Protestos na Tailândia: saiba tudo sobre o que está acontecendo no país
Desde Fevereiro deste ano estão ocorrendo protestos na Tailândia. Os tailandeses tem usado um pouco mais de atitude popular para solicitar ações governamentais que os agradem. O país, que vive uma monarquia constitucional, tem enfrentado protestos pedindo a saída do primeiro ministro Prayut Chan-o-cha.
Com a pandemia, moradores entraram em quarentena e as ruas só voltaram a ganhar voz no dia 20 de Julho, quando jovens se reuniram novamente em cidades como Ubon Ratchathani e Chiang Mai, ambos no Norte da Tailândia.
Você pode se interessar por estes posts:
Receba dicas e informações sobre a Tailândia
Protestos na Tailândia: notícias além do turismo no país
No portão Ta Phae gate, em Chiang Mai, os protestantes se reuniram em grande quantidade, fazendo uma saudação com 3 dedos e exibindo cartazes solicitando a saída de Prayut e seu governo, que está presente desde 2014 e é defensor ferrenho da monarquia. O protesto também pedia nova constituição e dissolução da casa.
A policia estava acompanhando e pedia para que terminassem a manifestação, a fim de preservar o Decreto de Emergência imposto pelo governo tailandês devido a pandemia do corona vírus. Já em Ubon, estudantes universitários e de ensino médio se reuniram pedindo renúncia do governo.
Ambos os protestos foram pacíficos e ocorreram um dia depois da manifestação em Bangkok, no monumento à democracia, realizado pelo grupo Juventude Livre e pela União dos Estudantes da Tailândia. Este protesto em Bangkok juntou centenas de manifestantes e terminou antes da meia noite.
Notícias da Tailândia:
Já no dia 28 de julho, os manifestantes se reuniram novamente para falar de democracia e, em conversa com veículos de mídia, se recusaram a fornecer seus dados por medo de represálias.
No dia 30 os manifestantes se reuniram em Bangkok, capital da Tailândia, e lavaram pratos, simbolicamente, para expressar descontentamento com os dois padrões do governo.
Manifestantes alegam que a população tem leis rígidas, enquanto pessoas ligadas ao poder são tratadas com regalias.
Protestos na Tailândia: pedido de respeito aos LGBT
No dia 27 de julho também houve protesto dos jovens pedindo por respeito aos LGBT. A manifestação tem como objetivo alterar o projeto de lei recém chegado que permite a união civil, mas não dá ao cônjuge direitos financeiros em caso de morte ou falecimento do parceiro.
São mais de 4 milhões na Tailândia se identificando como LGBT. Os protestos não se cessarão até que se crie uma lei justa de igualdade no casamento. Aparentemente, os protestos na Tailândia não vão parar tão cedo.
Saiba que cor vestir dependendo do dia da semana em seu passeio na Tailândia. Assim, você chama a sorte e não chove no dia! Essa é uma curiosidade que poucos sabem sobre a cultura do país
ATUALIZAÇÃO AGOSTO/21:
O país ainda está enfrentando protestos por parte de seus moradores. Agora, os tailandeses estão exigindo vacina, melhores condições e, como sempre, uma reforma nas regras da monarquia.
A polícia está agindo com violência e está, além de agredindo os manifestantes, também prendendo muitos deles. Atualmente, as principais reivindicações dos protestantes são a respeito da falta de vacina e má administração do primeiro ministro Prayuth Chan-och. Os protestos estão acontecendo principalmente em Bangkok, a capital do país, e reúne cerca de 1 mil pessoas por dia.
Houve, além disso, um protesto a respeito das medidas adotadas para a prevenção do coronavírus. Lady boys e profissionais do sexo e beleza do país, protestaram colocando bikinis e fantasias pendurados na casa do Governo em Bangkok.
Os protestantes tailandeses estão sendo atacados até por seus conterrâneos. Na última semana de junho, foi descoberto alguns mapas no Google Maps que mostravam a moradia, foto e dados de mais de 500 protestantes. Isso foi feito por ativistas pró monarquia para intimidar os “contra-lei”.
O Google desativou a visualização dos mapas, que tinham mais de 350 mil visualizações.
ATUALIZAÇÃO MAIO/21:
Os tailandeses continuam indignados com a gestão do governo. Por isso, mais de 800 mil protestantes se uniram em um grupo de Facebook chamado SAIA DA TAILÂNDIA.
