Nesta notícia da Tailândia vamos contar como o país produziu um robô para combater o COVID-19 e como esta medida ajudou na prevenção da doença. Que a Tailândia foi um case de sucesso no combate ao coronavirus não é segredo.
Atualmente, o país mantém uma média de 6 pessoas infectadas/dia, todas vindas de repatriação e mais de 3.400 curados da doença. O lockdown é um dos ingredientes da receita de sucesso, junto com a quarentena severa de quem chega e vários outros ingredientes da cultura asiática.
Mas o que muitas pessoas não sabem é o quanto o país investe em técnicas e tecnologia para obter sucesso e evitar expor seu povo. Uma delas é a produção de robôs para a área da saúde. Os “ninja”, como são chamados, foram concebidos com o objetivo inicial de monitorar pacientes vitimas de AVC.
Com a pandemia, rapidamente os redirecionaram para a luta contra o COVID-19, que já matou mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo.
Você pode se interessar por estes posts:
Receba dicas e informações sobre a Tailândia
Tailândia produz robô para combater COVID-19
Mais de 14 hospitais tailandeses receberam o robô gratuitamente, frutos da parceria entre a Universidade Chulalongkorn, de Bangkok e a Advance Info Service (AIS), a maior operadora de telefonia de Tailândia. O projeto tem robôs que variam de 17 a 51 mil reais, dependendo das aptidões que terá.
Equipados com comunicação por 4G, eles tem a capacidade de detectar temperatura, monitorar pacientes, supervisionar sintomas, levar comidas e medicamentos e também fazer a higienização do ambiente, evitando a exposição não só dos médicos e enfermeiros, mas também dos profissionais de limpeza e serviços de apoio.
A partir da utilização do Ninja, a equipe hospitalar não necessita circular a todo o momento na zona de risco, os médicos permanecem fora do quarto e fazem toda a comunicação por meio do robô, usando videoconferência. Há também robôs especializados em manter o paciente em contato com a família.
Leia: Quando as fronteiras da Tailândia irão abrir para Turismo?
Mas a Tailândia não é o único país a usar a tecnologia para combater o COVID-19 com robô. Pelo mundo, já são mais de 195 robôs de modelos diferentes implantados em hospitais, aeroportos, espaços públicos, escritórios e muito mais em países como China, Dubai, Estados Unidos e Hong Kong.
O estudo da Universidade Autônoma de Barcelona e Universidade Pompeu Fabra aponta que os robôs têm sido fundamentais para manter distanciamento e isolamento devido ao alto suporte á equipe hospitalar. Nesse estudo, a Tailândia aparece no ranking dos países com maior uso de robôs implantados em terceiro lugar, com 20 unidades.
Perdendo posição para China, que tem 56 e Estados Unidos, com 34. Em quarto lugar vem Bélgica com seus 14 espécimes, seguido de Hong Kong (13), India (10) e Holanda (5). A pandemia foi uma oportunidade de finalmente integrar tecnologia de ponta em ambientes reais.
Robôs para combater o COVID-19 na Tailândia e no mundo
A cidade de Wuhan, na China, construiu um hospital com 20 mil leitos e robôs funcionando 24h por dia, desde o mês de fevereiro. Cobertas, medicamentos, alimentos: tudo era fornecido aos doentes por máquinas. O processo permitiu que apenas a limpeza de áreas comuns fossem realizadas por pessoas.
Os robôs também se higienizam internamente, porém, externamente é necessário que os médicos, além da manutenção, também façam a higienização adequada.
Já em Hong Kong, robôs trabalhavam em aeroportos. O país investiu em novos deles para desinfetar os vagões do metrô, que é um dos locais públicos com alto risco de infecção, garantindo assim a segurança dos passageiros e dos profissionais que ali circulam.
Um outro motivo pelo qual a tecnologia foi tão importante é a sobrecarga dos profissionais da saúde. A Tailândia, bem como a maioria dos países asiáticos, mantém a preocupação de que seus profissionais não se sobrecarreguem de trabalho.
Estudo afirma que a implantação dessa tecnologia teve um impacto muito positivo por promover o bem estar físico e psicológico de médico e paciente, tornando possível que o paciente fale com a família, tire suas dúvidas, receba orientação e tenha entretenimento. Do outro lado, os profissionais se expõem menos ao risco e sobrecarregam-se menos. Esses fatos trouxeram melhor aceitação dos robôs pelos humanos.
Ana Luiza Varella – Viagem a Sério
Assista esse vídeo com mais explicações de como os ninjas funcionam
Seguro viagem para a Tailândia é essencial!
Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo Whatsapp e a SegurosPromo, nossa parceira nacional.
Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na
SegurosPromo o código PPP10 para ter 10% de desconto.
Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!
Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏
O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro. A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.
Leia também:
Você conhece os nossos serviços?
Nós organizamos não só Passeios em Phi Phi mas em várias cidades da Tailândia e países do Sudeste Asiático. Veja nossos principais tours e não deixe de ler os comentários ao final de cada página com as experiências dos nossos clientes:
- One day trip, o melhor passeio de barco em Phi Phi
- Passeios em Phi Phi (Mergulho, Longtail boat, lancha privativa e fotógrafo)
- Passeios em Krabi (4 Islands tour, Hong Island Tour, entre outros)
- Passeios em Phuket (James Bond Island, Racha e Coral Islands, City tour, Similan Islands, entre outros)
- Passeios em Bangkok e Chiang Mai
- Passeios em outros países da Ásia (Indonésia, Camboja, Singapura e mais)
E aí, o que achou do post sobre o robô produzido na Tailândia para combater o COVID-19? Esperamos ter te ajudado a planejar a sua viagem. Não se esqueça de ler o nosso blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso. Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e outras cidades.
Receba dicas gerais e informações da Tailândia
Que notícia surreal! Como eu queria que nosso Brasil fosse parecido com a Tailândia na questão COVID. Achei muito fofo o robô de máscara rsrs
Sim, seria perfeito se o Brasil usasse a Tailândia com exemplo de combate ao COVID-19, Marcela!
Vamos acreditar que vai dar certo, né. Vi que também em Londres eles criaram um robot semelhante a esse da Tailândia para combater COVID-19. Torcendo aqui!
Que legal saber que eles também implantaram em Londres esses robôs super inteligentes no combate ao COVID-19, Carla!
Nossa, que máximo!!! Achei incrível esse robô monitorar os paciente e também deixá-los em contato com a família. A Tailândia realmente deu um show no combate ao covid.
Sim sim, a Tailândia, como dissemos, é um exemplo a ser seguido 🙂
Estou impressionado com este robô que a Tailândia criou para combater o Covid-19.
Realmente, evitar com que os profissionais da saúde fiquem tanto tempo expostos aos pacientes com o vírus, diminui bastante o grau de contágio né?!
Exemplo a ser seguido!
Com certeza, Murilo! A Tailândia e tecnologia são aliados 🙂
Que incrível esta notícia, tecnologia sendo muito bem utilizada na Tailândia para conter o covid-19. Os robôs utilizados na Tailândia é uma grande vitoria.
É mesmo, Debora! Temos muito orgulho de compartilhar essa notícia da Tailândia 🙂