Início » Notícias da Tailândia » Elefantes na Tailândia e como estão sendo afetados pela pandemia do coronavírus

Elefantes na Tailândia e como estão sendo afetados pela pandemia do coronavírus

Last updated Jun 10, 2021 | Published on Aug 8, 2020

Por: Victória

Os elefantes são animais fundamentais na história da Tailândia. Além de servirem de cavalaria em diversas guerras, eles também ajudaram na construção do país. O elefante, na cultura tailandesa, significa bem-estar e prosperidade e é considerado um animal sagrado. Por estes e outros motivos, os elefantes são um símbolo nacional e merecem todo o respeito e admiração de moradores e turistas que forem viajar para a Tailândia.

Você pode se interessar por estes posts:

Receba dicas e informações sobre a Tailândia

    A crise econômica na Tailândia afetou também os animais

    Com a pandemia do coronavírus, a Tailândia, país fomentado quase que exclusivamente pelo turismo, teve uma queda drástica no número de turistas visitando o país. No início de fevereiro, com o primeiro caso de COVID-19 na Tailândia, o país passou a não receber mais turistas e, com isso, a economia do país sofreu altos prejuízos.

    Com o turismo afetado, diversos tailandeses perderam sua fonte de renda e emprego, inclusive os nossos queridos grandalhões, os elefantes na Tailândia. Parques Nacionais e os famosos “Elephant Sanctuary” suspenderam suas atividades pela falta de turistas e, assim, deixaram não só tailandeses, mas elefantes “desempregados”. São mais de 4 mil elefantes mantidos em cativeiro somente na Tailândia.

    Os coitadinhos, que antes recebiam comida a vontade por todo o dia para posar para fotos dos turistas desavisados, agora perderam a utilidade para os grandes empresários e donos dos santuários de elefantes na Tailândia. O que antigamente era uma fonte de renda, agora passou a ser um gasto. O que antes era prioridade, agora, em tempos de crise, foi largado ao destino.

    Saiba como está a situação da Tailândia atualmente em nosso PORTAL DE NOTÍCIAS DA TAILÂNDIA.

    Elefantes na Tailândia

    Elefantes sendo explorados para turismo na Tailândia. Foto: GreenQueen.

    Você sabia que temos diversos passeios incríveis na Tailândia?

    Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos.
    Os principais são o One Day Trip, passeio de lancha compartilhada com guia brasileiro e reserva de longtail boat privativo.
    Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai.
    Ah, e se estiver fazendo um mochião pela Ásia, temos parceiros na Indonésia e Camboja

    Elefantes na Tailândia: a triste realidade

    Com a crise tomando conta do país, os empresários de “ditas” reservas de elefantes na Tailândia, deixaram de alimentar os animais. Acostumados em receber comida diariamente e constantemente durante diversas visitas de diferentes grupos de turistas todos os dias, os elefantes não conseguem mais se alimentar sozinhos e estão passando fome.

    Após cerca de três meses do início da pandemia do coronavírus, a solução de algumas associações protetoras dos animais foi levá-los gradualmente ao seu ambiente original, a natureza, de onde nunca deveriam ter saído. Os elefantes estão sendo acompanhados por seus cuidadores em uma caminhada de cerca de 5 dias pelas montanhas de Chiang Mai, até chegarem em uma reserva natural, um vilarejo.

    Lá, eles poderão se acostumar com a vida selvagem novamente, mas também passarão a ajudar os moradores em tarefas de cultivo e construções.

    Se você vai viajar para a Tailândia com o Pacote Hurb não deixe de ler:
    Pacote Hurb para a Tailândia: é confiável? Roteiro de 8 dias
    Quanto dinheiro levar para 8 dias na Tailândia? Usando o pacote Hurb

    Com esta crise mundial, os elefantes da Tailândia, então, voltarão a realizar serviços que faziam há centenas de anos atrás. A principal pergunta é: até quando? Com a abertura das fronteiras pós-pandemia e a demanda de turistas desavisados a procura de selfies perfeitas com os elefantes, eles provavelmente voltarão a rotina de escravidão causada pelo turismo exploratório animal.

    A polêmica e antiga discussão a respeito dos elefantes na Tailândia sendo explorados pelo Turismo, se torna ainda mais necessária no cenário atual. Abaixo, compartilhamos um vídeo super interessante da saga desses animais na caminhada “de volta para casa” e um pensamento brilhante que a líder desse movimento compartilhou:

    “Se não fosse a pandemia do coronavírus esses animais estariam na mesma rotina exploratória de anos. Espero que os turistas reflitam em suas casas a respeito dos passeios com elefantes na Tailândia e que não continuem apoiando essa ação em suas próximas viagens para o país”.

    Com esse vídeo podemos perceber a esperança na voz da organizadora, que sonha por uma transformação no turismo exploratório através da consciência dos turistas pós-pandemia. É um pensamento que compartilhamos e faremos de tudo para não fomentar qualquer interação ou atividade de turismo com elefantes e outros animais na Tailândia.

    Um sonho que pode se tornar realidade com a sua ajuda! Evitando o turismo com elefantes nas suas férias na Tailândia, você fará parte deste movimento que tanto apoiamos. Faça sua parte, evite andar de elefantes na Tailândia e pesquise muito bem antes de reservar qualquer passeio com animais. Pratique o turismo consciente e responsável e ajude esses animais magníficos a serem livres novamente.

    Participe dos nossos grupos para troca de dicas e informações:

    Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏

    O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro. A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

    Seguro viagem para a Tailândia é essencial!

    Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo Whatsapp e a SegurosPromo, nossa parceira nacional.

    Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na SegurosPromo o código PPP10 para ter 10% de desconto.

    • Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

    Leia também:

    Elefantes na Tailândia e como estão sendo afetados pela pandemia do coronavírus, Passeios em Phi Phi Eai, o que achou do post? Esperamos ter te ajudado a planejar a sua viagem pela Tailândia. Não se esqueça de ler este blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso.

    Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha! Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.

    Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e na Tailândia.

    Receba dicas e informações sobre a Tailândia

      Planeje sua viagem

      seguro viagem

      hotéis

      transporte pela ásia

      trabalho voluntário

      Fotos, dicas e infos.
      Segue lá:

      Vai ajudar ainda mais na sua viagem:

      Ficou alguma dúvida? Comenta aí que a gente te ajuda! 😊

      4 Comentários
      1. Marcela

        É impossível pensar na Tailândia sem lembrar dos elefantes, mas basta ter um pouco de bom senso pra entender que eles com certeza sofrem com o turismo. Triste demais essa realidade

        Responder
        • Victória Farina

          Com certeza, Marcela. Os elefantes são um símbolo do país mas não deveriam ser usados para o turismo!

          Responder
      2. Debora Maraston

        É extremamente triste animais serem explorados… Cabe a nós não utilizar este tipo de turismo principalmente elefantes na Tailândia

        Responder
        • Victória Farina

          Com certeza, Debora! Esperamos que as pessoas pratiquem um turismo sustentável na Tailândia 🙂

          Responder
      Enviar um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Iniciar conversa
      1
      Fale conosco em português
      Sawasdee Kaaa 🙏🏽
      Você tem alguma dúvida sobre os passeios? Envie uma mensagem aqui no nosso WhatsApp!