Início » Curiosidades sobre a Tailândia » Muay thai na Tailândia: curiosidades e história do boxe tailandês

Muay thai na Tailândia: curiosidades e história do boxe tailandês

Last updated Jul 2, 2021 | Published on Dec 14, 2020

Por: Victória

Considerada um símbolo nacional, o Muay Thai é a arte marcial mais praticada em toda a Tailândia. Seu nome em português significa boxe tailandês. Assim como toda arte marcial, visa unir corpo e mente com disciplina, concentração e autoconfiança.

São cerca de 2 mil anos desde o seu surgimento, porém, após o reino de Ayutthaya ser saqueado, muitos documentos históricos foram perdidos, inclusive escrituras que documentavam a existência do muay thai já nas guerras em que o país vivia nos séculos passados.

Curiosidade:
Você sabia que, no século XV, os assuntos do reino eram resolvidos a base de muay thai? E, até o começo do século XX, todos no reino tinham que saber lutar, inclusive o rei?
Assistindo muay thai de graça na Tailândia.

Lutadores de muay thai em combate na Tailândia. Foto: @passeiosemphiphi

Você pode se interessar por estes posts:

Receba dicas e informações sobre a Tailândia

    A história do Muay Thai na Tailândia

    Boa parte do que se sabe vem de escritos birmaneses, crônicas e também da cultura cambojana. Por isso há muitas teorias sobre a criação da técnica. Uma delas é de que o muay thai começou a surgir quando o povo chinês migrou no século XII até então para o que hoje é a Tailândia, e, preocupados com defender o novo território, após inúmeros ataques de bandidos, passaram a praticar uma variação do Wushu, arte marcial chinesa.

    A essa técnica, que usava facas, bastões, escudos e outros instrumentos, foi dada ao nome de Chupasart. Ela teria evoluido até o Muay Thai praticado atualmente. Outra teoria é de que os povos, também visando proteção durante a guerra no antigo reino de Sukhothai no mesmo século, passaram a trabalhar uma arte marcial que mais tarde levaria o nome de Muay Thai.

    O que se sabe com certeza é que na época do Reino de Sião, século XIV, já se usava o precursor, o Muay boran, como até então era chamado. Muay Boran é uma técnica com chutes e socos e que foi aperfeiçoada ao longo do tempo e sendo chamada de Muay Thai conforme sua evolução.

    Curiosidade:
    Antigamente a luta podia durar horas! Eles faziam a separação de rounds de acordo com uma metade da casca de um coco com um furo central. Esse “apetrecho” era colocado na água e, quando ficasse totalmente imerso, o primeiro intervalo era concedido aos lutadores.
    História do muay thai na Tailândia e mundo

    Foto do rei da Tailândia. Foto: Reitigre.

    Você sabia que temos passeios incríveis na Tailândia?
    Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos.
    Os principais são o One Day Trip, passeio de lancha compartilhada com guia brasileiro e reserva de longtail boat privativo.
    Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai.
    Ah, e se estiver fazendo um mochilão pela Ásia, temos parceiros na Indonésia e Camboja.

    Tudo sobre o muay thai na Tailândia

    Nos treinamentos para a guerra, com a utilização de armas, os homens ficavam feridos. É por este motivo que começaram a usar as técnicas somente com o corpo e mente e deixaram de lado as armas. Após o desenvolvimento das técnicas, os lutadores perceberam que o corpo era mais forte e certeiro do que qualquer arma e as aboliram.

    Assim, o corpo do lutador se torna a única arma utilizada e o boxe tailandês é conhecido pelos seus chutes e socos semelhantes ao Kung fu chinês. Antigamente usavam muitos golpes com a palma da mão, parecidos com a arte marcial chinesa.

    Curiosidade:
    Antigamente não era utilizado nenhum equipamento de proteção além de tiras de algodão (que foram substituídas pelas luvas) e uma concha ou casca de coco para proteger os genitais dos lutadores.
    Luta de boxe tailandês.

