Início » Curiosidades sobre a Tailândia » Cobras na Tailândia: tudo sobre a infestação desses animais no país

Cobras na Tailândia: tudo sobre a infestação desses animais no país

Atualizado em: 01/10/2020

Por: Victória

Estamos entrando no mês de Outubro e, em comemoração ao mês do Halloween, decidimos contar para vocês algumas curiosidades obscuras sobre a Tailândia. (Auuuuuuuuuuuuuuuu! Imagine um lobo uivando bem alto para te dar arrepios).

Nós sempre escrevemos aqui no blog como a Tailândia é linda, tem uma cultura apaixonante e um povo super gentil e educado mas, nessa sessão de comemoração ao mês das bruxas, vamos contar segredos que você jamais imaginou ou nunca pensou quando estava viajando ou planejando a sua viagem pelo país.

Neste post aqui vamos falar sobre a presença de COBRAS na Tailândia e como isso é caso de notícia global.

ATENÇÃO: Tem medo de cobras? Eu também e saiba que, nos mais de três anos morando na Tailândia, não vi nem uminha (só para te deixar mais tranquila). Estamos escrevendo esse post como curiosidade para você que está planejando a sua viagem para o país conhecer um pouco mais sobre esse lugar incrível do mundo e esperamos que entenda que todo país tem seu lado negativo, inclusive a (quase) perfeita Tailândia.

Você pode se interessar por estes posts:

Receba dicas e informações sobre a Tailândia

    Uma história de terror sobre cobras na Tailândia

    Não tem momento mais oportuno do que a comemoração do mês das bruxas para soltar uma curiosidade tão sombria e agonizante. Só de PENSAR e ESCREVER esse post já dá coceira e aflição.

    Com tantas belezas naturais na Tailândia nós geralmente não ouvimos falar desse lado obscuro do país, mas fique sabendo que sim, existem cobras na Tailândia e a quantidade chega a assustar.

    No ano de 2012 foram feitas 10.492 ligações de moradores da Tailândia para o Departamento de Bombeiros de Bangkok com o pedido de remoção de cobra. E esses números não param de crescer!!

    Em 2017 foram 31.801 CHAMADAS para o mesmo problema! Este foi um aumento de 300% no número de chamadas em apenas 5 anos. Alarmante, não? Agora imagina se a gente te contar que o Aeroporto Suvarnabhumi, o maior do país, foi construído EM CIMA de um pântano INFESTADO de cobras?

    Deu arrepio de pensar em você caminhando por esse aeroporto? Fica tranquila (o) que esses animaizinhos não aparecem com tanta frequência. A administração do aeroporto garante que tem estrutura suficiente para deixar as cobras bem longe de seu território mas, as vezes, esses seres tão flexíveis, conseguem achar brechas.

    Uma das notícias mais agonizantes que vai ver hoje é essa aqui (sorte que você não consegue entender tailandês AINDA, né?):

    Leia quando as fronteiras da Tailândia irão abrir para turismo?

    Cobras em Aeroporto Internacional de Bangkok na Tailândia.

    Cobra é encontrada na área de despache de bagagens do Suvarnabhumi Airport. Foto: Travel Pulse

    Casos verídicos de cobras na Tailândia

    Se a foto da cobra no aeroporto te assustou imagina ver um bichinho desses saindo da PRIVADA da sua casa. Foi o que aconteceu com uma tailandesa em Bangkok em 2017 e vem se tornando cada vez mais comum em pontos diferentes da capital da Tailândia.

    Um caso surpreendente foi de um adolescente que quase perdeu seu genital se protegendo da cobra que o atacou enquanto estava fazendo xixi em sua casa.

    Cobra saindo de privada na Tailândia.

    Surpresinha que o tailandês encontrou no banheiro de casa. Foto: SLATE.

    Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏

    O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.

    A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

    Calma! Entenda um pouco sobre as cobras na Tailândia e o porque que você provavelmente não irá ver nenhuma delas em sua viagem pelo país

    Não vamos ficar entrando em muitos detalhes aqui mas, se procurar, vai achar MUITA informação e vídeos HORRÍVEIS sobre cobras na Tailândia. Queremos, agora, te tranquilizar e deixar claro que essas cenas são muito difíceis de acontecer, principalmente em seu quarto de hotel. Não é em qualquer momento do ano que você encontra esses seres gosmentos serpenteando por aí, e vamos explicar o porque a seguir:

    A Tailândia é um país tropical com um clima agradável na maior parte do tempo. O clima e turismo do país é facilmente dividido em temporada alta, de calor e baixa, de chuvas. Como já deve ter lido e relido em diversos blogs e guias de viagem sobre a Tailândia, a melhor época para visitar o país é de Novembro a Abril, quando o clima é quente e há menor chance de chuvas.

