Início » Geral Tailândia » O que vestir para visitar os templos da Tailândia: códigos e regras de vestimenta

O que vestir para visitar os templos da Tailândia: códigos e regras de vestimenta

Atualizado em 11/11/2021

[get-modified-date]
Por: Victória

Depois da emoção inicial de comprar a passagem para a Tailândia vem a apreensão e as dúvidas: que roteiro devo fazer? Com o que devo tomar cuidado? O que levar na mala? E também: como me vestir para visitar os templos da Tailândia?

A sua mala de viagem vai mudar dependendo das cidades e período que vai viajar para o país. Mas, como você vai visitar ao menos UM templo nessa aventura, vamos aproveitar para te dar algumas dicas de dress code com sugestões de looks perfeitos para a sua viagem para o outro lado do mundo:

Um pouco da cultura tailandesa

A Tailândia tem uma aproximação IMENSA entre religião e cultura. Isso significa que você verá pequenos símbolos religiosos até no cotidiano da população.

Mesmo assim, isso não representa um autoritarismo ou uma intolerância por parte dos tailandeses, pelo contrário, o país é conhecido pela hospitalidade.

Monges em templo budista em Chiang Mai. É por isso que é bom saber como se vestir para visitar os templos da Tailândia para não desrespeitá-los.

Monges em templo budista em Chiang Mai na Tailândia. Foto: @passeiosemphiphi.

Com mais de 30 mil templos budistas dentro do território tailandês, inevitavelmente, em sua viagem pelo país você vai passar muito tempo em locais sagrados. E bota sagrado nisso! Os tailandeses respeitam MUITO o ambiente dos templos. Por isso, é preciso respeito.

Além de não falar alto, ficar posando para fotos e tocar em lugares proibidos, é necessário saber como se vestir para visitar os templos da Tailândia sem ofender os locais.

É bom saber que, no geral, os monges e os tailandeses são acostumados com turistas nos espaços religiosos, e com suas possíveis gafes. Porém, sempre vale considerar que, em um país onde o respeito é pilar cultural, sua postura como visitante pode afetar a forma como te tratam. Afinal, se você não respeita a cultura local, por que deve receber simpatia em troca?

Tá indo viajar para a Tailândia? Veja nossas opções de passeios em Phi Phi, Krabi, Phuket, Chiang Mai e Rai e até em Bangkok. Alguns tem até guia falando português 🙂

Orientações básicas de dress code para viagem na Tailândia

Os templos budistas possuem normas de vestimenta bastante parecidas entre eles. Você deve, no mínimo, cobrir os ombros e joelhos, sendo que, idealmente os tornozelos também devem ficar tapados (principalmente nas mulheres).

Quadro informativo que fica em frente aos templos e mostra as regras de vestimenta.

Quadro que fica em frente aos templos e mostra as regras de vestimenta. Foto: She likes fashion.

Roupas muito justas, decotadas, transparentes ou que mostrem a barriga também são proibidas. Tanto homens como mulheres devem seguir essa orientação geral, apesar de que, em alguns templos, exista uma maior flexibilidade.

A Tailândia é um país muito quente. Por isso, pode ser difícil achar roupas adequadas com essas regras e ainda confortáveis.

Nossa dica é dar preferência a tecidos leves e naturais, como o linho, musseline e também o cetim de seda. Evite polyester e outros tecidos mais pesados, afinal de contas, você não quer derreter de calor, não é mesmo?

Para os aventureiros que visitam a Tailândia no período chuvoso: tente evitar roupas brancas. Elas podem grudar no corpo e ficarem transparente caso você pegue uma chuva. Se quiser, vale a pena levar uma capa para evitar grandes problemas.

Tirar os sapatos é regra básica para vestir quando visitar os templos na Tailândia.

Tirar os sapatos é regra básica para visitar os templos da Tailândia. Foto: Leonie Hanne.

Outra coisa essencial é tirar os sapatos antes de entrar em casas, templos e algumas lojas. Os tailandeses acreditam que você traz sujeira e más vibrações de fora para dentro.

Apesar de não fazer parte das dicas do que vestir numa viagem para a Tailândia de fato, é uma prática importante. Mas, como você vai precisar remover o sapato toda hora, evite calçados com cadarço, já que é chatinho ficar tirando e colocando o tempo todo.