    Luta de boxe tailandês. Foto: muaythaipros.com.

    Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏

    O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.

    A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

    Tradições da luta tailandesa

    A técnica foi se aprimorando até se tornar o Muay Thai conhecido hoje. Socos, chutes, golpes com joelhos, cotovelos e com a canela são os mais usados pelos seus praticantes. Todos os golpes tem como objetivo nocautear o adversário. Muay Thai é considerada a arte marcial mais poderosa em combate.

    Muitas tradições foram mantidas, como uma banda tocando instrumentos ancestrais de acordo com o ritmo do combate, por exemplo. O nome da música tocada é sarama. São três os tipos de instrumentos que a compõem: tambor, címbalo e flauta.

    Outra tradição é o wai kru, que consiste num ritual de dança e tem como objetivo o lutador homenagear o treinador, sua família, os antigos lutadores e professores deles. “Wai” em tailandês significa retribuir respeito e “kru” professor, ou treinador.

    Curiosidade:
    Muay significa “combate”, “luta” ou “boxe”. Os tailandeses chamam os lutadores de muay thai de nak muay.

    Ancestralidade e tradição na Tailândia são levados a sério. Comumente você vai os lutadores tailandeses com uma faixa na cabeça, chamada mongkon. Ela é colocada como símbolo de proteção apenas para dançar o Wai Kru e retirada antes do início da luta. Já o praciate, que é um laço trançado no braço do lutador, permanece também para protegê-lo durante o confronto.

    Acredita-se que o praciate vem do costume das mães, quando enviavam seus filhos para a guerra. Elas amarravam o laço no braço do filho orando aos deuses budistas para trazer seus queridos de volta para casa. Hoje em dia a faixa no braço significa a graduação do lutador. Existem 10 níveis de graduação que vão de iniciante (branco) a grão mestre (preto, branco e vermelho).

    Saiba como está a situação da Tailândia atualmente em nosso PORTAL DE NOTÍCIAS DA TAILÂNDIA.

    Atletas praticando o wai kru.

    Atletas praticando o wai kru. Foto: thailand-muaythai.com.

    Seguro viagem para a Tailândia é essencial!

    Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo WhatsApp e a Seguros Promo, nossa parceira nacional.

    Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na
    Seguros Promo o código PPP10 para ter 10% de desconto.
    Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

    Onde assistir muay thai na Tailândia

    Em todo o país há escolas da arte e pequenos ou grandes estádios. O esporte é muito presente na vida das pessoas. Há locais em que se pode apostar no lutador e ganhar prêmios em dinheiro.

    É algo tão importante para os tailandeses que o Rei Pra Chao Sua era um grande lutador e instituiu o boxe tailandês como disciplina obrigatória na escola, no século XVII. O Rei era tão apaixonado pela técnica que nesta mesma época competiu e passou invicto em várias competições e a luta se tornou um esporte propriamente dito. Ele foi conhecido como Rei Tigre e, graças a ele, o Muay Thai ganhou o mundo. Com certeza ele foi um dos maiores lutadores da história tailandesa.

    A luta de muay thai na Tailândia.

    A luta de muay thai na Tailândia. Foto: @passeiosemphiphi.

    O muay thai se assemelha a outras artes marciais típicas de países vizinhos como o tomoi na Malásia, o lethwei no Myanmar, pradal serey do Camboja e o muay lao de Laos.

    Curiosidade:
    Foi encontrado um documento histórico que descreve um único combate em 1560 entre o príncipe tailandês Naresuan e o sucessor ao trono da Birmânia, filho do rei Bayinnaung. A luta durou horas e terminou com a morte do príncipe da Birmânia. O país, sem líder, decidiu não atacar a Tailândia.