    Se quiser mais detalhes leia nosso post específico contando TUDO sobre melhores meses para viajar à Tailândia.

    Durante a chamada alta temporada, a época quente no país, as cobras geralmente se escondem e ficam quietinhas enquanto milhares de turistas aproveitam as paisagens deslumbrantes da Tailândia.

    Nos meses de Maio a Outubro o país enfrenta a sofrida rainy season, a temporada de chuvas que acontece praticamente em todo o país. A chuva é INTENSA nesse período e é quando o turismo se acalma. Menos turistas chegam para visitar e apreciar suas lindas praias paradisíacas, e este é o melhor momento para as nossas amiguinhas aparecerem.

    Com a chuva também há enchentes e, os esconderijos das cobras são “descobertos” pela água. A partir daí você consegue imaginar o porque é durante a TEMPORADA DE CHUVAS que as cobras mais aparecem.

    Você sabia que temos passeios incríveis na Tailândia?
    Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos.
    Os principais são o One Day Trip, passeio de lancha compartilhada com guia brasileiro e reserva de longtail boat privativo.
    Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai.
    Ah, e se estiver fazendo um mochilão pela Ásia, temos parceiros na Indonésia e Camboja.

    Praia paradisíaca em Krabi na Tailândia.

    Acha que viajar pela Tailândia é sempre assim, com sol e esse marzão verde piscina? Durante a baixa temporada o cenário muda totalmente. Foto: @passeiosemphiphi

    Mesmo você não tendo a “sorte” de encontrar uma cobra em sua viagem saiba que seguro viagem é essencial!

    Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo WhatsApp e a Seguros Promo, nossa parceira nacional.

    Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na
    Seguros Promo o código PPP10 para ter 10% de desconto.
    Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

    Fatos interessantesssssssssssss….

    Mas porque o número de cobras está cada vez mais alto?

    Uma das principais razões apontadas por esse crescimento IMENSO de cobras na Tailândia, principalmente em Bangkok, é o sistema falho de coleta e tratamento do lixo. Com mais lixo “disponível” existem mais ratos, que são o alimento preferido das snakessssssss (cobras).
    Em Bangkok, por ser uma cidade grande, existem menos predadores para os roedores, que passam a alimentar as serpentes e ajudar na reprodução acelerada das espécies de cobra.
    As cobras, além de geralmente não atacarem os humanos se não forem ameaçadas, também podem ser benéficas a vivência dos tailandeses, já que elas comem os roedores, animais bastante sujos e causadores de doenças.

    Leia:
    Cores na Tailândia: uma cor de roupa para cada dia da semana
    Muay thai na Tailândia: curiosidades e história do boxe tailandês

    As cobras como um amuleto de sorte na Tailândia

    Outra informação super interessante é que as cobras, para algumas culturas, também podem ser consideradas animais de sorte. Na Tailândia e Sudeste Asiático em geral você encontra estátuas de cobras espalhadas em templos budistas e, além disso, existem pessoas que BEBEM o sangue desses animais em busca de virilidade.
    Você pode ler MUITAS outras curiosidades super interessantes sobre as cobras da Tailândia neste artigo (em inglês).
    Cobras sendo adoradas na Tailândia.

    Senhor tailandês diz que, quando vê uma cobra, a saluda e pensa que é sorte. Foto: SCMP.

    Outras curiosidadessssssss sobre as cobras na Tailândia:

    Mas, porque as cobras são encontradas dentro das PRIVADAS?

    A resposta é simples: elas gostam de água, que as refresca do calor intenso da Tailândia, mesmo durante a época de chuvas. Com a falta de lagos e rios além do Chao Praya, na capital, elas se interessam cada vez mais pelos toilletes alheios.