Sério, já desistimos de entrar em um templo com preguiça de tirar o tênis depois das 5 visitas anteriores!

Saiba que nos templos mais turísticos geralmente tem uma esteira ou prateleira do lado de fora para colocar os sapatos. Já nos mais locais, você pode deixá-lo na entrada mesmo. É super raro alguém roubar os seus sapatos. Aconteceu somente uma vez com um amigo nosso português em um templo em Bangkok e foi MUITA MÁ SORTE. Provavelmente, quem pegou, se confundiu ou gostava muito dos Simpsons haha.

Agora que você tem uma ideia geral sobre as regras para se vestir nos templos da Tailândia, vou te mostrar alguns exemplos. Você vai perceber que estar dentro da dress code com conforto e estilo não é tão difícil quanto parece.

O que vestir para visitar os templos da Tailândia

Para as mulheres

Nós mulheres somos muito sortudas por um lado, já que temos MUITO MAIS opções para escolher do que os homens. Vestidos, saias longas, calças e até shorts largos são opções para vestir nos templos da Tailândia.

Já um lado negativo é que, infelizmente, as regras de vestimenta se aplicam muito mais às mulheres do que aos homens.

Mulheres em templo da Tailândia.

Mulheres em templo da Tailândia. Foto: Blog ILG.

A maioria dos templos vai exigir vestimentas que cubram os ombros. Vale então investir em blusas com manga e, uma boa ideia, é que elas fiquem pelo menos três dedos abaixo das axilas. Assim não tem como errar!

Para compor o look, uma calça bem levinha e mais solta cai bem. Saiba que, em alguns templos, as mulheres podem até entrar de short longo, mas isso não é a regra.

Se você gosta de saia, não precisa ficar triste. As saias longas são muito bem-vindas e se encaixam perfeitamente no dress code de viagem para a Thailandia. Lembre-se somente que as saias não podem ser de tecidos transparentes ou ter fendas nas laterais que exponham as coxas.

Você pode se interessar: Tailândia reabrirá completamente em janeiro de 2022

Vestido longo é uma dica do que vestir quando visitar os templos da Tailândia.

Vestido longo é uma dica do que vestir quando visitar os templos da Tailândia. Foto: Pinterest.

Outra ótima opção é usar vestidos longos, que são muito confortáveis e estilosos.

Vale lembrar que blusas ou vestidos com decotes não são permitidos, então, dê preferência para roupas que não exponham a região do busto.

Outra coisa que pode te salvar é carregar sempre um lenço ou uma canga na bolsa já que, em situações de emergência, ele pode tapar os ombros e até servir de saia.

Você também pode comprar uma calça de elefantinho, que é super barata na Tailândia (cerca de THB 140) e é permitida nos templos já que cobre os joelhos e é larga. Mas não posso te garantir que você irá ficar bem nela hahaha olha ai o exemplo:

Calças de elefantinho são uma dica do que vestir nos templos e na sua viagem para a Tailândia.

Calças de elefantinho são uma dica do que vestir nos templos da Tailândia. Foto: Sanook Scuba.

Você vai andar muito para visitar os templos, então é bom estar com um sapato confortável. Os sapatos slip-on, chinelos e sapatilhas são um bom exemplo.

Salto alto não precisa nem trazer na mala de viagem para a Tailândia, a não ser que pense em ir em alguma balada chique em Bangkok.

Para quem curte tirar fotos bonitas, uma dica super útil é aprender a fazer um (ou alguns) penteados. Isso chama MUITO atenção nas fotos e compõe o look de uma maneira sem igual. Outra opção é um óculos escuro mais estiloso ou um chapéu. Lembrando que eles devem ser tirados ao entrar no templo.

Quando visitei o Grand Palace pela primeira vez, uma amiga inglesa fez uma trança MARAVILHOSA em mim e, mesmo com uma roupa simples, as fotos ficaram lindas.

Penteado muda todo o look na sua foto em templo da Tailândia.

Penteado muda todo o look na sua foto em templo da Tailândia. Foto: We dream of travel.

Bom te falar que você não precisa trazer o seu chapéu preferido do Brasil. Existem diveeeersas opções para comprar nas ruas da Tailândia e você ainda traz um souvenier estiloso do outro lado do mundo. Ao contrário disso são o óculos escuro! É melhor você trazer o seu preferido de casa já que, os vendidos nas lojinhas, não tem proteção UV e geralmente são bem zuadinhos.

