Início » Notícias da Tailândia » Experiência de entrada na Tailândia com Programa Sandbox em Phuket 2021

Experiência de entrada na Tailândia com Programa Sandbox em Phuket 2021

Atualizado em 15/11/2021

[get-modified-date]
Por: Victória

Muitas dúvidas estão surgindo a respeito do Programa Sandbox, a nova maneira de viajar para a Tailândia, que entrou em vigor a partir de julho de 2021. Por isso, chamamos os queridos do @azuldacordomundo para nos contar um pouco sobre a experiência deles com o Programa Sandbox em Phuket.

Vamos começar com um relato incrível que a Ana escreveu e, depois, responderemos algumas das principais perguntas que recebemos diariamente sobre as fronteiras da Tailândia e regras de entrada:

Leia também: Tailândia reabrirá completamente em janeiro: saiba quais cidades abrem ainda em 2021, aceitando brasileiros

Aqui você encontra:

Experiência de família usando o Programa Sandbox em Phuket

Somos Ana, Pablo e Leo, uma família brasileira que está viajando o mundo num ano sabático desde janeiro de 2021. Já passamos pela África do Sul, alguns países da Europa e, agora, decidimos visitar a Tailândia.

Família em um sabático viaja para a Tailândia usando o programa Sandbox em Phuket

Pablo, Ana e Leo, do Insta @azuldacordomundo nas Pirâmides do Egito.

Quando planejamos nosso ano sabático, em meio às incertezas de viajar durante uma época instável de pandemia, nos preparamos para encarar essa experiência com leveza, sem se apegar aos destinos (já que as restrições nos impediam de conhecer alguns lugares).

E, apesar de no geral termos seguido bem essa premissa, algo não estava bem resolvido quando pensávamos na possibilidade de não ir para o Sudeste Asiático (em especial, a Tailândia).

Dentre todas as restrições por conta do COVID, a Ásia e a Oceania sempre foram os continentes mais rígidos. Até pouco tempo não havia muitas brechas.

Leo durante a viagem de avião para a Tailândia.

O brinquedo preferido do Leo: um aviãozinho.Foto: @azuldacordomundo.

Eis que a Tailândia anuncia um processo gradual de reabertura das fronteiras. Era a nossa chance! Nos apegamos a essa alternativa com unhas e dentes. Só não sabíamos que o processo seria tão moroso e detalhista. 🙈

Vamos contar para vocês um pouco como foi o processo, desde a aprovação dos documentos até os nossos primeiros dias de quarentena em Phuket através do Programa Sandbox.

Documentos para entrada na Tailândia através do Programa Sandbox em Phuket

Nós cumpríamos todos os pré-requisitos para viajar para a Tailândia e, por isso, submetemos a documentação exigida no sistema criado pelo Governo. Bastava aguardar a aprovação (que era feita pelo consulado tailandês do país de partida, no caso a Turquia).

Email de contato com a Embaixada da Tailândia para a entrada no país durante a pandemia

A primeira negativa.

PRIMEIRA NEGATIVA: fomos reprovados por sermos brasileiros! Sim, acredite. 😳 Na realidade foi uma interpretação errada dos fatos, já que o problema não estava em SER brasileiro, mas em ESTAR no Brasil.

Bastante incomodados, entramos em contato com o consulado e então, após comprovarmos através dos carimbos dos passaportes que estávamos na Turquia há mais de 21 dias, fomos aprovados nesse quesito.

SEGUNDA NEGATIVA: nosso seguro viagem deveria especificar que cobria custos com COVID. Submetemos uma nova declaração.

TERCEIRA NEGATIVA: a carta do plano de saúde deveria descrever a cobertura na Tailândia (apesar de constar cobertura mundial).

Falamos de novo com a seguradora, editamos as informações no sistema e então, quando achávamos que estava tudo ok, vimos que a data de validade do seguro não contemplava todo o período que ficaríamos na Tailândia. 🤦‍♀️

Email de contato com a Embaixada da Tailândia para a entrada no país durante a pandemia

A terceira negativa.

Outro contato com a seguradora, imploramos que enviassem os novos dados o mais rápido possível. Pronto, tudo submetido. Mas, nessa altura, já estávamos há 3 dias da viagem.