    Grupo de Whatsapp para proteção das cobras no país

    Para evitar a morte desnecessária de espécies que podem estar em extinção, um biólogo tailandês chamado Nonn Panitvong ajudou a criar um grupo no Line (aplicativo estilo Whatsapp usado pelos tailandeses) chamado “Cobra em casa”.
    Os moradores que encontrarem uma cobra podem tirar foto e enviar nesse grupo e, depois de instantes, recebem informações sobre a espécie da cobra e se ela é venenosa ou não.
    Mergulho em Phi Phi instrutores brasileiros

    Só pra lembrar que existem bichinhos parecidos com as cobras no mar também. MUAhahahaha (risada maléfica de comemoração ao dia das bruxas). Foto: @passeiosemphiphi

    Participe dos nossos grupos para troca de dicas e informações:

    Um pouquinho mais de curiosidades sobre as cobras na Tailândia:

    As espécies de cobra mais comuns no país são: Reticulatus Python, Burmese Python, Oriental Whip snakes, Golden Tree Snake, Copperheaded Racer, Laotian Wolf Snake, Indochinese Rat Snake, Checkered Keelback entre outras que você pode ver neste site. Se tem medo, como eu, sugiro não clicar nesse site, já que as fotos são BEM detalhadas e chega a dar arrepio só de lembrar.
    Já o Thai National Parks, fundação que organiza e coordena os parques nacionais no país, é ainda mais específico (sem as fotos, UFA) e dá o nome de mais que DUZENTAS E VINTE E NOVE espécies de cobras que podem ser encontradas na Tailândia.
    Um alerta que não podemos deixar de dar aqui é o seguinte: POR FAVOR, de jeito e maneira alguma ajude no turismo com animais. Existem DIVERSOS parques e até uma Vila de Cobras em Bangkok que usam os animais como entretenimento e nós somos totalmente contra essa atrocidade.
    Cobras na Tailândia sendo levadas a um ambiente seguro.

    Cobras que foram capturadas sendo levadas para um ambiente seguro. Foto: NY Times.

    Encerrando esse possssssssssssst horrível e arrepiante:

    Não estou conseguindo mais me concentrar de tanta informação MALUCA que estamos mostrando para vocês. Sou só eu ou você também está sentindo uma coceirinha no pé? A cada ventinho que encosta no meu corpo é um susto diferente e a sensação é que algo de ruim vai acontecer nos próximos minutos.
    MAS RELAAAAAXA, você está no Brasil, bem bem longe da Tailândia (felizmente ou infelizmente, depende do seu ponto de vista hahahaa). Esperamos que tenham curtido esse post com curiosidades obscuras da Tailândia e que isso, de jeito e maneira alguma, te faça desistir de visitar esse país tão maravilhoso e interessante.

    Atualização arrepiante: tailandês se depara com uma cobra de quase 2 metros de comprimento em sua moto, em movimento e grava a cena (desligue o som se não quiser ouvir os gritos de desespero!!):

    Você sabia que temos passeios incríveis na Tailândia?

    Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos. Os principais são o One Day Trip, passeio de lancha compartilhada com guia brasileiro e reserva de longtail boat privativo.

    Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai.
    Ah, e se estiver fazendo um mochião pela Ásia, temos parceiros na Indonésia e Camboja!

    Leia também:

    Cobras na Tailândia: tudo sobre a infestação desses animais no país, Passeios em Phi Phi

    Esperamos que tenha curtido esse post com os dark sides da Tailândia e na semana que vem teremos outro bem polêmico. Não se esqueça de ler este blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso. Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
    Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
    Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e na Tailândia.

    Receba dicas e informações sobre a Tailândia

      Planeje sua viagem

      seguro viagem

      hotéis

      transporte pela ásia

      trabalho voluntário

      Fotos, dicas e infos.
      Segue lá:

      Vai ajudar ainda mais na sua viagem:

      Ficou alguma dúvida? Comenta aí que a gente te ajuda! 😊

      21 Comentários
      1. Ruthia Portelinha

        Adorei o tema para a época do Halloween, mas caramba, é muita cobra. Felizmente não teve nenhum encontro inesperado com uma cobra na Tailândia. Se acontecesse comigo, ia morrer de susto.

        Responder
      2. Carla Mota

        Medo! Desteto cobras! 😀 Essas cobras na Tailândia me deixaram bem assustada mas confesso que agora já aprendi imenso sobre elas.

