Início » Curiosidades sobre a Tailândia » Curiosidades sobre as cores na Tailândia: uma cor de roupa para cada dia da semana

Curiosidades sobre as cores na Tailândia: uma cor de roupa para cada dia da semana

Last updated Jun 29, 2021 | Published on Sep 3, 2020

Por: Victória

Em nossas idas e vindas pela Tailândia sempre ficávamos sabendo sobre curiosidades interessantes sobre o país. Com cultura tão diferente, muitos dos costumes e curiosidades tem ver com as cores na Tailândia. O país, como você vai ver neste post, gira em torno de uma tabela de cores que dita o que os tailandeses irão vestir a cada dia da semana.

Convidamos os queridos Julia e Fernando (do Instagram @pralaepraca_) para contar um pouco mais sobre esse tema curioso. Veja um pouco sobre a história deles ao final do post e não deixe de ver as fotos lindas e dicas úteis que eles tem no Instagram. Passamos a palavra a eles:

Você pode se interessar por estes posts:

Receba dicas e informações sobre a Tailândia

    Curiosidades sobre as cores na Tailândia:

    “Às quartas vestimos verde, por que rosa dá azar”. Não, a frase não está errada! Aqui na Tailândia, usar rosa na quarta é azar na certa. Então, a famosa frase do filme “Meninas Malvadas”, não funciona por aqui.

    A Tailândia tem tradições bem diferentes e, uma delas, é que existe uma cor “certa” para cada dia da semana. De acordo com essa crença, usando a cor do dia, você vai atrair sorte, mas se usar a cor errada, vai atrair azar. Então, se você acredita em superstições, se liga na tabela abaixo para quando vier a Tailândia, não atrair nada que não deseje. Essa é uma tabela para saber qual cor certa para cada dia da semana:

    Cores da semana para dar sorte na Tailândia

    Saiba como está a situação da Tailândia atualmente em nosso PORTAL DE NOTÍCIAS DA TAILÂNDIA.

    O porquê das cores para cada dia da semana

    Aproximadamente 95% da população da Tailândia é budista. O budismo tailandês sofreu influências do budismo chinês e do hinduísmo. Por esse motivo, é bem comum encontrar templos com deuses hindus e chineses por aqui. E, também por esse motivo, que existe uma cor para cada dia.

    De maneira resumida e prática, eles acreditam que cada dia da semana tem um deus de proteção e que esse deus está ligado à um corpo celestial. Esses são deuses da mitologia hindu, porém como o budismo tailandês tem bastante influência hindu, essa tabela também é de acordo com a astrologia tailandesa. É por isso que é interessante entender sobre a representatividade das cores sob o ponto de vista histórico e religioso na Tailândia.

    As crianças aprendem esse esquema de cores na escola, mas nem sempre aprendem o porquê. Pelo menos, foi o relato que tive das minhas amigas tailandesas. Elas dizem que é costume, e eles seguem por isso, mas não sabem explicar muito a fundo em detalhes. A maioria dos tailandeses segue essa cor a risca mas, claro, que outros não.

    Veja que demais a nossa vestimenta para a formatura das crianças na escola que trabalhamos aqui na Tailândia:

    Cores na Tailândia: comemorando o Songkran, ano novo tailandês

    Casal @pralaepraca_ na formatura da escola com tema AZUL.

    Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏

    O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.

    A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

    Curiosidades da cultura tailandesa: Cores na Tailândia

    Cores da sorte

    Outro fato curioso é que é muito comum também ter uma cor oficial para eventos. Graduações, festas de fim de ano, feriados… se não for uma cor específica, vai ser um tipo de roupa para aquela festa. O Songkran por exemplo, que é o ano novo tailandês, o traje é retrô e colorido, quanto mais cores melhor!

    Em dias importantes e celebrações nacionais, sempre vai ter uma cor especial para a comemoração. No dia dos pais, por exemplo, a cor da comemoração é amarelo, porque foi nesse dia que o rei nasceu. Todas as celebrações ligadas ao rei, a cor estabelecida vai ser amarela. Já no dia do aniversário da rainha,  que é 12 de agosto, quando é celebrado o dia das mães, a cor é azul! E não é só para o dia do aniversário não, é no mês todo, se possível.

    Pela informação acima, você deve ter percebido que o rei e a rainha influenciam bastante por aqui, né? Pois é, apesar de recentemente estarem rolando manifestações contra a monarquia e ao governo de modo geral, a família real é adorada pelos tailandeses.