    Mais dicas de onde ver o boxe tailandês no país

    Em sua viagem a Tailândia você pode e DEVE assistir a lutas de muay thai. Em todas as cidades e ilhas existe um ginásio com programação de lutas, basta se informar. Um dos lugares mais conhecidos entre os turistas para assistir lutas é em Bangkok, a capital do país. Lá você pode assistir a luta mais tradicional do país de graça, todos os domingos, no estádio “Channel 7 Boxing Stadium”. Para saber mais detalhes leia nosso post específico com todas as informações.

    No Raggae bar de Koh Phi Phi você pode, além de assistir a uma luta, aventurar-se no ringue. Uma mistura de bar com estádio que é muito interessante para participar durante a noite nas ilhas Phi Phi. Lá tem luta entre tailandeses e também entre os estrangeiros corajosos!

    Se vai para Phi Phi, leia também:

    Para ir além:
    Se você se interessa pelo muay thai e suas origens pode assistir o filme “Ong Bak” que utiliza a versão antiga do muay thai, chamada de muay boran.
    Crianças aprendem desde pequenos a arte marcial e sonham em se tornar profissionais.

    Crianças aprendem desde pequenos a arte marcial e sonham em se tornar profissionais.

    Participe dos nossos grupos para troca de dicas e informações:

    A luta no Brasil

    No Brasil, o muay thai chegou aproximadamente na década de 70 e, menos de 10 anos, depois já haviam campeonatos. Por falar em campeonato, as grandes competições são televisionadas na Tailândia como o futebol é aqui no Brasil. E os grandes lutadores se tornam famosos, sendo parados para fotos em locais públicos exatamente como muitos de nós fazemos com nossos jogadores de futebol.

    Leia também: Entrevista com brasileiro que ganhou luta de muay thai na Tailândia

    O esporte é aclamado por ter diferentes tipos de benefícios para quem o pratica. Os principais benefícios do muay thai são:

    • Emagrecimento
    • Melhora no reflexo e concentração
    • Ajuda na auto estima
    • Trabalha o autocontrole e disciplina
    • Aprimora o condicionamento físico e musculatura
    • Alivia o stress

    Na Tailândia, o muay thai é visto como uma carreira. Quando uma família opta por um dos seus filhos estudar muay thai, a criança ou adolescente tem a obrigação apenas de estudar na escola tradicional e também a luta, sem nenhuma outra atividade extra, tamanha a seriedade da luta na cultura do País.

    A Tailândia é o único país do Sudeste Asiático não colonizado por europeus e o muay thai é a representação de sua independência e cultura.

    O boxe tailandês é para a Tailândia o que o futebol é para nosso povo.

    Ana Luiza S. Varella – Viagem a Sério

    Foto da capa: Chiang Mai Times

    Assista a uma luta de muay thai na Tailândia para entender como é um esporte interessante:

    Leia também:

    Você conhece os nossos serviços?

    Nós organizamos não só Passeios em Phi Phi mas em várias cidades da Tailândia e países do Sudeste Asiático. Veja nossos principais tours e não deixe de ler os comentários ao final de cada página com as experiências dos nossos clientes:

    Passeios em Phi Phi e diversas cidades e ilhas da Tailândia: agência brasileira com guia falando português - Sudeste Asiático

    E aí, o que achou do post sobre Muay thai na Tailândia? Esperamos ter te ajudado a planejar a sua viagem. Não se esqueça de ler o nosso blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso. Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
    Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
    Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e outras cidades.

    Receba dicas gerais e informações da Tailândia

      Planeje sua viagem

      seguro viagem

      hotéis

      transporte pela ásia

      trabalho voluntário

      Fotos, dicas e infos.
      Segue lá:

      Vai ajudar ainda mais na sua viagem:

      Ficou alguma dúvida? Comenta aí que a gente te ajuda! 😊

      18 Comentários
      1. Van

        Muito interessante a história do Muay Thai na Tailandia, eu não sou muito ligada em lutas, mas cada lugar tem seus costumes e gosto sempre de aprender.

