Durante este período de pandemia, a agência @passeiosemphiphi trabalhou incansavelmente para trazer as informações mais atualizadas sobre as regras de entrada na Tailândia e reabertura do país.
Acompanhamos todos os processos de reabertura e de exigências de quarentena para entrar na Tailândia, até o que vemos nos dias de hoje, com o país abrindo quase que sem restrições para viajantes do mundo todo.
A última atualização, no dia 01/05, determinou mais um grande passo e você confere os requisitos de entrada na Tailândia logo abaixo.
Aqui você encontra:
Programa de entrada na Tailândia
Até o final de abril, a entrada na Tailândia funcionava por meio do programa Test & Go, que permitia que os viajantes entrassem no país após realizarem alguns testes e terem hospedagem em um hotel autorizado.
O programa Test & Go foi extinto e, a partir de agora, o governo tailandês divide a entrada na Tailândia em dois grupos: pessoas completamente vacinadas e pessoas não vacinadas.
Ambos os programas permitem que os viajantes possam entrar na Tailândia sem a necessidade de quarentena em hotel.
Mas atenção, pois caso você não tenha tomado a vacina, as regras são um pouco diferentes e vamos contar mais adiante.
Agora, com a última atualização em maio de 2022, as regras para entrar na Tailândia são as seguintes:
Regras para entrar na Tailândia
Para entrar na Tailândia, você precisa aplicar para o Thailand Pass, que é uma espécie de visto, onde você preenche as informações necessárias e aguarda aprovação.
É recomendado que você prepare todos os documentos e reservas necessárias e só depois faça a aplicação ao Thailand Pass, assim, o processo pode ser mais rápido e com menos chances de ser recusado.
Confira abaixo as principais mudanças nas regras de entrada na Tailândia, a partir de maio:
Documentos para entrar na Tailândia
Abaixo você confere os documentos necessários, o processo e detalhes para conseguir cada um deles.
Hotel autorizado pelo governo (SHA Extra Plus)
Depois das passagens aéreas, o passo mais importante é reservar um hotel que tenha a classificação SHA Extra Plus.

