Início » Chiang Mai » Festival das Lanternas e Loy Kratong em Chiang Mai na Tailândia

Festival das Lanternas e Loy Kratong em Chiang Mai na Tailândia

FESTIVAL DAS LANTERNAS EM CHIANG MAI TAILÂNDIA

Last updated Jul 1, 2021 | Published on Apr 26, 2021

Por: Victória

Com as diversas promoções de passagens aéreas e pacotes de viagem para a Tailândia que vem surgindo por aí, ficou ainda mais fácil realizar o sonho de participar do Festival das Lanternas na Tailândia. Os preparativos para a festa de 2021 estão à tona e queremos te atualizar sobre tudo que vai acontecer nesse post.

É por isso que recomendamos que você se cadastre em nossa newsletter para saber de todas as novidades assim que saírem! Tem muita coisa boa vindo por aí para você curtir a sua viagem para a Tailândia da melhor maneira.

Você pode se interessar:
Datas da Full moon party em Koh Phangan na Tailândia
Quando as fronteiras da Tailândia irão abrir para Turismo?
Roteiro em Phi Phi: o que fazer na ilha mais famosa da Tailândia
Notícias e LIVES sobre a Tailândia

Um pouco sobre os costumes, história e o significado do Festival das Lanternas na Tailândia

O Yee Peng, também chamado de Lantern Festival em inglês ou Festival das Lanternas em português, é um evento que acontece só uma vez ao ano em algumas cidades da Tailândia, além de países vizinhos como Laos e Myanmar. 

Mas é em Chiang Mai na Tailândia que a festa mais tradicional e conhecida mundialmente acontece. Chiang Mai é enfeitada com decorações típicas para a data, que é muito importante para os tailandeses budistas, principalmente os do povoado chamado Lanna, moradores do norte da Tailândia.

Decoração do Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia

Os budistas acreditam que, soltando as lanternas, estão mandando embora as doenças e coisas ruins, trazendo bons pensamentos e méritos. É por isso que, antes da soltura, recomendamos que pense com carinho em algumas atitudes e sonhos que quer concretizar no futuro, para que a lanterna leve seus pedidos aos céus

São esses pensamentos reunidos que fazem o céu de Chiang Mai ficar tão iluminado com uma energia muito forte, que dá para sentir há quilômetros de distância.  

Mas fique atento a sua lanterna e não a perca de vista já que, caso ela pegue fogo no céu, os tailandeses consideram que será um ano de má sorte. É exatamente por isso que é muito recomendado soltar as lanternas em espaços abertos, evitando queimar árvores e trazer este sentimento negativo a uma festividade tão maravilhosa!

Loy Kratong: outra comemoração incrível

Além do Yee Peng, também é comemorado simultaneamente o Loy Kratong, uma data importantíssima para os tailandeses de origem Lana. Neste período, os tailandeses criam barquinhos feitos de folha de bananeira (chamados kratongs) e colocam no rio como oferenda a Pra Mae Khongkha, a deusa da água. 

Esse kratong, ou lanterna flutuante, significa o pedido de desculpas que os tailandeses mandam a deusa por terem poluído e utilizado suas águas para o bem próprio.

Kratong em Chiang Mai na Tailândia

Você sabia que temos passeios incríveis na Tailândia?
Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos.
Os principais são o One Day Trip, passeio de lancha compartilhada com guia brasileiro e reserva de longtail boat privativo.
Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai.
Ah, e se estiver fazendo um mochilão pela Ásia, temos parceiros na Indonésia e Camboja.

Quando é o Festival das Lanternas na Tailândia

A data do Festival das Lanternas na Tailândia muda sempre. A razão para isso é que os tailandeses utilizam um calendário próprio, regido pela lua (não pelo sol, como nós do ocidente). 

O Yii Peng, ou Yee Peng, é comemorado a cada ano na lua cheia do 12o mês lunar. Essa data cai, geralmente, no meio de Outubro ou Novembro, dependendo do ano. O ponto positivo é que em Novembro é o início da melhor época para viajar para a Tailândia (veja nesse post mais detalhes!).

Parece complicado, não? Mais fácil do que ficar fazendo contas ou procurando na internet, fique sabendo quando ocorre o Festival das Lanternas em Chiang Mai na Tailândia nos dos próximos 8 anos e já salva a imagem abaixo para nunca mais esquecer:

  • 2021: 19 de novembro
  • 2022: 8 de novembro
  • 2023: 27 de novembro
  • 2024: 15 de novembro
  • 2025: 5 de novembro
  • 2026: 24 de novembro
  • 2027: 14 de novembro
  • 2028: 2 de novembro
Data do Festival das Lanternas em Chiang Mai Tailândia para 2021, 2022, 2023, 2024, 2025, 2026, 2027 e 2028.