Leia também: Dicas gerais da Tailândia: informações sobre visto, segurança, fuso, internet, idioma, seguro viagem…

Aprovação do COE

Passagem comprada, hotel reservado, PCR feito e nada de aprovação. Já não respondiam mais nossos e-mails. Silêncio.

No dia anterior à viagem, ainda sem a aprovação e completamente desesperados, Pablo teve a brilhante ideia de buscar pelos funcionários do consulado no Linked In. Bingo! Após algumas trocas de mensagens, nosso processo estava finalmente aprovado! 🙌

Passagem de avião para a Tailândia comprada, agora é só embarcar para uma viagem inesquecível!!

Passagem de avião para a Tailândia comprada, agora é só embarcar!! Foto: @azuldacordomundo.

Recebemos a aprovação do COE (documento de autorização de entrada na Tailândia) às 00:05 e nosso voo era as 13h30! Que sufoco!!!

Como foi a viagem para a Tailândia durante a pandemia

Mas enfim, deu certo! A viagem de avião foi tranquila. Foram 12h de viagem até Singapura e, ao desembarcarmos, já foi possível notar uma diferença gritante nos procedimentos de saúde em relação aos demais países que passamos.

Os asiáticos foram bastante cuidadosos, criteriosos e organizados. Foram mais 2h até Phuket e, então, chegamos ao nosso destino final: a TAILÂNDIA!

Vista do avião para chegar em Phuket na Tailândia através do Programa Sandbox.

Vista do avião para chegar em Phuket na Tailândia através do Programa Sandbox em Phuket.

Fizemos o PCR no aeroporto de chegada e tivemos que ficar dentro do quarto do hotel até sair o resultado (graças a Deus foi negativo!). E, depois disso, estávamos liberados para circular por Phuket, a maior ilha da Tailândia.

Ufa! Entrar no paraíso realmente não é fácil 😁

Olha, apesar do stress, fiquei impressionada com a organização dos tailandeses.

Passamos 14 dias em Phuket, e o sentimento era um misto de alívio, gratidão e encantamento… Tudo junto e misturado.

Família conta a experiência sobre como entrar na Tailândia com o programa Sandbox em Phuket em 2021.

Pablo, Leo e Ana se divertindo pelas praias de Phuket na Tailândia.

Em meio a chuva de monções, piscina, passeio de barco, praias paradisíacas, visita a templos budistas e muitas saudações no melhor estilo namastê (sawadee kha), foi ficando cada vez mais claro porque a Tailândia é conhecida como a Terra dos Sorrisos…

Não há nada mais incontrolável por aqui do que sorrir 😃

Mais informações sobre o Programa Sandbox em Phuket:

A Ana, Pablo e o Leo entraram no país pelo Programa Sandbox em Phuket em Setembro de 2021. Se você está planejando viajar para a Tailândia a partir de Novembro, saiba que muitas regras mudaram e, por isso, aconselhamos FORTEMENTE que você veja informações no site oficial de turismo na Tailândia

Várias dessas perguntas foram feitas por nossos seguidores através do Instagram ou dos grupos de WhatsApp específicos sobre a Tailândia que administramos.

Participe dos nossos grupos para troca de dicas e informações:

Por isso, saiba que estamos fazendo esse post para você ter uma noção de como é o processo de entrada na Tailândia durante a pandemia e também para ler um relato de viagem interessantíssimo de uma família aventureira:

1) Quais foram os documentos necessários para entrada na Tailândia através do Programa Sandbox em Phuket:

O sistema criado pelo Governo Tailandês chamado COE (Certificate of Entry) tem 2 etapas de aprovação.

Na primeira, você tem que apresentar os seus documentos pessoais:

  • Passaporte
  • Certificado de vacinação (saiba quais as vacinas são aceitas)
  • Seguro viagem (na declaração deve especificar que cobre custos com COVID de pelo menos USD 100 mil e constar cobertura na Tailândia – deve estar escrito isso); o seguro deve ter validade compatível com o período que você ficará no país.
  • Atenção que este valor de US$ 100 mil foi diminuído para US$ 50 mil. É exatamente por isso que batemos na tecla para SEMPRE pesquisar as informações mais atualizadas em sites oficiais e confirmar com a Embaixada da Tailândia.

Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável.

Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo WhatsApp e a Seguros Promo, nossa parceira nacional.

Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na Seguros Promo o código PPP10 para ter 10% de desconto.
Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

Dicas e truques sobre a primeira fase do Programa Sandbox em Phuket:

Caso seu passaporte seja de um país que não está contemplado no Sandbox Program, como é o caso do Brasil, mas você está fisicamente há pelo menos 21 dias num país que tem autorização para viajar para a Tailândia, temos a solução!

Você tem que colocar no item “Outros” a imagem do carimbo de entrada nesse respectivo país, que consta no passaporte. Você pode ver mais informações de como fazer o registro do COE neste vídeo.

Aprovação do COE, documento de entrada na Tailândia que agora foi substituído pelo Thailand Pass.

Aprovação do COE, documento de entrada na Tailândia que agora foi substituído pelo Thailand Pass.

Sobre visto: na primeira página do COE pede “Types of permitted persons”. Selecionar a opção “11 (Exempt) – Medium Term Visitor – Visa exemption”. É o tipo de visto existente para os brasileiros, que da direito a 90 dias de permanência pelo acordo de bilateralidade do Brasil com a Tailândia

Importante saber que, nesse primeiro passo, o Governo Tailandês não pede nenhuma informação de voo e de hotel. Portanto, o ideal é que esse processo seja iniciado o quanto antes já que não há custos e, caso sua viagem não se concretize, não há prejuízo algum.

Por isso, é recomendável que somente após a aprovação na primeira etapa você então prossiga com as reservas de hotel e passagem aérea.

Outro ponto importante é que a aprovação é feita pelo consulado tailandês do país de partida. Vale a pena ter em mãos o contato do consulado para qualquer eventualidade.

Após ser aprovado na primeira etapa é necessário então partir para a segunda fase do processo. Você tem 30 dias após a aprovação na primeira fase para submeter os DOCs da segunda fase.

Nessa próxima fase, você precisa ter já em mãos os seguintes DOCs:

  • Passagem de ida e volta
  • Reserva de pelo menos 7 dias num hotel SHA+.
  • Após a confirmação da reserva o hotel, você precisa pedir para o hotel emitir um documento chamado SHABA, que é um dos requisitos do sistema.
  • Com o SHABA em mãos, é necessário pré-agendar e pagar os testes de COVID (da chegada no aeroporto e outro 7 dias depois). Esse é o site para agendamento. O recibo gerado após o pagamento também deve ser submetido no sistema.
  • Observação importante: crianças acima de 6 anos também devem fazer o PCR. Porém, para pessoas abaixo de 18 anos, no campo indicado para colocar o certificado de vacina, você tem que colocar o dos pais.

2) Como foi a experiência de vocês no aeroporto

No aeroporto de Phuket foi tudo muito organizado e, apesar do clima de pandemia (todos trajados com EPIs dos pés a cabeça), os funcionários foram muito simpáticos e atenciosos.

Família viajando para a Tailândia durante a pandemia do coronavírus e programa Sandbox em Phuket

Protegidos e empolgados para chegar na Tailândia. Foto: @azuldacordomundo.

Fomos direcionando a uma área com cadeiras (antes da passagem na imigração) e lá vários funcionários foram coletando a documentação (a mesma que foi submetida no sistema).

Nesse momento, você é obrigado a fazer o download de um app de monitoramento que chama MorChana, e fazer um pequeno cadastro. Esse app será usado no hotel e em demais locais através de QR Code.

Você pode ver mais detalhes nesse pedacinho da live que a Ana e Pablo contaram:

Tirando dúvidas sobre o Programa Sandbox em Phuket

3) Como vocês se transportaram do aeroporto até o hotel para esperar o teste negativo?

É necessário reservar o transfer através do hotel ou em sites credenciados com empresas SHA. Chegando lá, não fizemos check-in nem nada, somente fomos direcionados para um quarto “transitório” enquanto aguardamos o resultado do exame (que leva umas 6h – 8h).

WE Terminal Hotel SHA em Chiang Mai

Foto ilustrativa de transfer do aeroporto a um hotel SHA na Tailândia.

Não podíamos sair do quarto enquanto isso, mas podíamos pedir room service. Aproveitamos para dormir e tentar compensar o fuso.  Outra opção era assistir um filme que se passa na Tailândia ou até ler um livro para “aclimatar” e já conhecer um pouco sobre a história e cultura do país.

