em tailandês significa “ilha”.

Agora, para saber o significado de Koh Phi Phi, você vai ter que fazer o nosso passeio One Day Trip com guia falando português para descobrir!! Sou malvada, fala ai? Ou você achou que ia ler esse post sobre o significado das cidades da Tailândia e não ia precisar mais nos fazer uma visita?

Mas, depois que ler os comentários ao final da página, vai entender porque você TEM que fazer esse tour na sua viagem para Tailândia. E, de quebra, ainda vai saber o que significa Koh Phi Phi.

Confira nossas dicas sobre o que fazer em Phi Phi.

Significado das cidades da Tailândia

Koh Samui (เกาะสมุย) – Cô Samui

Apesar de Koh Samui ser registrada desde 1687 nos documentos marítimos chineses, somente a partir de 1970 ela passa a atrair turistas.

Templo budista em Koh Samui, na Tailândia.

Templo budista em Koh Samui, na Tailândia. Foto: @passeiosemphiphi.

Como te contamos antes, Koh significa “ilha”, mas Samui é uma palavra sem uma origem certa.

Existem duas teorias sobre a origem de Samui: a primeira fala sobre uma árvore presente na região, chamada em tailandês “ต้น ส มุ ย”, que é algo como ‘Earl Sumai’.

A segunda teoria aponta para a palavra chinesa que significa “primeira ilha”, “portão” ou “barreira”. Como Koh Samui fazia parte da rota marítima entre China e Tailândia, a ilha era o primeiro porto seguro para os chineses. Então, Koh Samui seria “primeira ilha” ou “ilha porto”.

Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏

O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.

A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

O que significa Koh Tao?

Koh Tao (เกาะเต่า) – Cô Tau

Você já deve saber o significado da palavra Koh, mas Tao é um termo novo.

No tailandês, a palavra se refere a “tartaruga”, então Koh Tao pode ser entendida como “ilha da tartaruga”.

Curso de Mergulho em Koh Tao Tailândia - barco de mergulho

Barco de mergulho em águas de Koh Tao na Tailândia. Foto: @passeiosemphiphi.

Na verdade, não é só no nome que Koh Tao tem tartaruga. A ilha é ponto de reprodução da tartaruga-verde e da tartaruga-de-pente. 

Mas, muitos se enganam quando acham que o nome da ilha se dá pela presença de tartarugas. Elas estão por todo o país!

O real motivo por Koh Tao ser chamado “a ilha da tartaruga” é que, a sua silhueta, se olhada de cima, parece a forma do animal. Interessante, não?

Ao leuk: praia em Koh Tao na Tailândia

Ao leuk: uma das praias mais bonitas de Koh Tao na Tailândia. Foto: @naproadavida.

Leia também: quanto levar de dinheiro em viagem com pacote Hurb Tailândia?

Um pouco mais sobre Koh Tao

Koh Tao faz parte dos mapas mercantes há muitos anos, mas só foi ser povoada a partir de 1933, quando foi utilizada como prisão política.

Na década de 1950, a ilha foi novamente despovoada, e voltou aos mapas a partir de 1980, quando foi descoberta pelos viajantes.

Atualmente, Koh Tao é uma ilha turística com foco no mergulho de cilindro. A ilha conta com menos infraestrutura que as vizinhas, entretanto tem praias maravilhosas e um fundo do mar apaixonante.

Infelizmente tudo que é bom acaba rápido. Por isso, ficamos por aqui e, em breve, vamos trazer um pouco mais sobre os significados de alguns outros termos tailandeses. Tem algum em especial que quer saber o significado em português? Escreve nos comentários que vamos te responder o quanto antes!

Participe dos nossos grupos para troca de dicas e informações:

Significado do nome das cidades da Tailândia:  Bangkok, Phuket, Koh Phi Phi…, Passeios em Phi Phi

Eai, o que achou do post com o significado das cidades e ilhas da Tailândia? Esperamos ter te ajudado a planejar a sua viagem. Não se esqueça de ler este blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso.

Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!

Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e outras cidades.

Receba dicas gerais e informações da Tailândia

    Planeje sua viagem

    seguro viagem

    hotéis

    transporte pela ásia

    trabalho voluntário

    Fotos, dicas e infos.
    Segue lá:

    Vai ajudar ainda mais na sua viagem:

    Ficou alguma dúvida? Comenta aí que a gente te ajuda! 😊

    0 comentários
    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Iniciar conversa
    1
    Fale conosco em português
    Sawasdee Kaaa 🙏🏽
    Você tem alguma dúvida sobre os passeios na Tailândia? Envie uma mensagem aqui no nosso WhatsApp!