Que a Tailândia sofre com o lixo gerado pelo turismo não é novidade. Há aproximadamente 6 anos atrás, o país trocou muitas de suas embalagens por folhas de bananeira, com o intuito de diminuir o consumo de plástico e, consequentemente, o de lixo não reciclável.
O governo tem planejado novas ações com o objetivo de eliminar ou diminuir drasticamente o lixo na Tailândia. Uma das ações é a eliminação de sacolas plásticas até 2022 e, posteriormente, canudos e copos do derivado do petróleo. O problema é maior do que parece quando se trata da Tailândia, pois o consumo de plástico é muito grande.
Em Bangkok, você vê as pessoas indo ao trabalho com seus cafés presos em sacolas de plástico na moto ou mão. Alterar esse costume é mexer com produtores e muita burocracia.
Você pode se interessar por estes posts:
Receba dicas e informações sobre a Tailândia
Lixo na Tailândia: números e dados sobre o país
Segundo dados do Greenpeace, há 2.490 postos de gestão de resíduos no país, mas acredita-se que não são suficientes. Não por falta de postos, mas sim, devido ao descarte incorreto.
Outra dificuldade, devido ao tamanho do país, é a fiscalização e conscientização a respeito do lixo. É muito comum ver pessoas descartando na água ou no chão.
Já no mar, dezenas de animais morrem todos os anos por consumo de plástico descartado nos oceanos. A Tailândia é o sexto país que mais descarta plástico no mar, depois da China, Indonésia, Filipinas, Vietnã e Sri Lanka. São 2 milhões de toneladas de resíduos plásticos no mar por ano.
Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏
O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.
A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.
Lixo na Tailândia: veja como o Governo agiu
A lei tailandesa diz que qualquer pessoa que poluir, deixar lixo ou sujar um Parque Nacional poderá ser multado em até 500 mil baht, o que seria o equivalente a 87 mil reais e preso por aproximadamente 5 anos. Danificar ambientes naturais é crime.
E, quando se trata do turismo, os números sobem espantosamente. É o caso do Parque Nacional de Khao Yai, um dos destinos turísticos de aventura mais famosos pelo trekking e acampamento. Aberto atualmente, os funcionários do parque, entre os dias 12 e 13 de Setembro, encontraram uma grande quantidade de lixo por lá.
Um grupo em específico deixou restos de comida, sacos de aperitivos, garrafas plásticas e de vidro, latas entre outros. Além de contaminar a natureza, é perigoso para os animais que vivem no ambiente, que podem tentar digerir esses resíduos. Isso sem falar nas pessoas que podem se machucar se pisarem numa garrafa de vidro quebrada. É risco para todos.
Os turistas foram identificados devido ao rígido controle do parque, que solicita registro dos visitantes para poder alugar uma tenda ou acampar e, por isso, foi possível rastreá-los. O lixo estava todo ao redor do local onde pernoitaram. Há lixeiras nessas regiões que nem sequer foram utilizadas.
O Ministério do Meio Ambiente foi acionado e, rapidamente o Ministro, Varawut Silpa-archa, de 47 anos, agiu de uma maneira um pouco inusitada: solicitou a coleta do lixo, preparou uma advertência e enviou o lixo pelo correio, dentro de uma caixa, para os turistas responsáveis pela sujeira. A nota da advertência dizia:
A polícia também foi notificada e será aplicada multa de acordo com a Lei. Em sua rede social, o ministro postou uma foto e se pronunciou: “O lixo que os turistas deixarem no parque agora será embalado em caixas e enviado de volta ao proprietário. Jogar lixo no parque é um crime. Mantenha-o limpo, salve o meio ambiente, porque a partir de agora, tomaremos as medidas cabíveis”.
Uma bela lição, não?
Ana Luiza Varella – Viagem a Sério
Seguro viagem para a Tailândia é essencial!
Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo Whatsapp e a SegurosPromo, nossa parceira nacional.
Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na
SegurosPromo o código PPP10 para ter 10% de desconto.
Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!
Leia também:
- Os 6 melhores hotéis de Koh Phi Phi, na Tailândia
- Muay thai na Tailândia: curiosidades e história do boxe tailandês
- Entrevista com brasileiro que ganhou luta de muay thai na Tailândia
- Como ir de Bangkok a Phi Phi: Horário de ferry e distância
Você conhece os nossos serviços?
Nós organizamos não só Passeios em Phi Phi mas em várias cidades da Tailândia e países do Sudeste Asiático. Veja nossos principais tours e não deixe de ler os comentários ao final de cada página com as experiências dos nossos clientes:
- One day trip, o melhor passeio de barco em Phi Phi
- Passeios em Phi Phi (Mergulho, Longtail boat, lancha privativa e fotógrafo)
- Passeios em Krabi (4 Islands tour, Hong Island Tour, entre outros)
- Passeios em Phuket (James Bond Island, Racha e Coral Islands, City tour, Similan Islands, entre outros)
- Passeios em Bangkok e Chiang Mai
- Passeios em outros países da Ásia (Indonésia, Camboja, Singapura e mais)
E aí, o que achou do post sobre lixo na Tailândia? Esperamos ter te ajudado a planejar a sua viagem. Não se esqueça de ler o nosso blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso. Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e outras cidades.
Receba dicas gerais e informações da Tailândia
ótimas noticias sobre o Lixo na Tailândia, já era a hora rs… quando fui a PhiPhi fiquei triste com tanto lixo na ilha e no mar.
Sim, essas ilhas mais turísticas da Tailândia são cheias de lixo e mesmo assim são maravilhosas e por isso as pessoas não ligam tanto, infelizmente 🙁
Legal saber que existe essa preocupação com o Meio Ambiente e, sobretudo, regras e multas para descarte inadequado de lixo na Tailândia! O turismo consciente é algo que todos nós, que gostamos de viajar, devemos praticar. Bom post!
Verdade, Michele! Mas na verdade a conscientização é algo bem atual para os tailandeses que, em sua grande maioria, só descartam lixo e não se preocupam com a preservação. Esse é um grande passo rumo ao sucesso 🙂
Não tinha parado para pensar no problema do lixo e do plástico na Tailândia, mas é óbvio que o problema aumenta conforme vai aumentando o número de turistas também. Muito bom saber que estão tomando atitudes para melhorar a situação do lixo por lá – nosso planeta definitivamente está à beira de um colapso…
Com certeza está, Fernanda! Estamos vivendo em meio ao lixo e temos que fazer algo em relação a isso, ne 🙂 sorte que a Tailândia está começando!
Demorou para o governo agir em relação ao lixo da Tailândia. Espero que as multas realmente sejam aplicadas, porque da última vez que estive no país fiquei bem chocada com a quantidade de lixo deixada tanto pelos turistas como pelos próprios moradores. Uma pena estragarem lugares tão paradisíacos.
Que bom que concorda com a gente e que o lixo na Tailândia é um problemão, Fernanda!
Realmente inusitada o envio dos lixos aos turistas. Isso deveria ser uma prática. Detalhe que o correio ia ficar sobrecarregado.
Quando visitei a Tailândia fiquei chocada com a quantidade de lixo que vem do mar e acaba sendo jogado em praias paradisíacas.
Sim, infelizmente esse é um problema da Tailândia e seria uma solução para conscientizar os turistas sujinhos.