Após o resultado negativo, estávamos então liberados para transitar por Phuket sem restrições (mas claro, seguindo os protocolos de pandemia).

Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏

O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.

A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

Sobre a estadia e experiência em Phuket

4) Que hotel vocês se hospedaram em Phuket? Curtiram?

Ficamos no Angsana Laguna Phuket. Gostamos bastante!

5) Você se sentiu segura viajando com a sua família pela Tailândia durante a pandemia?

Mil vezes sim!

6) Como foi o clima em Phuket, mesmo com a época de monções de Setembro?

Nos primeiros dois dias choveu bastante. Por isso, aproveitamos bastante para relaxar e curtir o hotel. Depois, tinham pancadas de chuva durante o dia e, neste período, procurávamos um restaurante ou ficar no quarto.

Se quer evitar o período de monções, leia nossas dicas da melhor época para visitar a Tailândia.

7) E como estava o ambiente na Tailândia? Clima de pandemia ou já estão mais relax?

A sensação é de que a cidade estava retomando a vida aos poucos. Os restaurantes e lojas a maioria estavam abertos, mas poucas pessoas circulando.

Leo curtindo as praias vazias e maravilhosas da Tailândia durante a pandemia.

Leo curtindo as praias vazias e maravilhosas da Tailândia durante a pandemia.

Os passeios estão voltando aos poucos também, mas ainda há algumas restrições para ir a ilhas que não pertençam a Phuket (algumas exigiam PCR).

8) O que fizeram nos 14 dias do Programa Sandbox em Phuket?

Curtimos o hotel (principalmente em dias de chuva). Fizemos um passeio de barco para Racha Island e Coral Bay que foi incrível. Visitamos o Big Buddha, o templo Wat Chalong e fomos na Old Phuket. Passeamos pelo Sunday Walking Street Market.

Família curtindo o Big Buddha, uma das principais atrações de Phuket na Tailândia.

Família curtindo o Big Buddha, uma das principais atrações de Phuket na Tailândia.

Também fomos na Kamala Beach, demos um rolê na Boat Avenue e fomos no Shopping Central Phuket Floresta (tem um aquário que é o maior da Tailândia). Além de ter comido em alguns restaurantes da região.

Você pode ver mais dicas de roteiro em Phuket para aproveitar por 1,2,3,4 e até 5 dias. Assista também o vídeo da Ana e Pablo contando o que fizeram na ilha com algumas dicas úteis:

Sabia que temos passeios incríveis na Tailândia?
Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos.
Os principais são o One Day Trip, passeio de lancha compartilhada com guia brasileiro e reserva de longtail boat privativo.
Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai.
Ah, e se estiver fazendo um mochilão pela Ásia, temos parceiros na Indonésia e Camboja.

9) Como estão as restrições nas ruas/praias em relação à pandemia?

Em Phuket está sendo exigido apenas os procedimentos de segurança tradicionais: uso de máscara e álcool em gel além do distanciamento social.

10) A noite está livre ou horários definidos?

Como estamos viajando com criança, não ficamos até muito tarde nas ruas. As áreas estão divididas em cores conforme o número de casos de infecções e, algumas regiões com índices mais altos, tinham mais restrições, como toque de recolher na madrugada.

Mas sabemos que, a partir de 01/11 não haverá mais toque de recolher, em todo o país.

Saiba como ficou a situação da prostituição na Tailândia durante a pandemia.

11) O comércio está aberto? 

Sim, a maioria das lojas estão abertas, mas ainda há muitos estabelecimentos fechados (pela baixa demanda).

Leo curtindo o visual maravilhoso de um pôr do sol em alto mar em Phuket.

Leo, do @azuldacordomundo curtindo o visual maravilhoso de um pôr do sol em alto mar em Phuket.

12) As barraquinhas de comida de rua (street food) estão abertas?

O Street market de Phuket mudou de Old Phuket para outro lugar. Dizem que está menor do que era, mas ainda assim tem bastante opção.

13) Os templos estão abertos?

Sim! E bem mais vazios que o normal.

14) Como está a questão dos passeios?

