Em 2019 Bangkok ganhou o titulo de uma das 10 cidades mais poluídas do mundo. Metrópoles como essa sofrem em razão da forte industrialização e a urbanização sem limites. Dona de uma população em crescimento, esses números aumentam a cada dia.

Os recordes de poluição atmosférica estão sempre nas páginas dos jornais locais. Estima-se que 60% da fumaça tóxica da cidade seja emitida por veículos, segundo o departamento e combate a poluição da Tailândia. Escolas e prédios sendo evacuados devido a qualidade do ar e o resíduo gerado pela fumaça de veículos: o smog. Foram 400 escolas fechadas e inúmeros prédios públicos esvaziados no ano passado por conta da péssima qualidade do ar.

Desde 2014, o primeiro ministro da Tailândia tem tomado atitudes importantes de prevenção e combate a poluição, mas pouco efetivas mediante o crescimento urbano da cidade. Uma das iniciativas é a chuva artificial que as forças armadas criam para conter as substâncias tóxicas.

Receba dicas e informações sobre a Tailândia

    Teto ecológico foi criado em Bangkok

    Indo na contramão do crescimento rápido da urbanização, a Universidade de Thammasat, também em Bangkok, criou uma fonte incrível de energia renovável e uma paisagem que daria pra ficar horas admirando. A segunda instituição mais antiga de ensino superior na Tailândia fica localizada próximo ao Grand Palace e criou um jardim que, desde sua inauguração, já é um destino turístico requisitado.

    O maior teto ecológico da Ásia tem 7 mil metros quadrados. Projetado pelo LANDPROCESS, empresa de arquitetura e urbanismo, a construção tem como foco criar uma solução verde para a cidade. O jardim tem arquitetura no formato de jardins de arroz, com desníveis propositais e um design incrível feito em zigue-zague, mesclados com terraços e áreas de convivência, remete bastante aos tradicionais campos de cultivo do Sudeste Asiático.

    Com um formato da letra H, líderes do projeto explicam que é H de HUMANIDADE. Eles entendem que os seres humanos tem que trabalhar em comunidade e usar a agricultura a seu favor para respirar, comer e viver melhor.

    Teto verde na Tailândia em forma de H de humanidade.

    Teto verde na Tailândia em forma de H de humanidade.

    Um pouco mais sobre o teto ecológico da Tailândia

    O formato de cascata não apenas separa a vegetação diferente, mas também filtra a abundante água da chuva. Desde o topo até a base, o sistema filtra de forma mais eficaz que tetos verdes convencionais. Com 4 níveis de retenção, a capacidade de armazenamento é de 3 milhões de galões de água. Como Bangcoc é uma cidade extremamente urbana, a água não tem absorção ou escoamento. É comum, principalmente durante as monções, a cidade alagar em determinados pontos por causa desse problema. A proposta vem trazer um bom uso pra essa água e fazer o bairro respirar, já que concreto não absorve, respira ou produz alimentos.

    A Tailândia é a segunda maior produtora de arroz do mundo, por isso o uso dele nos arrojados jardins. Há outros 39 tipos de alimentos orgânicos e sustentáveis plantados no local com o objetivo de alimentar cerca de 100 mil pessoas, entre professores e alunos da Universidade. São frutas, vegetais nativos e ervas. No TURF (Thammasat University Rooftop Farm), são gerados cerca de 20 toneladas de alimentos por ano. Os restos de alimentos vão para a compostagem e servem de fertilizante. Totalmente sustentável.

    Teto ecológico em Bangkok na Tailândia.

    Teto ecológico em Bangkok na Tailândia. Foto: divulgação.

    Você sabia que temos passeios incríveis na Tailândia?

    Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos. Os principais são o One Day Trip, passeio de lancha compartilhada com guia brasileiro e reserva de longtail boat privativo. Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai. Ah, e se estiver fazendo um mochião pela Ásia, temos parceiros na Indonésia e Camboja!

    E não para por ai…

    Outro benefício é a diminuição da onda de calor que ocorre fortemente na cidade. Chamadas de Ilha de Calor, o fenômeno climático é a elevação de temperatura em áreas urbanas que só a natureza pode conter. Fenômenos como esse ocorrem em todas as áreas com excesso de urbanização e causam super aquecimento global, excesso de consumo de energia, entre outros. Também foram colocados painéis solares, que atualmente produzem energia para muitos dos sistemas da universidade.

    Devido a arquitetura, o teto ecológico ainda serve de espaço de convivência, workshops, palestras e aulas ao ar livre, bem como acessos externos ao anfiteatro e auditório. Em comunicado, a Universidade informa que:

    “Em um mundo em que o verde perde cada vez mais espaço, este projeto é uma alternativa real, prática e otimista de inserir a agricultura sustentável em espaços urbanos. Lições da agricultura tradicional tailandesa, paisagem e solo nativo são elementos do TURF. Com isso, estamos educando futuros líderes a construírem cidades mais sustentáveis”.

    Que sirva de exemplo!

    Ana Luiza S. Varella – Viagem a Sério

    Participe dos nossos grupos para troca de dicas e informações:

    Assista esse vídeo contando um pouco mais sobre o teto verde em Bangkok, Tailândia:

    Veja um exemplo de teto ecológico em NYC, Estados Unidos:

    Seguro viagem para a Tailândia é essencial!

    Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo Whatsapp e a SegurosPromo, nossa parceira nacional.

    Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na
    SegurosPromo o código PPP10 para ter 10% de desconto.

    Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

    Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏

    O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro. A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

    Eai, o que achou do post? Esperamos ter te ajudado a planejar a sua viagem pela Tailândia. Não se esqueça de ler este blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso. Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
    Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
    Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e na Tailândia.

    Receba dicas e informações sobre a Tailândia

      Iniciar conversa
      E aí, tem alguma dúvida? Clique abaixo e vamos conversar!