    Os monarcas que ditam qual será o dia das mães e dos pais, foram os anteriores aos que estão reinando agora. O rei Rama IX e a rainha Sirikit até hoje são considerados o pai a mãe da nação. Eles eram um casal muito querido pelos tailandeses e foi uma perda muito sofrida para a população, que ficou de luto por 1 ano depois de suas mortes.

    Falando nisso, a cor oficial do luto é preto, ou seja, os tailandeses usaram preto durante um ano inteiro (de outubro de 2016 ao mesmo mês em 2017). Apesar da Tailândia ter outros monarcas governando, as datas vão ficar como homenagem aos queridos monarcas anteriores.

    Cores na Tailândia: comemorando o Songkran, ano novo tailandês

    Julia e Fernando indo comemorar o Songkran com roupas retrô. Foto: @pralaepraca_

    Você sabia que temos passeios incríveis na Tailândia?
    Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos.
    Os principais são o One Day Trip, passeio de lancha compartilhada com guia brasileiro e reserva de longtail boat privativo.
    Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai.
    Ah, e se estiver fazendo um mochilão pela Ásia, temos parceiros na Indonésia e Camboja.

    Saiba mais informações sobre as cores na Tailândia: o dilema do pretinho básico

    Você deve se perguntar se rola usar aquele pretinho básico que geralmente salva a gente em qualquer situação, não é? Nem sempre! Por aqui, por exemplo, o preto não pode ser usado de jeito nenhum em casamentos!

    Preto é a cor oficial dos funerais e do luto. Se você usa preto num casamento, é como se estivesse desejando azar para os noivos, ou seja, cor proibida! E funerais aqui são grandes eventos. Você pode chamar pessoas que não conheceram o falecido para ir ao velório. Volta e meia sou convidada para funerais de desconhecidos. Nunca vou, mas se fosse, teria que vestir preto.

    A Tailândia é um país de muitas tradições (leia mais dicas gerais sobre o país). Como qualquer país, algumas tradições permanecem, umas mudam e outras são adaptadas. Hoje em dia, nem todo mundo segue o dia da semana com a cor correta, mas é possível ver que a palheta de cores predominante por aqui são as cores da tabela.

    É perceptível que o amarelo e o azul estão super presentes nos vestuários e também nas decorações de prédios do Governo. Nos eventos, a galera capricha nos looks de acordo com o tema exigido. Os mais religiosos seguem mais a risca todos esses costumes das cores na Tailândia. Os mais novos, acabam esquecendo um dia ou outro, mas quando querem ter um dia de sorte, usam a cor do dia.

    Então agora você já sabe quais as cores que têm que vir na sua mala quando você vier para a Tailândia!

    Se você está indo para Phuket não deixe de ler:

    Cores na Tailândia: até na decoração os tailandeses usam cores características.

    Até na decoração os tailandeses usam cores características. Foto: @delapraca_

    Participe dos nossos grupos para troca de dicas e informações:

    Sobre o casal @pralaepraca_:

    Julia e Fernando são brasileiros que moram na Tailândia desde janeiro de 032019. Eles trabalham como professores de inglês em uma cidade tailandesa chamada Ubon Ratchathani, no Leste do país.

    Com uma vivência intensa com pessoas locais, eles aprendem muito sobre a cultura tailandesa e querem compartilhar um pouquinho desses costumes e curiosidades da Tailândia com vocês. Veja mais dicas e fotos no Instagram deles: @pralaepraca_!

    Você pode se interessar:

    Passeio de longtail em Phi Phi - Fotófrago em Phi Phi

    As cores em frente aos longtails boat tem significado de boa sorte também. Foto: @passeiosemphiphi

    Seguro viagem para a Tailândia é essencial!

    Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo Whatsapp e a SegurosPromo, nossa parceira nacional.

    Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na SegurosPromo o código PPP10 para ter 10% de desconto.

    • Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

    Leia também:

    Curiosidades sobre as cores na Tailândia: uma cor de roupa para cada dia da semana, Passeios em Phi Phi

    Eai, o que achou do post sobre o significado das cores e dias da semana na Tailândia? Esperamos ter te ajudado a planejar a sua viagem pela Tailândia. Não se esqueça de ler este blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso. Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
    Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
    Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e na Tailândia.

    Receba dicas e informações sobre a Tailândia

      Planeje sua viagem

      seguro viagem

      hotéis

      transporte pela ásia

      trabalho voluntário

      Fotos, dicas e infos.
      Segue lá:

      Vai ajudar ainda mais na sua viagem:

      Ficou alguma dúvida? Comenta aí que a gente te ajuda! 😊

      20 Comentários
      1. claudia gomes

        Conheci essa tradição das cores por conta do ator Mew Suppassit que é bem supersticioso e sempre que dá entrevistas alguém fala dessa característica dele…rsrsrs…. mas achei otima essa tabela de cores pois assim saberei que cor usar ou não em cada dia da semana….rsrsrs… Valeu pelo post Vic.