Seguro viagem para a Tailândia é essencial!

Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo WhatsApp e a Seguros Promo, nossa parceira nacional.

Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na Seguros Promo o código PPP10 para ter 10% de desconto.
Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

Vestimenta nos templos budistas da Tailândia

Para os homens

Não existe muito segredo para o que vestir nos templos da Tailândia para os homens. É bom dizer que as regras podem ser mais flexíveis em alguns templos e as bermudas são permitidas em diversos locais.

Sugestão de roupa de homem para vestir em um templo na Tailândia.

Bruno visitando o Templo de Prata em Chiang Mai. Foto: @naproadavida.

Blusa de gola redonda com manga média e uma calça de linho solta são as roupas perfeitas já que, com esse conjunto, você entra até nos templos mais rígidos, como é o caso do Grand Palace em Bangkok.

Se você gosta de bonés e chapéus, não tem problemas em usar até a porta do templo, mas evite entrar com eles. E, para os homens, também vale todas as considerações sobre calçados: conforto e facilidade são o segredo.

Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏

O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.

A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

Dicas valiosas para a sua viagem na Tailândia:

Faça uma pesquisinha básica

O Grand Palace em Bangkok é o templo mais exigente do país. Mas, até nele, você pode alugar roupas pelo valor caução de THB 400. Se devolver tudo em ordem, recebe todo o valor na saída.

Mas existem também outros templos com regras particulares. Por isso, procure se informar se os templos que estão no seu roteiro de viagem para a Tailândia exigem mais alguma norma de vestimenta extra.

Por exemplo, no Templo dos Tigres em Phuket, roupas de cores fortes não são permitidas. Aliás, este é um templo que não recomendamos visitar na Tailândia.

Sugestão de roupa para usar na Tailândia.

Sugestão de roupa para usar na Tailândia. Foto: Adaras Blogazine.

Listinha rápida dos lugares em que você deve se importar com o que se vestir em sua viagem para a Tailândia:

  • Grand Palace, Wat Pho, Wat Paknam e Wat Arun em Bangkok
  • Templos de Chiang Mai, Chiang Rai, Sukhothai e Pai no Norte da Tailândia
  • Templos de Krabi e Phuket (que são um pouco mais permissivos)

Você sabia que temos passeios com GUIA FALANDO PORTUGUÊS em Bangkok, Chiang Mai e Phi Phi? Manda mensagem para a gente com as suas datas e combinamos tudo!

Neste post estamos falando apenas sobre que roupas para vestir nos templos da Tailândia. Para entrar em baladas e restaurantes chiques na capital também existem regras. Mas isso é assunto para outro post.

TOME CUIDADO! Golpe de compras na Tailândia

É comum acontecer, principalmente nas cidades grandes, o golpe dos motoristas de tuk tuk.

Se alguém te parar dizendo que você está fora das regras de vestimenta da Tailândia e te oferecer para te levar para comprar roupas, sorria e agradeça. Eles geralmente te levam para uma loja caríssima e ganham comissão em cima da sua compra.

Não se desespere

Caso você erre no código de vestimenta, nos templos com regras mais rígidas, é possível pegar emprestado roupas ou alugar. 

Mas, fique sabendo, que as roupas podem ser um pouco largas e estranhas, como essas ai da foto:

Look estilo que alguns templos da Tailândia emprestam para os turistas.

Look “estilo” que alguns templos da Tailândia emprestam para os turistas. Foto: Key Frame.

Não traga muitas coisas na sua mala!!

Tente trazer o mínimo possível já que, além de comprar outras roupinhas na sua viagem, você ainda pode fazer diferentes combinações.

Demos várias sugestões do que não pode faltar em sua mala de viagem para a Tailândia, mas lembre-se de uma coisa: MENOS É MAIS!

Leia também: Dicas gerais da Tailândia: informações sobre visto, segurança, fuso, internet, idioma, seguro viagem…

Curiosidades

1. Uma coisa interessante é que você vai ver muitos tailandeses com blusas de manga longa e calça jeans. Até hoje não entendemos como os asiáticos fazem essa proeza, já que faz MUITO calor na maior parte da Tailândia durante todo o ano.