        Responder
        • Victória Farina

          Eu também não curto muito lutas mas os rituais e costumes do muay thai são incríveis! Bom saber que curtiu 🙂

          Responder
      2. Hebe

        Que demais esse post sobre o muay thai. Eu cheguei a fazer um época e adorava, mas depois tive que parar e não retomei mais. Seu post aguçou minha vontade novamente.

        Responder
        • Victória Farina

          Também fiz algumas aulas e amei a experiência! Muay thai é bom para o condicionamento físico e mental. Bora começar novamente??

          Responder
      3. Sylvia Leite

        Confesso que não esperava ler uma postagem sobre Muay Thai em um blog de viagens. Muito interessante. Não sabia que Muay Thai significa boxe tailandês nem que é considerado um símbolo da Tailândia. lendo e aprendendo.

        Responder
        • Victória Farina

          Na verdade nós somos uma agência de viagem brasileira na Tailândia então é por isso que contamos um pouco sobre a cultura e história do país para nossos leitores 🙂

          Responder
      4. Fabíola Moura

        Post bastante completo sobre o Muay Thai. Já vi na tv que as lutas são bem concorridas na Tailândia, mas existe classificação indicativa para o público visitante ou crianças também podem acompanhar?

        Responder
        • Victória Farina

          Quando as lutas são profissionais é difícil ver crianças porque realmente não é o ambiente mas, se é num espetáculo, está liberado. Na verdade os tailandeses começam a lutar desde cedo, aos 6 anos de idade ou até menos. O muay thai é muito mais do que uma luta para eles, é um estilo de vida e controle do corpo. 🙂

          Responder
      5. Elizabeth

        Achei muito interessante o post Muay thai na Tailândia: curiosidades e história do boxe tailandês.
        Vc sabia que meu país favorito no mundo é a Tailândia? Amo de paixão e quero muito voltar.
        Sobre o Boxe tailandês, quando eu estava no Camboja eles falaram que foram eles que inventaram. Parabens pelo post

        Responder
        • Victória Farina

          Aconteceu o mesmo com a gente! No Myanmar eles são doidos pelo esporte e falam que foram eles que inventaram também! Que bom que curtiu e aproveitou as dicas para a sua próxima viagem, Elizabeth!

          Responder
      6. Angela Martins

        Adorei esse post! A Tailândia é fascinante. Já pensei em aprender o Muay thai. Mas não conhecia essas curiosidades e história do boxe tailandês

        Responder
        • Victória Farina

          Que bom que curtiu, Angela!! Fizemos de coração para entender um pouco mais sobre a rica cultura da Tailândia 🙂

          Responder
      7. Nathalia Geromel

        Ai eu adorei, sou graduada em muay thai e a tailandia é uma inspiração. Muita cultura, história e curiosidades. O meu mestre morei porlá muitos anos, vai adorar ler esse post

        Responder
        • Victória Farina

          Que poderosa, Nathalia!! Manda sim esse post para o seu mestre e, se ele tiver algo a acrescentar, avisa a gente 🙂

          Responder
      8. Roberto Caravieri

        Adorei conhecer a história do Muay Thai, realmente super interessante e muitas coisas que não sabia. A Thailandia é um país muito curioso, que está os meus planos para o sabático em 2022 se tudo ajudar!

        Responder
        • Victória Farina

          Que legaaaaal saber que vem nos visitar em breve, Roberto! Ótimo que já ficou sabendo curiosidades sobre um esporte tão típico e interessante da Tailândia 🙂

          Responder
      9. debora maraston

        Interessantíssimo o post , o May Thai é super antigo, e eu nem imaginava toda esta história para este tipo de luta . Muito demais.

        Responder
        • Victória Farina

          Que bom que curtiu nosso post sobre a história e curiosidades do muay thai, Debora 🙂

          Responder
      Enviar um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Iniciar conversa
      1
      Fale conosco em português
      Sawasdee Kaaa 🙏🏽
      Você tem alguma dúvida sobre os passeios? Envie uma mensagem aqui no nosso WhatsApp!