Hotel com o selo de certificação SHA PLUS. | Foto: divulgação.
Aqui você encontra uma lista com os principais hotéis SHA Plus em cada cidade mas, por experiência de nossos clientes, o que mais respondem e ajudam no momento são:
- Chillax Heritage Hotel Khaosan
- Villa De Khaosan by Chillax
- ibis Bangkok Sathorn
- ibis Styles Chiang Mai
- Lamphu House Chiang Mai
- Panan Krabi Resort
- Blue Beach Grand Resort em Rawai beach, Phuket
Testes de RT-PCR – não é mais necessário
Todos os testes de RT-PCR e antígeno foram retirados dos requisitos de entrada na Tailândia. Este regra é válida para viajantes vacinados.
Seguro viagem com cobertura para Covid-19
A Tailândia agora exige que todos os viajantes contratem um seguro viagem que cubra as despesas médicas relacionadas a Covid-19, incluindo a necessidade de quarentena e também que a cobertura mínima seja de US$10 mil dólares.
No momento, a empresa mais recomendada e que cobre todas as exigências do governo é a Luma, que também cobre casos assintomáticos ou a SafetyWing, empresa mais barata para seguro saúde.
É possível encontrar diversas apólices com preços bons e você pode ver mais no nosso guia sobre seguro viagem para Tailândia.
Certificado de vacinação contra COVID-19 ou de recuperação
Uma das regras de entrada na Tailândia sem quarentena é que o viajante esteja completamente vacinado, ou seja, com as 2 doses da vacina.
A segunda dose da vacina deve ter sido tomada em no máximo 14 dias antes da viagem.
Após tomadas as duas doses, você precisa emitir um certificado de vacinação em inglês, que pode ser emitido no aplicativo ConecteSUS.
Antes da sua viagem, saiba se você tomou um das vacinas aceitas na Tailândia.
Se você se infectou nos últimos 90 dias, precisará de um certificado de recuperação para aplicar ao Thailand Pass.
O certificado de recuperação deve estar em inglês e pode ser emitido por um médico, com timbre do hospital, carimbo e assinatura do médico.
Em alguns estados do Brasil, é possível emitir este certificado no site do CRM, em formato digital e com QR Code, verifique com seu médico.
Aplicar para o Thailand Pass
Após reunir todos os documentos necessários, você precisa aplicar para o Thailand Pass, que é o sistema do governo tailandês que funciona como um visto para a entrada de turistas.
Para aplicar, basta acessar o site, clicar em Air Travel (caso chegue de avião) > Non-thai > selecionar No Quarantine > ler e aceitar os termos > preencher com todos os dados referentes a sua viagem e documentos adquiridos.
O site do Thailand Pass é o seguinte: https://tp.consular.go.th/
Dica: se você não entende inglês, faça a aplicação usando o Google Chrome, pois a extensão do tradutor permite que você leia a página traduzida para o português.
Evite o golpe do Thailand Pass!
Em quanto tempo sai o Thailand Pass?
O Thailand Pass agora leva cerca de 48 horas para ser aprovado. Em alguns casos, a aprovação saiu em poucos minutos ou horas, mas o recomendado é que você aplique pelo menos 7 dias antes da sua viagem, para evitar transtornos.
E se o Thailand Pass for reprovado?
Caso você receba um e-mail com a reprovação do seu Thailand Pass, você deve ver qual foi o motivo da recusa e aplicar novamente, corrigindo o erro enviado pelo governo.
Geralmente, os erros mais comuns estão nos dados das passagens aéreas, informações do seguro viagem ou da reserva de hotel. Portanto, atente-se aos detalhes nestes documentos.
Meu Thailand Pass foi aprovado, mas meu voo mudou, tenho que refazer?
Não é preciso reaplicar para o Thailand Pass caso o seu já tenha sido aprovado.
Desde abril, o governo tailandês informou que o Thailand Pass é válido por 7 dias, que podem ser antes ou depois da data que você mencionou no momento da aplicação.
Se o seu voo mudou para um período maior que 7 dias (para mais ou para menos), é recomendado que entre em contato com o pessoal do Thailand Pass ou que faça uma nova aplicação.
Regras de entrada na Tailândia para viajantes não vacinados
Os viajantes que ainda não se vacinaram também podem entrar na Tailândia sem toda a burocracia e quarentena que era imposta antes.
Agora, os viajantes não vacinados precisam também aplicar para o Thailand Pass, contratar um seguro viagem de US$10.000.
Além disso, também é preciso apresentar o comprovante de pagamento de uma reserva de 5 noites em um hotel SHA Extra Plus ou autorizado pelo governo, para realizar a quarentena, assim como o pagamento para 1 teste RT-PCR.
A boa notícia para não vacinados
As regras de reserva em hotel autorizado e quarentena para não vacinados podem ser substituídas e haverem exceções.
Para isso, o viajante só precisa apresentar um teste de RT-PCR negativo, feito em até 72 horas antes do embarque. Este resultado deve ser enviado através do Thailand Pass, antes da chegada na Tailândia.
Feito isso, o viajante não vacinado terá o mesmo direito de quem se vacinou e estará livre para passear já no primeiro dia.
Outros documentos exigidos na Tailândia
Os documentos abaixo são exigidos para entrada na Tailândia mesmo antes da pandemia, portanto, também são importantes para o processo.
Certificado de vacinação de febre amarela
É importante que você tome a vacina contra a febre amarela até 10 dias antes da sua viagem. O certificado internacional pode ser emitido em inglês no site do governo brasileiro.
Vale lembrar que, se você já tomou a vacina no passado, não é preciso tomar novamente, uma vez que desde 2014 ela é reconhecida como uma vacina de dose única, ou seja, é vitalícia.

Após a entrada na Tailândia, é só vir no visitar em Phi Phi. | Foto: Bruno/@passeiosemphiphi
Passaporte com 6 meses de validade
Se o seu passaporte estiver perto de vencer, atente-se para o período mínimo de 6 meses de validade.
A Tailândia e outros países do sudeste asiático recomendam que o passaporte não tenha menos que este período de validade no momento da viagem.
Formulário TM.6 na Tailândia
O Formulário TM.6 é um papelzinho azul entregue aos turistas no avião, um pouco antes do pouso ou na chegada ao aeroporto.
Você deve preencher com as informações necessárias e entregar ao oficial da imigração. É importante que você guarde a via que ele te entregar, pois será pedido na saída da Tailândia.
Dica: tenha uma caneta com você! Às vezes a fila é grande e você perde ainda mais tempo esperando por uma caneta.

Formulário TM.6 – um dos documentos necessários entre as regras de entrada na Tailândia.
Resumo do necessário para entrar na Tailândia
- Seguro viagem com cobertura de USD 10 mil e cobertura Covid-19
- Certificado de vacinação contra Covid-19 ou de recuperação
- Aplicação ao Thailand Pass no site oficial: https://tp.consular.go.th/
- Certificado internacional de febre amarela
- Passaporte com validade maior que 6 meses
- Formulário TM.6 preenchido na chegada
Olá! Meu voo chega em BKK as 7h da manhã; pretendo logo em seguida, as 9:35 partir em um voo doméstico para Phuket, tendo assim minha primeira noite em Phuket.
Isso será possível, ou será exigido que a primeira noite seja em Bangkok, pelo test&go?
Oi Rogério! É possível fazer isso caso a sua passagem para Phuket esteja no mesmo bilhete do voo internacional! Caso contrário, é necessário esperar o resultado em BKK!
Mas estas são as regras de hoje, precisa monitorar para o dia da sua viagem! 🙏🏽