Aproveita e salva essa imagem para nunca mais esquecer as datas do Festival das Lanternas!

É importante saber que o Festival das Lanternas em Chiang Mai é comemorado em dois dias: No primeiro existem os eventos pagos, além da comemoração do Loy Kratong. No próximo dia acontecem as comemorações nas ruas com carros alegóricos e danças típicas em Chiang Mai e também alguns eventos pagos. O que está descrito acima é o primeiro dia do festival, o mais importante.

Participe dos nossos grupos para troca de dicas e informações:

Como participar do Festival das Lanternas em Chiang Mai:

Você pode escolher participar de algum evento pago ou somente perambular pela cidade. Recomendamos que vá no primeiro dia no evento pago e, depois da soltura, volte para a cidade e participe das comemorações até o próximo di.

A razão que acreditamos valer a pena participar do evento pago é que todas as lanternas são soltas ao mesmo tempo e, somente assim, você terá aquela visão maravilhosa do famoso Festival das Lanternas na Tailândia.

Tailandeses curtindo o Festival das Lanternas na Tailândia

Na cidade, os carros alegóricos, barraquinhas de comida e decorações são lindas mas, sem a organização do festival pago, as pessoas soltam as lanternas quando bem entendem, perdendo assim o efeito incrível que você provavelmente busca ao viajar para Chiang Mai neste período.

É bom saber:

  • Tome cuidado com sua roupa! Por ser um evento religioso é necessário cobrir os ombros e joelhos e evitar usar chinelo de dedo. 
  • É imprescindível que leve o seu passaporte original para entrar no evento pago. 
  • Nem pense em levar o seu drone para o Festival das Lanternas na Tailândia. Está terminantemente proibido o uso desse equipamento fotográfico. Além disso, alguns eventos proíbem que você leve tripés.
Pessoas curtindo o evento pago em Chiang Mai.

Pessoas curtindo o evento pago em Chiang Mai.

Dicas e regras do Festival das Lanternas na Tailândia:

  • Se não pode nem drone, imagina avião! Fique sabendo que o aeroporto internacional fecha durante as celebrações e, por isso, planeje o seu roteiro de viagem na Tailândia para chegar ao menos dois dias antes em seu hotel em Chiang Mai (dicas abaixo!). Veja e reserve as melhores opções aqui!
  • Loy Kratong e Yee Peng são celebrações diferentes. O primeiro é comemorado nas águas de Chiang Mai e diversas outras cidades da Tailândia, já o segundo é nos ares, com a soltura de lanternas, e acontece principalmente em Chiang Mai. 
  • Saiba que os valores de hospedagem, comida e até do festival pago aumentaram exponencialmente nos últimos anos. Na semana do Festival das Lanternas, quase todos os comércios e serviços aumentam seus preços, então prepare o bolso!

Planeje bem o transporte da sua viagem pela Tailândia!✈️🚌🌏

O país é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.

A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

Lantern Festival em Chiang Mai Tailândia

Onde ficar em Chiang Mai durante o Festival das Lanternas

Por ser um festival conhecido mundialmente, recomendamos que reserve seu transporte e hotel em Chiang Mai antecipadamente. Geralmente em Outubro os melhores hotéis e alguns vôos e trens para Chiang Mai já não tem mais vagas disponíveis ou estão bem mais caros. 

Como você deve imaginar, como qualquer lugar no mundo, o trânsito nesse período de festas é caótico. Dependendo de onde se hospedar, pode fugir desse stress e não depender de nenhum transporte a não ser as suas canelas. 

Recomendamos que fique hospedado nesta área aqui, os melhores hotéis nessa região são:

Quarto do Tamarind Village, um dos melhores hotéis de Chiang Mai.

Quarto do Tamarind Village, um dos melhores hotéis de Chiang Mai. Foto: divulgação.

Seguro viagem para a Tailândia é essencial!

Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo WhatsApp e a Seguros Promo, nossa parceira nacional.

Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na
Seguros Promo o código PPP10 para ter 10% de desconto.
Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

Vale a pena participar do evento pago do Festival das Lanternas em Chiang Mai?

Com certeza! É uma experiência incrível. O visual das lanternas subindo simultaneamente é absurdamente lindo e a vibe da cidade é absurda! Chiang Mai fica ainda mais apaixonante durante as festividades.

