Início » Notícias da Tailândia » Tailândia produz robô para combater COVID-19

Tailândia produz robô para combater COVID-19

Atualizado em: 10/10/2020

Por: Victória

Nesta notícia da Tailândia vamos contar como o país produziu um robô para combater o COVID-19 e como esta medida ajudou na prevenção da doença. Que a Tailândia foi um case de sucesso no combate ao coronavirus não é segredo. Desde o mês de Janeiro foram 59 mortes e “somente” 3.600 infectados.

Atualmente, o país mantém uma média de 6 pessoas infectadas/dia, todas vindas de repatriação e mais de 3.400 curados da doença. O lockdown é um dos ingredientes da receita de sucesso, junto com a quarentena severa de quem chega e vários outros ingredientes da cultura asiática.

Mas o que muitas pessoas não sabem é o quanto o país investe em técnicas e tecnologia para obter sucesso e evitar expor seu povo. Uma delas é a produção de robôs para a área da saúde. Os “ninja”, como são chamados, foram concebidos com o objetivo inicial de monitorar pacientes vitimas de AVC. Com a pandemia, rapidamente os redirecionaram para a luta contra o COVID-19, que já matou mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo.

Você pode se interessar por estes posts:

Receba dicas e informações sobre a Tailândia

    Tailândia produz robô para combater COVID-19

    Mais de 14 hospitais tailandeses receberam o robô gratuitamente, frutos da parceria entre a Universidade Chulalongkorn, de Bangkok e a Advance Info Service (AIS), a maior operadora de telefonia de Tailândia. O projeto tem robôs que variam de 17 a 51 mil reais, dependendo das aptidões que terá.

    Equipados com comunicação por 4G, eles tem a capacidade de detectar temperatura, monitorar pacientes, supervisionar sintomas, levar comidas e medicamentos e também fazer a higienização do ambiente, evitando a exposição não só dos médicos e enfermeiros, mas também dos profissionais de limpeza e serviços de apoio.

    A partir da utilização do Ninja, a equipe hospitalar não necessita circular a todo o momento na zona de risco, os médicos permanecem fora do quarto e fazem toda a comunicação por meio do robô, usando videoconferência. Há também robôs especializados em manter o paciente em contato com a família.

    Mas a Tailândia não é o único país a usar a tecnologia para combater o COVID-19 com robô. Pelo mundo, já são mais de 195 robôs de modelos diferentes implantados em hospitais, aeroportos, espaços públicos, escritórios e muito mais em países como China, Dubai, Estados Unidos e Hong Kong.

    O estudo da Universidade Autônoma de Barcelona e Universidade Pompeu Fabra aponta que os robôs têm sido fundamentais para manter distanciamento e isolamento devido ao alto suporte á equipe hospitalar. Nesse estudo, a Tailândia aparece no ranking dos países com maior uso de robôs implantados em terceiro lugar, com 20 unidades.

    Perdendo posição para China, que tem 56 e Estados Unidos, com 34. Em quarto lugar vem Bélgica com seus 14 espécimes, seguido de Hong Kong (13), India (10) e Holanda (5). A pandemia foi uma oportunidade de finalmente integrar tecnologia de ponta em ambientes reais.

    Leia: Quando as fronteiras da Tailândia irão abrir para Turismo?

    Robô introduzido em hospitais na Tailândia para combater o COVID-19

    Robô introduzido em hospitais na Tailândia para combater o COVID-19. Foto: Sivaram V/Reuters.

    Participe dos nossos grupos para troca de dicas e informações:

    Robôs para combater o COVID-19 na Tailândia e no mundo

    A cidade de Wuhan, na China, construiu um hospital com 20 mil leitos e robôs funcionando 24h por dia, desde o mês de fevereiro. Cobertas, medicamentos, alimentos: tudo era fornecido aos doentes por máquinas. O processo permitiu que apenas a limpeza de áreas comuns fossem realizadas por pessoas.

    Os robôs também se higienizam internamente, porém, externamente é necessário que os médicos, além da manutenção, também façam a higienização adequada.