Um pouco limitados pela baixa demanda. Em Phuket ainda havia mais possibilidades, já que há mais turistas por conta do Programa Sandbox. Por isso, a oferta de passeios em grupo era maior.

Leo e Pablo fazendo passeio de barco em Phuket na Tailândia durante o Programa Sandbox em Phuket

Leo e Pablo fazendo passeio de barco em Phuket na Tailândia. Foto: @azuldacordomundo.

Mas, em lugares fora do circuito do Sandbox na nossa viagem, como Krabi, era possível fazer somente passeios privados, o que deixa os valores bem mais altos.

Leia também: Entrevista com Luís Camargo, jogador de futsal na Tailândia

Outras perguntas mais específicas sobre a entrada na Tailândia durante a pandemia

16) Quantos testes PCR tiveram que fazer e quais os valores?

Sim, fizemos 1 no aeroporto (chegada) e mais 2 nos próximos dias. O segundo foi 7 dias depois da entrada e outro 14 dias. Os 3 PCRs custaram 8.000 baht, que é como R$1.280

17) Depois dos 7 dias no Programa Sandbox em Phuket vocês conseguiram se movimentar para outras cidades (que também estão em regime de Sandbox) com facilidade?

Sim!

Saiba como chegar de Phuket a Phi Phi na Tailândia.

18) Quanto tempo demorou para conseguir a aprovação do COE através do Programa Sandbox em Phuket?? Como foi??? 

Relatamos acima nosso processo. Mas foi em aproximadamente 1 semana (considerando que tivemos 2 negativas no andamento).

Leo vendo os peixinhos em um passeio de barco em Phi Phi na Tailândia.

Leo vendo os peixinhos em um passeio de barco em Phi Phi na Tailândia.

19) Seguro viagem pode ser apenas para o período da viagem ou tem que ser por 90 dias?

O seguro precisa cobrir o período da viagem.

Atenção que TEM QUE ESTAR ESPECIFICADO cobertura na Tailândia (tem que estar escrito o nome do país) e, além disso, a apólice precisa ter, o mínimo de US$ 100 mil de cobertura (a partir de 1 de novembro caiu para US$ 50mil) e incluir gastos com COVID-19.

Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável.

Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na Seguros Promo o código PPP10 para ter 10% de desconto.
Não deixe de assistir essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

20) Chego em Bangkok dia 31 de dezembro e quero ir direto para Phuket ou Krabi. Quero saber se pode fazer conexão ou tem que ficar na cidade de chegada.

Vindo do Brasil, a partir de 01 de Novembro, tudo bem fazer conexão em Bangkok e ir para Phuket, a única exigência é usar um transporte SHA.

Fanília @azuldacordomundo aproveitando os mangues em Krabi na Tailândia durante o programa Sandbox em Phuket

Fanília @azuldacordomundo aproveitando os mangues em Krabi na Tailândia.

Mas saiba que você ainda deve ficar os 7 primeiros dias no destino final inicial (que pode ser Bangkok, Pattaya, Hua hin, Chiang mai, Phuket ou Samui) como parte do Programa Sandbox.

Agradecemos MUITO a Ana e o Pablo pelo relato de como foi a entrada deles na Tailândia! E aproveitamos e convidamos você a seguir essa família maravilhosa no Instagram já que, além de mais relatos, você vai encontrar vídeos super interessantes das viagens pelo mundo.

Leia também:

Experiência de entrada na Tailândia com Programa Sandbox em Phuket 2021, Passeios em Phi Phi

Eai, o que achou do post sobre a experiência da família @azuldacordomundo no Programa Sandbox em Phuket? Esperamos ter te ajudado a planejar a sua viagem. Não se esqueça de ler este blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso.

Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e outras cidades.

Receba dicas gerais e informações da Tailândia

    Planeje sua viagem

    seguro viagem

    hotéis

    transporte pela ásia

    trabalho voluntário

    Fotos, dicas e infos.
    Segue lá:

    Vai ajudar ainda mais na sua viagem:

    Ficou alguma dúvida? Comenta aí que a gente te ajuda! 😊

    0 comentários
    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Iniciar conversa
    1
    Fale conosco em português
    Sawasdee Kaaa 🙏🏽
    Você tem alguma dúvida sobre os passeios? Envie uma mensagem aqui no nosso WhatsApp!