        Responder
        • Victória Farina

          Eu também detesto cobras e, escrever esse texto, me deixou com aflição DEMAIS hahaah Sorte que nunca vi cobra na Tailândia nos diversos anos que moramos no país 🙂

          Responder
          • Emilayne

            Vou pra Tailândia em Novembro ,eu tenho pavorrrr de lagartixa ,tem muitas na Tailândia??

            Responder
            • Passeios Em Phi Phi

              Oi Emilayne! Estamos torcendo para que até novembro, a reabertura da Tailândia seja de forma completa e todos possam viajar! Sobre lagartixas, sim, existem bastante, mas elas são bem tranquilas!

              Mas não querendo te assustar, mas te preparar, é bom você dar uma olhada num bichinho chamado Gecko, ele é da família das lagartixas e nas ilhas são bem comuns! Eles fazem um barulho em específico, que parece até que estão falando o próprio nome “geckoooo”! hahaha

              Mas não se preocupe, sua viagem para Tailândia tem tudo para ser incrível! Aproveite!

              Responder
      3. Paula

        É bem impressivo, claro mas realmente são casos que não são comuns, mas impressiona, né?

        Responder
        • Victória Farina

          Totalmente impressionante essa notícia da Tailândia, ne Paula?

          Responder
        • Tati Motta

          Fiquei imaginando uma cobra saindo daqueles vasos sanitários que tem que agachar para fazer as necessidades OMG.

          Responder
      4. Danielle

        Gentem! uma cobra saindo da privada!! ..kkk.. que bizarro!
        Fico imaginando como essa cobra passou pelo esgoto da casa até chegar na privada. Caramba!
        Por que está tendo tantas manifestações de cobras na cidade? Saberia dizer?

        Responder
        • Victória Farina

          Sim Sim, na parte de curiosidades nós contamos que elas estão perdendo o seu habitat para as construções e, com isso, elas estão “invadindo” as cidades. Mas ai tem um dilema: elas que estão invadindo ou nós humanos que estamos?

          Responder
      5. Passeios Em Phi Phi

        AHHHHHHHHHHHHH!!! MEEEU DEUSSSSSSS!!! Hahahaha sensacional, mesmo que dê medo, é sempre bom ter informações diferentes sobre o país, mesmo que o assunto seja cobras na Tailândia hahaha

        Responder
      6. Luciana Rodrigues

        Que loucuraaaa. No entando não fez passar a minha enorme vontade de conhecer a Tailandia. Só ficarei sempre de olhos bem abertos kkkkk

        Responder
        • Passeios Em Phi Phi

          Hahahaha simmm, é tranquilo! Dependendo da época e região é bom ficar de olho mesmo, mas a temporada de cobras na Tailândia geralmente não é a mesma dos turistas hahaha UFFAAA!

          Responder
      7. Murilo Pagani

        Eu estou absolutamente chocado com isso!

        Nunca tinha escutado sobre estes casos de cobras na Tailândia, mas ainda bem que você já me tranquilizou que não é tãooo comum vê-las durante a viagem! De qualquer forma, já vou mais preparado caso alguma cruze meu roteiro! hahaha

        Obrigado!

        Responder
        • Victória Farina

          Você entendeu o meu pânico, Murilo? hahahaha Cobras são um dos únicos animais que eu NIGUÉM QUER encontrar na viagem para a Tailândia hahaha

          Responder
      8. Marcela

        Gente, pode falar o que for, mas depois dessa informação eu não vou pra Tailândia em outubro de jeito nenhum kkkkk. Tenho pavor de cobra, mesmo sem nunca ter visto uma na vida

        Responder
        • Victória Farina

          Não faça isso Marcella!!! Eu deixei bem claro desde o começo que MORAMOS no país por anos e até em Bangkok, lugar mais afetado e NUNCA vimos nenhuma. Relaxa e vai visitar esse paraíso, CONFIA EM MIM!

          Responder
      9. Debora Maraston

        Fiquei toda arrepiada com este post, eu detesto cobrasssss. Eu quando estive na Tailândia eu ainda bem não vi nenhuma, ufaaaa. Adorei as curiosidades sobre as cobras.

        Responder
        • Victória Farina

          Que bom que não viu nenhuma cobra em sua viagem pela Tailândia, Debora! Post de curiosidades de arrepiar, ne?

          Responder
      Enviar um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Iniciar conversa
      E aí, tem alguma dúvida? Clique abaixo e vamos conversar!