Início » Transportes na Tailândia » Transporte em Phuket: como chegar, sair e se locomover

Transporte em Phuket: como chegar, sair e se locomover

Atualizado em: 08/10/2020

Por: Victória

Phuket é a maior ilha da Tailândia e tem DIVERSAS e variadas atrações. Num mesmo dia você pode visitar um templo, curtir uma praia de água cristalina, comer quase qualquer tipo de comida que tiver vontade, mergulhar de cilindro e terminar a noite em uma balada. Quando publicamos os posts com dicas da ilha como onde ficar e o que fazer explicamos um pouco de como se deslocar em Phuket mas, agora, queremos te dar mais informações para você decidir que tipo de transporte usar para cada atividade ou dia que vai passar nessa ilha tão diversa, turística e maravilhosa:

Você pode se interessar por estes posts:

Receba dicas e informações sobre a Tailândia

    Transporte em Phuket, na Tailândia

    Para se locomover em Phuket e visitar suas diversas atrações existem diversos tipos de transporte diferentes que você pode escolher dependendo do seu perfil. Vamos te contar e dar dicas sobre os taxis e tuk tuks, sobre alugar moto ou carro, ônibus (ou songtaews) e também sobre os principais transfers e passeios que, assim, você nem vai ter que se preocupar com tudo isso e só aproveitar.

    Taxi e tuk tuk

    Dicas sobre usar taxi em Phuket

    Como em praticamente todas as cidades da Tailândia e do mundo existem taxis que podem te levar de um lugar para o outro. No país, você pode encontrar um na rua, aleatoriamente, ou pode fazer um pedido através do Grab, aplicativo muito usado na Tailândia, como o Uber para todo o mundo.

    A principal dica que damos, se for usar um taxi convencional na rua, é SEMPRE pedir para ligar o taxímetro, mesmo antes de entrar no veículo. Se o taxista se recusar simplesmente não entre no taxi e procure outro. Se ele já começa errado então ele está com má intenção.

    Songtaew em Phuket: um dos principais tipos de transporte nessa ilha da Tailândia

    Tuk tuks ou songtaews são transportes bastante utilizados em Phuket. Foto: Indigo.

    Outra dica deste transporte em Phuket é SEMPRE controlar o caminho através de aplicativos de mapas como o Google Maps e Maps.me (nosso preferido). Muitos malandrinhos dão voltas e fazem um caminho maior somente porque os turistas não tem noção de onde estão. Isso acontece no mundo inteiro e, infelizmente, na Tailândia não é diferente.

    O taxi em Phuket é amarelo ou vermelho e tem uma luzinha indicando se está disponível (luz acesa) ou não (apagada). Mesmo em pouca quantidade se comparado com os tuk tuks e motos de aluguel, com exceção do horário de pico (almoço e final da tarde) você consegue encontrar um disponível nas ruas principais das praias, em frente dos principais shoppings e dos hotéis mais luxuosos.

    Uma coisa bem exótica para nós brasileiros e portugueses é que, seja da maneira convencional ou através do app Grab, você pode contratar, além de carros taxi também moto taxi que te levam de maneira rápida e (na maioria das vezes) segura de um destino a outro.

    Dica preciosa: no Grab, além de contratar um motorista para uma corrida aleatória, você também pode reservá-lo por algumas horas. Isso é PERFEITO caso você queira fazer um tour independente sozinho (a) ,em Phuket e não quer ficar esperando um novo taxi a cada deslocamento.

    Saiba como está a situação da Tailândia atualmente em nosso PORTAL DE NOTÍCIAS DA TAILÂNDIA.

    Dicas sobre usar tuk tuk em Phuket

    Tuk tuks são carrinhos estilizados muito típicos de diversos países do Sudeste Asiático e Índia. São triciclos motorizados com uma carcaça que serve de cabine para o motorista e seus passageiros. A maioria dos tuque tuques (maneira aportuguesada de chamá-los) é utilizado como taxi. Em Phuket, por ser uma das ilhas mais turísticas da Tailândia e do mundo, os tuk tuks se desenvolveram e são caminhõezinhos até que confortáveis (se não estiverem lotados).

    Na Tailândia os tuk tuks são SUPER estilosos! Alguns tem música, luzes neon e decorações bastante diferenciadas. Mesmo para uso dos tailandeses, os motoristas os enfeitam com cores, fotos e apetrechos que o tornam únicos e isso com certeza deve fazer parte de sua vivência de viagem na Tailândia.