    Já em Hong Kong, robôs trabalhavam em aeroportos. O país investiu em novos deles para desinfetar os vagões do metrô, que é um dos locais públicos com alto risco de infecção, garantindo assim a segurança dos passageiros e dos profissionais que ali circulam.

    Um outro motivo pelo qual a tecnologia foi tão importante é a sobrecarga dos profissionais da saúde. A Tailândia, bem como a maioria dos países asiáticos, mantém a preocupação de que seus profissionais não se sobrecarreguem de trabalho.

    Estudo afirma que a implantação dessa tecnologia teve um impacto muito positivo por promover o bem estar físico e psicológico de médico e paciente, tornando possível que o paciente fale com a família, tire suas dúvidas, receba orientação e tenha entretenimento. Do outro lado, os profissionais se expõem menos ao risco e sobrecarregam-se menos. Esses fatos trouxeram melhor aceitação dos robôs pelos humanos.

    Ana Luiza Varella – Viagem a Sério

    Assista esse vídeo com mais explicações de como os ninjas funcionam

    Você conhece os nossos serviços?

    Nós organizamos não só Passeios em Phi Phi mas em várias cidades da Tailândia e países do Sudeste Asiático. Veja nossos principais produtos e não deixe de ler os comentários ao final de cada página com as experiências dos nossos clientes das temporadas passadas:

    Seguro viagem para a Tailândia é essencial!

    Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo Whatsapp e a SegurosPromo, nossa parceira nacional.

    Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na
    SegurosPromo o código PPP10 para ter 10% de desconto.

    Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

    Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏

    O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro. A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

    Leia também:

    Tailândia produz robô para combater COVID-19, Passeios em Phi Phi

    Eai, o que achou do post? Esperamos ter te ajudado a planejar a sua viagem pela Tailândia. Não se esqueça de ler este blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso. Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
    Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
    Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e na Tailândia.

    Receba dicas e informações sobre a Tailândia

      Planeje sua viagem

      seguro viagem

      hotéis

      transporte pela ásia

      trabalho voluntário

      Fotos, dicas e infos.
      Segue lá:

      Vai ajudar ainda mais na sua viagem:

      Ficou alguma dúvida? Comenta aí que a gente te ajuda! 😊

      10 Comentários
      1. Marcela

        Que notícia surreal! Como eu queria que nosso Brasil fosse parecido com a Tailândia na questão COVID. Achei muito fofo o robô de máscara rsrs

        Responder
        • Victória Farina

          Sim, seria perfeito se o Brasil usasse a Tailândia com exemplo de combate ao COVID-19, Marcela!

          Responder
      2. Carla Mota

        Vamos acreditar que vai dar certo, né. Vi que também em Londres eles criaram um robot semelhante a esse da Tailândia para combater COVID-19. Torcendo aqui!

        Responder
        • Victória Farina

          Que legal saber que eles também implantaram em Londres esses robôs super inteligentes no combate ao COVID-19, Carla!

          Responder
      3. Ana Carolina

        Nossa, que máximo!!! Achei incrível esse robô monitorar os paciente e também deixá-los em contato com a família. A Tailândia realmente deu um show no combate ao covid.

        Responder
        • Victória Farina

          Sim sim, a Tailândia, como dissemos, é um exemplo a ser seguido 🙂

          Responder
      4. Murilo Pagani

        Estou impressionado com este robô que a Tailândia criou para combater o Covid-19.

        Realmente, evitar com que os profissionais da saúde fiquem tanto tempo expostos aos pacientes com o vírus, diminui bastante o grau de contágio né?!

        Exemplo a ser seguido!

        Responder
        • Victória Farina

          Com certeza, Murilo! A Tailândia e tecnologia são aliados 🙂

          Responder
      5. Debora Maraston

        Que incrível esta notícia, tecnologia sendo muito bem utilizada na Tailândia para conter o covid-19. Os robôs utilizados na Tailândia é uma grande vitoria.

        Responder
        • Victória Farina

          É mesmo, Debora! Temos muito orgulho de compartilhar essa notícia da Tailândia 🙂

          Responder
      Enviar um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Iniciar conversa
      E aí, tem alguma dúvida? Clique abaixo e vamos conversar!