Apesar do valor estar um pouco salgado se comparado aos anos anteriores, com a quantidade de pessoas cada vez maior, o evento fica até mais bonito.

Agora, queremos ser sinceros com vocês: durante o evento pago os locais costumam ter filas para as barraquinhas de comida e bebida e também acontecem alguns imprevistos no transporte de ida e volta. Com a quantidade imeeeensa de pessoas (totalizando cinco MIL convidados + staff e organizadores).

A quantidade absurda de lanternas soltas ao mesmo tempo no evento pago.

A quantidade absurda de lanternas soltas ao mesmo tempo no evento pago.

É bom citar também que nós somos totalmente contra todo turismo predatório, seja com animais ou com o meio ambiente. É por isso que só indicamos que participe do evento se souber que os organizadores utilizam de materiais biodegradáveis para não poluir ou prejudicar o meio ambiente e moradores. O evento que mais indicamos segue todas as regras!

O que recomendamos é que vá com o coração aberto e que pense que algum perrenguinho você vai passar. Vá preparado com alguns snacks, garrafa de água e vista-se adequadamente e, no momento da soltura das lanternas, além de tirar fotos lindas, curta o momento e tire um tempinho para agradecer a oportunidade de estar na Tailândia em uma época tão especial.

Agora que você já sabe quando é o Festival das Lanternas na Tailândia, seu significado e também qual evento pago deve participar, manda mensagem para a gente e bora combinar, além do Festival das Lanternas, os passeios em Chiang Mai, Bangkok, Phuket, Krabi e Koh Phi Phi!

Passeios em Phi Phi e diversas cidades e ilhas da Tailândia: agência brasileira com guia falando português - Sudeste Asiático

E aí, o que achou do post sobre Festival das Lanternas na Tailândia? Esperamos ter te ajudado a planejar a sua viagem. Não se esqueça de ler o nosso blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso. Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e outras cidades.

Receba dicas gerais e informações da Tailândia

    Planeje sua viagem

    seguro viagem

    hotéis

    transporte pela ásia

    trabalho voluntário

    Fotos, dicas e infos.
    Segue lá:

    Vai ajudar ainda mais na sua viagem:

    Ficou alguma dúvida? Comenta aí que a gente te ajuda! 😊

    27 Comentários
    1. Daniela

      Que coisa mais linda deve ser o Festival das Lanternas! E o significado é incrível! Me Lembrou o final do filme da Rapunzel! E o Loy Kratong me lembrou as oferendas à Yemanjá! O ingresso para os festivais são caros?

      Responder
    2. Angela Martins

      Meu sonho participar do Festival das Lanternas em Chiang Mai na Tailândia! Adorei as dicas! Acabei aprendendo sobre o Loy Kratong!

      Responder
      • Victória Farina

        Que bom que curtiu, Ângela! Ficamos felizes de mostrar um pouco da cultura tailandesa para vocês 🙂

        Responder
    3. Roberto Caravieri

      Que muito um dia poder conhecer o festival das lanternas em Chiang Mai, não vejo a hora de poder ira pra Tailândia. Continuo sempre acompanhando os posts e planejando mais pra poder aproveitar muito! Abraços

      Responder
      • Victória Farina

        Que bom, Roberto! Se tiver alguma dúvida manda mensagem para a gente 🙂

        Responder
    4. Cintia Vaz

      Fui pra Chiang Mai em 2017 mas infelizmente eu nem sabia deste festival quando programei a viagem. Acabei indo em Maio. Com certeza quando eu voltar vou querer ir neste festival maravilhoso, desta cidade apaixonante que é Chiang Mai.

      Responder
      • Victória Farina

        O Festival é algo lindo, Cintia! Perfeito que pensa em programar na sua próxima viagem para a Tailândia 🙂

        Responder
    5. normeide neto de carvalho

      Aproveitando, me tira umas dúvidas:
      Fica muito cheio em Chiang Mai no período do festival?
      E preços, aumenta muito?
      Precisa fazer reservas e compra de ingressos com muita antecedência?

      Responder
    6. normeide neto de carvalho

      Tenho muita vontade de participar do Festival de Lanternas e conhecer Chiang Mai. Quanto estive na Tailândia fui para Phuket, foi maravilhoso, mas ficou faltando Chiang Mai. Obrigada por todas as dicas.

      Responder
      • Victória Farina

        A próxima viagem para a Tailândia tem que ter Chiang Mai, heim Normeide!!

