Que a Tailândia sofre com o lixo gerado pelo turismo não é novidade. Há aproximadamente 6 anos atrás, o país trocou muitas de suas embalagens por folhas de bananeira, com o intuito de diminuir o consumo de plástico e, consequentemente, o de lixo não reciclável.

O governo tem planejado novas ações com o objetivo de eliminar ou diminuir drasticamente o lixo na Tailândia. Uma das ações é a eliminação de sacolas plásticas até 2022 e, posteriormente, canudos e copos do derivado do petróleo. O problema é maior do que parece quando se trata da Tailândia, pois o consumo de plástico é muito grande. Em Bangkok, você vê as pessoas indo ao trabalho com seus cafés presos em sacolas de plástico na moto ou mão. Alterar esse costume é mexer com produtores e muita burocracia.

Receba dicas e informações sobre a Tailândia

Lixo na Tailândia: números e dados sobre o país

Segundo dados do Greenpeace, há 2.490 postos de gestão de resíduos no país, mas acredita-se que não são suficientes. Não por falta de postos, mas sim, devido ao descarte incorreto. Outra dificuldade, devido ao tamanho do país, é a fiscalização e conscientização a respeito do lixo. É muito comum ver pessoas descartando na água ou no chão.

Já no mar, dezenas de animais morrem todos os anos por consumo de plástico descartado nos oceanos. A Tailândia é o sexto país que mais descarta plástico no mar, depois da China, Indonésia, Filipinas, Vietnã e Sri Lanka. São 2 milhões de toneladas de resíduos plásticos no mar por ano.

Lixo na Tailândia

Presente que os turistas receberam do Governo da Tailândia. Foto: The Thaiger

Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏

O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.

A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

Lixo na Tailândia: veja como o Governo agiu

A lei tailandesa diz que qualquer pessoa que poluir, deixar lixo ou sujar um Parque Nacional poderá ser multado em até 500 mil baht, o que seria o equivalente a 87 mil reais e preso por aproximadamente 5 anos. Danificar ambientes naturais é crime.

E, quando se trata do turismo, os números sobem espantosamente. É o caso do Parque Nacional de Khao Yai, um dos destinos turísticos de aventura mais famosos pelo trekking e acampamento. Aberto atualmente, os funcionários do parque, entre os dias 12 e 13 de Setembro, encontraram uma grande quantidade de lixo por lá. Um grupo em específico deixou restos de comida, sacos de aperitivos, garrafas plásticas e de vidro, latas entre outros. Além de contaminar a natureza, é perigoso para os animais que vivem no ambiente, que podem tentar digerir esses resíduos. Isso sem falar nas pessoas que podem se machucar se pisarem numa garrafa de vidro quebrada. É risco para todos.

Os turistas foram identificados devido ao rígido controle do parque, que solicita registro dos visitantes para poder alugar uma tenda ou acampar e, por isso, foi possível rastreá-los. O lixo estava todo ao redor do local onde pernoitaram. Há lixeiras nessas regiões que nem sequer foram utilizadas.

O Ministério do Meio Ambiente foi acionado e, rapidamente o Ministro, Varawut Silpa-archa, de 47 anos, agiu de uma maneira um pouco inusitada: solicitou a coleta do lixo, preparou uma advertência e enviou o lixo pelo correio, dentro de uma caixa, para os turistas responsáveis pela sujeira. A nota da advertência dizia:

“Coletamos o seu lixo, colocamos em uma caixa de papelão e o enviamos para sua casa. Isso deve ser uma lição para você, para nunca mais jogar lixo em qualquer lugar”.

A polícia também foi notificada e será aplicada multa de acordo com a Lei. Em sua rede social, o ministro postou uma foto e se pronunciou: “O lixo que os turistas deixarem no parque agora será embalado em caixas e enviado de volta ao proprietário. Jogar lixo no parque é um crime. Mantenha-o limpo, salve o meio ambiente, porque a partir de agora, tomaremos as medidas cabíveis”.

Uma bela lição, não?

Ana Luiza Varella – Viagem a Sério

Participe dos nossos grupos para troca de dicas e informações:

Você conhece os nossos serviços?

Nós organizamos não só Passeios em Phi Phi mas em várias cidades da Tailândia e países do Sudeste Asiático. Veja nossos principais produtos e não deixe de ler os comentários ao final de cada página com as experiências dos nossos clientes das temporadas passadas:

Seguro viagem para a Tailândia é essencial!

Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo Whatsapp e a SegurosPromo, nossa parceira nacional.

Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na
SegurosPromo o código PPP10 para ter 10% de desconto.
Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

Eai, o que achou do post sobre lixo na Tailândia? Esperamos ter te ajudado a planejar a sua viagem pela Tailândia. Não se esqueça de ler este blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso. Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e na Tailândia.

Imagem destacada: Catherine Sheila/Pexels.

Receba dicas e informações sobre a Tailândia

Iniciar conversa
E aí, tem alguma dúvida? Clique abaixo e vamos conversar!