        Responder
        • Victória Farina

          Que bom que curtiiiiiu Cláudia! Quando for viajar para a Tailândia vai ter que pensar bem no que levar na mala, heim!!!

          Responder
      2. Carla Mota

        Quando fiz a minha primeira viagem no Sudeste Asiático o nosso projecto chamava-se “Viagem cor de Açafrão”, precisamente porque o amarelo é a cor que dá vida a essa região (e também religião). E na Tailândia, o Açafrão é mesmo a cor do país.

        Responder
        • Victória Farina

          Que interessante, Carla! Ótimo saber que já sabia sobre essa curiosidade da Tailândia mesmo antes da sua viagem.

          Responder
      3. itamar

        Que maneiro! Confesso que jamais ouvi falar sobre esta tradição! Uma curiosidade e tanto hein! Minhas camisas são quase sempre da mesma cor, ia sofrer na Tailândia! haha. Adorei o post.

        Responder
        • Victória Farina

          Que bom que curtiu nosso post com curiosidades da Tailândia, Itamar 🙂 Você ia ter que mudar de guarda roupa caso morasse no país!

          Responder
      4. Deisy Rodrigues

        Nossa não sabia dessa tradição mas achei super interessante, quando visitar a Tailândia já vou reparar nos detalhes das cores das roupas das pessoas se está de acordo com o dia da semana hahahaha.

        Responder
        • Victória Farina

          Sim! Vai virar um jogo agora para escolher a roupa que você vai usar a cada dia e também se as pessoas estão seguindo a risca ahahahaha

          Responder
      5. Ruthia Portelinha

        Achei muito curiosa essa tradição das cores na Tailândia. Na China, o amarelo também era a cor do imperador, mas ninguém podia usar. Eu adoro um básico preto, mas vou-me lembrar de não usar um num casamento por aí 🙂

        Responder
        • Victória Farina

          Que bom que curtiu nossa curiosidade sobre as cores da Tailândia, Ruthia 🙂 interessante que na Tailândia pode e DEVE usar a cor do rei e na China não.

          Responder
      6. Danielle

        Caramba, nem imaginava que isso poderia acontecer na Tailândia. Super curioso! Imagina vestir a cor do azar? kkk… deve ser bem interessante observar a população e as cores todos os dias.

        Responder
        • Victória Farina

          Siiiiim, pensamos demais nisso. Nas cores que estávamos usando em um dia de chuva nas praias hahaha

          Responder
      7. Marcela

        Gente, que viagem! Não sabia disso sobre as cores na Tailândia! Quando for pra lá vou levar uma roupa de cada cor e usar nos dias certos kkkk

        Responder
        • Victória Farina

          Faça isso, Marcela! Agora que sabe sobre as cores da Tailândia melhor evitar atritos e má sorte ne 🙂

          Responder
      8. Murilo Pagani

        Nossa, não fazia ideia desta tradição das cores para roupa na Tailândia!
        Para ter sorte eu precisaria reformular todo o meu guarda-roupa porque basicamente só tenho camisetas pretas! hahahaha

        Adorei o texto!

        Responder
        • Victória Farina

          hahahaha a gente sempre usa o pretinho básico e acha que vai sair ileso, ne? Na Tailândia as tradições são bem fortes e achamos importante compartilhar essa curiosidade sobre as cores 🙂

          Responder
      9. Luciana Rodrigues

        Lendo o post de voces, fiquei pensando em uma amiga que ha mais de 20 anos usa unica e exclusivamente preto… até biquinis e saidas de praia. Imagina essa criatura na Tailandia kkkkk

        Responder
        • Victória Farina

          hahahaha ela não seria convidada para nenhum casamento! Bom mandar para ela o post com essa curiosidade sobre a Tailândia se ela for para lá 🙂

          Responder
      10. Deyse Marinho

        Gente, olha só, que bacana essas informações, não sabia nada disso! Cada povo com sua cultura e modo de viver! Adorei conhecer sobre as curiosidades das cores na Tailândia, uma cor de roupa para cada dia da semana!

        Responder
        • Victória Farina

          Sim! Super interessante né Deyse??? Adoramos escrever sobre as curiosidades da Tailândia, esse país tão diferente!

          Responder
      Enviar um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Iniciar conversa
      1
      Fale conosco em português
      Sawasdee Kaaa 🙏🏽
      Você tem alguma dúvida sobre os passeios? Envie uma mensagem aqui no nosso WhatsApp!