Grand Palace - passeio pelos templos de Bangkok. | Foto: Bruno@passeiosemphiphi

Tailandeses no Grand Palace em Bangkok durante o luto do Rei em 2016. Foto: @passeiosemphiphi.

2. Em sua viagem pelo país, repare que o estilo de roupa dos tailandeses muda drasticamente. Nas cidades grandes, os tailandeses se arrumam, usam maquiagem e roupas chiques. Já nas praias, geralmente vemos mulheres com roupas descombinando e bem largas. Claro que tem as suas excessões mas, é algo curioso.

3. Se você quer que o seu dia de visita aos templos seja ensolarado e maravilhoso, não deixe de ler nosso posts sobre cores na Tailândia. Você sabia que os tailandeses usam uma cor de roupa para cada dia da semana?

4. É bom lembrar que todas essas regras valem para a sua visita aos TEMPLOS do país. Se vai a alguma festa, como a Full Moon Party em Koh Phangan ou em algum passeio de longtail Phi Phi, você pode usar o que quiser.

A gafe que nós cometemos (abafa o caso!!)

No nosso primeiro mês de viagem na Tailândia estávamos nos templos de Ayutthaya tentando tirar a nossa foto clássica se beijando. Estávamos só encostando a boca um no outro e um tailandês chegou do além GRITANDO FERVOROSAMENTE com a gente!

Foi MUITO vergonhoso e, depois de um tempo, eu percebi o quão ofensivo era isso para os tailandeses e fiquei ainda mais acanhada. Vendo essa foto (que aconteceu segundos antes da gritaria) ainda percebo que eu estava de SHORTS E BLUSA REGATA nos templos, o que é ainda mais ridículo.

O que NÃO VESTIR e FAZER nos templos da Tailândia.

O que NÃO VESTIR e FAZER nos templos da Tailândia. Foto: @naproadavida.

Mas o bom foi que, depois disso, nunca mais fizemos essa gafe e, agora, eu nunca usaria uma roupa assim num lugar sagrado.

As vezes faltamos com o respeito sem ao menos saber e é por isso que estamos aqui para te ajudar 🙂

Dicas de comportamento nos templos:

  • Evite comer dentro dos templos, é algo rude de se fazer.
  • Não tire foto dos monges. Se quiser, peça permissão ou tire de longe, sem o incomodar ou constranger.
Monges no Wat Chedi Luang, templo de Chiang Mai na Tailândia.

Bruno tirando foto escondido dos monges da Tailândia. Foto: @passeiosemphiphi.

Resuminho sobre o que vestir nos templos da Tailândia:

  • Cubra sempre os ombros, barriga e joelhos
  • Não use decotes ou roupas transparentes
  • Não pode usar calças leggings (porque são muito justas)
  • Use sapato confortável e evite calçados difíceis de tirar e colocar
  • Recomendado para mulheres: vestidos e saias longas ou midi, blusas de meia manga, calças cropped ou aquelas mais larguinhas estilosas, óculos escuros, tiaras e chapéus.
  • Recomendado para os homens: calça e camiseta polo mais fininha. Em alguns lugares é permitido shorts. Para complementar, um óculos ou chapéu.

Participe dos nossos grupos para troca de dicas e informações:

A Tailândia é um país incrível e a exuberância dos templos vão marcar sua vida. Então, não deixe de visitar ao menos um templo na sua viagem pelo país com medo de errar na vestimenta!

Leia também:

Templo Wat Arun em Bangkok na Tailândia.

Templo Wat Arun em Bangkok na Tailândia.

Eai, o que achou das nossas dicas do que vestir na Tailândia e templos do Sudeste Asiático? Esperamos ter te ajudado a planejar a sua viagem. Não se esqueça de ler este blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso.

Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.

Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e outras cidades.

Receba dicas gerais e informações da Tailândia

    Planeje sua viagem

    seguro viagem

    hotéis

    transporte pela ásia

    trabalho voluntário

    Fotos, dicas e infos.
    Segue lá:

    Vai ajudar ainda mais na sua viagem:

    Ficou alguma dúvida? Comenta aí que a gente te ajuda! 😊

    0 comentários
    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Iniciar conversa
    1
    Fale conosco em português
    Sawasdee Kaaa 🙏🏽
    Você tem alguma dúvida sobre os passeios? Envie uma mensagem aqui no nosso WhatsApp!