        Responder
    7. Hebe

      A Tailandia não tem erro né? Sempre linda e nos surpreendendo . Esse festival das lantarnas e, Chiang Mai é uma das coisa que quero ver quando for para lá.

      Responder
      • Victória Farina

        Tem que ir mesmo, Hebe! O festival das Lanternas é algo imperdível de se fazer em sua viagem para a Tailândia!

        Responder
    8. elizabeth

      Sou doida para conhecer o festival das lanternas de Chiang Mai, porque o de Krabi eu já tive o privilégio de ir!! Eu amo muito a Tailândia e não vejo a hora de voltar pra lá! Adoro acompanhar seus posts. Viajo um pouco pro meu lugar favorito no mundo. Parabéns pelo blog, beijinhos

      Responder
    9. elizabeth werneck

      Sou doida para conhecer o festival das lanternas de Chiang Mai, porque o de Krabi eu já tive o privilégio de ir!! Eu amo muito a Tailândia e não vejo a hora de voltar pra lá! Adoro acompanhar seus posts. Viajo um pouco pro meu lugar favorito no mundo. Parabéns pelo blog, beijinhos

      Responder
      • Victória Farina

        Que bom saber disso, Elizabeth! Ficamos felizes de te transportar para o nosso paraíso chamado Tailândia 🙂

        Responder
    10. MOISES BATISTA DA COSTA

      Visitei o festival das lanternas em Chiang Mai na Tailândia também. Uma dúvida, este ano terá o festival?

      Responder
      • Victória Farina

        Estamos planejando a venda de ingresso para o Festival das Lanternas 2021, Moisés! Estamos torcendo para que possa acontecer e com brasileiros participando também 🙂 com as medidas de restrição relaxadas e menos mortes, achamos que isso é possível ainda esse ano. VAMOS TORCER!

        Responder
    11. Deyse

      Que texto bacana, informativo e ilustrativo. Sempre que vejo pela TV ou filmes com festival de lanternas eu me emociono muito. Que especial seria participar do Festival das Lanternas e Loy Kratong em Chiang Mai na Tailândia, um sonho. Mas me conta mais, quanto custa o ingresso? Como fqz para chegar ao festival ?

      Responder
      • Victória Farina

        Você compra o ingresso do evento pago junto com o transporte até o local, Deyse. Temos um post bem completo com essas explicações, irei te mandar no privado. Saiba que o ingresso custa cerca de US$ 100 por pessoa mas vale a pena pela experiência 🙂 qualquer dúvida sobre o festival ou sua viagem para a Tailândia avisa e ficaremos muito felizes em te ajudar.

        Responder
    12. Sylvia Leite

      Adoro festas populares e , ao ler sua postagem, fiquei imaginando como deve ser legal participar do Festival das Lanternas e da Loy Kratong em Chiang Mai, na Tailândia. Tive a oportunidade de participar de uma festa semelhante na Índia; a festa das luzes.

      Responder
      • Victória Farina

        Nossa, a festa das luzes na Índia deve ser maravilhoso. Isso é incrível, saber que a luz influencia em tantos festivais pelo mundo, não é Sylvia?

        Responder
    13. Nathalia Geromel

      Sou doida para conhecer o festival das lanternas!! Tenho uma amiga que foi um pouquinho antes de começar a pandemia e eu amei cada foto que ela me mostrou!! Tailandia sempre surpreendendo

      Responder
      • Victória Farina

        Siiim! O Festival das Lanternas é um sonho para muitos e espero que consiga concretizar em breve. Avisa a gente 🙂

        Responder
      • Lilian Azevedo

        Fiquei muito curiosa em saber: vocês moram aí ? Tenho muita vontade de conhecer a Tailândia mas acho que não iria no Festival das Lanternas ou outra data festivas. Acho que mesmo fora das festividades deve ser um país lindo.
        Vocês fazem passeios privativos ? Viajam pela Tailândia com visitantes ou indicam guias ?

        Responder
        • Victória Farina

          Oi Lilian! Nós temos passeios com guia falando português em toda a Tailândia! É só entrar em contato ou ir no nosso menu de passeios para ver todas as opções em Bangkok, Chiang Mai, Krabi, Phuket e a nossa querida Phi Phi Islands 🙂 Manda mensagem para a gente com as suas datas e conversamos!

          Responder
    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Iniciar conversa
    1
    Fale conosco em português
    Sawasdee Kaaa 🙏🏽
    Você tem alguma dúvida sobre os passeios? Envie uma mensagem aqui no nosso WhatsApp!