Esse grupo está servindo de ajuda para os tailandeses que pretendem sair do país em busca de melhores condições de vida e direitos atendidos, além de estarem cansados da corrupção e maneira que o governo tailandês está lidando com as situações atuais. A demora na vacinação e a terceira onda de covid-19 no país é um dos principais motivos da revolta.
ATUALIZAÇÃO MAR/21:
Os protestos continuam acontecendo com a polícia e governo respondendo com violência e ativando leis contra os protestantes. As ações, que estão cada vez mais violentas, cessaram para os feriados de fim de ano mas foram retomadas no início de 2021.
Assista um vídeo SUPER interessante sobre o simbolismo dos protestos aqui (em inglês):
Ana Luiza S. Varella – Viagem a Sério
Você sabia que temos os melhores passeios da Tailândia?
Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos. Os principais são:
- O One Day Trip, passeio de lancha compartilhada com guia brasileiro e
- Reserva de longtail boat privativo.
Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai.
Ah, e se estiver fazendo um mochião pela Ásia, temos parceiros na Indonésia e Camboja!
Seguro viagem para a Tailândia é essencial!
Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo Whatsapp e a SegurosPromo, nossa parceira nacional.
Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na
SegurosPromo o código PPP10 para ter 10% de desconto.
Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!
Leia também:
- Os 6 melhores hotéis de Koh Phi Phi, na Tailândia
- Ilhas de Koh Phi Phi: um pouco sobre cada ilha
- Como ir de Bangkok a Phi Phi: Horário de ferry e distância
Eai, o que achou desta notícia da Tailândia? Não deixe de ler nosso blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso. Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e na Tailândia.
Receba dicas e informações sobre a Tailândia
Torcendo para que os protestos na Tailândia possam acarretar em mudanças efetivas e democráticas para a população. Não tinha ouvido falar muito sobre esses protestos e achei incrível a iniciativa de vocês nos trazerem as informações.
Que bom que curtiu nossas notícias da Tailândia, Juliana!
Espero que esses protestos na Tailândia tragam mudanças significativas para o país. Triste saber que não há tratamento igualitário para aplicação das leis. Na torcida pelos resultados e para que as manifestações continuem pacíficas.
Sim, também estamos torcendo para as próximas notícias sobre a Tailândia sejam mais animadoras!
É sempre bom ficar por dentro dos fatos e acontecimentos dos países, no caso da Tailândia eu realmente desconheço totalmente como anda a situação em relação a politica e também sobre o que o povo sente.
Pode me explicar o que significa esse simbolo com 3 dedos?
Obrigado, abraços!
Com certeza é ótimo saber o que está acontecendo na Tailândia antes de ir viajar, não é Itamar?
O símbolo de 3 dedos é referente ao filme e livro Jogos Vorazes que também remete a uma revolução no modo de pensamento e ação das pessoas.
Obrigada pelas informações sobre os protestos na Tailândia! É sempre bom a gente se atualizar sobre o que está ocorrendo em um país antes de viajar!
Com certeza, Marina! A política do país que irá viajar influencia bastante o seu aproveitamento 🙂 Feliz de ter curtido as notícias da Tailândia.
Acho justo a população se manifestar – de modo pacífico – em qualquer lugar do mundo, sempre que se sentir injustiçada ou necessitada de ações que possam impactar positivamente suas vidas. Que os protestos na Tailândia resultem em resultados positivos para o povo.
Desejamos o mesmo, Ana! Obrigada pelo comentário a respeito dos protestos na Tailândia 🙂
Achei muito interessante vocês colocarem notícias atuais da Tailândia. Referente aos protestos no país, aqui não tivemos nos principais jornais nem uma linha… Me interesso muito por este paraíso que se chama Tailândia…
Que bom que você se interessa sobre a situação política da Tailândia, Debora! Fica ligada aqui que daremos diversas notícias sobre a Tailândia 🙂
Precisa aprofundar mais a apuração dos fatos, Quais os motivos pelos quais a população está descontente com o então primeiro ministro?
Oi Sharllon, obrigado pelo comentário.
O motivo está explicado na parte do dia 30/07, quando diz: “…para expressar descontentamento com os dois padrões do governo. Manifestantes alegam que a população tem leis rígidas, enquanto pessoas ligadas ao poder são tratadas com regalias.”
Fique ligado nas próximas notícias! 🙂