    Mas os tuk tuks podem gerar diversos problemas e, por isso, vamos te dar algumas dicas em relação a eles para você não entrar numa furada ao se deslocar por Phuket:

    • Os tuk tuks geralmente são a maneira mais cara de transporte em Phuket.
    • Diferente dos taxis, os tuk tuks não tem taxímetro. Por este motivo você tem que tomar o DOBRO do cuidado com esses motoristas!
    • Antes de entrar no tuk tuk combine o preço e o destino.
    • De jeito e maneira alguma pague antecipado para o motorista até ele te levar ao seu destino.
    • Uma dica de ouro que damos é calcular o valor da corrida no Grab e, com isso, negociar o valor SEMPRE (sempre MESMO!) antes de entrar no veículo.
    Como se deslocar em Phuket na Tailândia.

    Taxi em Phuket, na Tailândia. Foto: TripAdvisor.

    Taxi vs tuk tuk
    • Taxi com certeza é mais confortável e geralmente tem ar condicionado.
    • Taxi convencional em Phuket geralmente é mais barato, mas pode dar confusão.
    • Grab é uma ótima invenção para economizar tempo e evitar perrengues, além de ser bem barato também.
    • Tome cuidado: os principais golpes na Tailândia são com taxistas e motoristas de tuk tuk que cobram valores exorbitantes e, os turistas desavisados, para não causar confusão e por medo, pagam.

    Você sabia que temos passeios incríveis na Tailândia?
    Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos.
    Os principais são o One Day Trip, passeio de lancha compartilhada com guia brasileiro e reserva de longtail boat privativo.
    Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai.
    Ah, e se estiver fazendo um mochilão pela Ásia, temos parceiros na Indonésia e Camboja.

    Transporte em Phuket, na Tailândia

    Aluguel de moto ou carro

    Para alugar moto ou carro na Tailândia você precisa, por lei, ter a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Se tem carteira de moto e carro no Brasil pode pedir a sua PID (que nada mais é do que a TRADUÇÃO da sua carteira de motorista) e, assim, poderá dirigir sem problemas.

    Mas na Ásia as leis de trânsito não são seguidas a risca e, para alugar uma moto ou carro na Tailândia, eles irão te pedir somente o seu passaporte como garantia que vai devolver a moto inteira.

    Aluguel de moto em Phuket custa cerca de THB 250 a diária que podem ser negociáveis caso alugue por um período mais longo. A diária de um carro em Phuket é cerca de THB 2.000. Gasolina é super barato na Tailândia e, em um dia agitado de moto, você consegue gastar menos que THB 100.

    Alugar carro e moto tem como principal vantagem a AUTONOMIA já que você consegue ir para onde quiser e ficar o tempo que quiser. A principal desvantagem são as regras de trânsito diferentes e as ruas com curvas sinuosas.

    Transporte em Phuket na Tailândia.

    Uma das melhores maneiras de se deslocar em Phuket é de moto.

    Existem DIVERSAS dicas que podemos dar a respeito de alugar moto e carro em Phuket (e na Tailândia em geral), mas as principais são:

    • Na Tailândia a direção é contrária a nossa, ou seja, mão inglesa. Isso confunde DEMAIS e pode causar acidentes.
    • Por isso, alugue qualquer um dos transportes somente se tiver habilidade e confiança.
    • De jeito e maneira alguma dirija moto sem capacete!
    • Para alugar sua moto ou carro vá em uma loja confiável ou alugue na recepção do seu hotel (recomendável)
    • Quando for alugar a moto tire foto dos defeitos que ela já possui antes de você sair da loja. Faça questão de mostrar que estava na loja e, se possível, até tirar foto com a pessoa que está te atendendo de fundo. Isso pode evitar problemas já que um golpe comum é, na devolução, eles mostrarem defeitos que já existiam e te cobrar por isso. Se você alegar que não foi você e não vai pagar eles ficam com o seu passaporte.
    • SEMPRE pegue o contato da locadora e deixe com você. Um cartãozinho que você pode colocar na sua carteira é o ideal. Em diversas vezes tivemos que pedir ajuda para os locadores e esse cartãozinho nos salvou!
    • Se não quiser deixar seu passaporte pode deixar um valor caução (que pode ser bem alto dependendo da empresa).

    Saiba que cor vestir dependendo do dia da semana em seu passeio na Tailândia. Assim, você chama a sorte e não chove no dia! Essa é uma curiosidade que poucos sabem sobre a cultura do país

    Mais dicas e conselhos sobre aluguel de carro ou moto em Phuket:

    • Moto é melhor para se locomover em Phuket do que carro.
    • Se você for de Phuket Town ou do Aeroporto de Phuket até as praias, ou seja, do Norte da ilha pro Sul, vai passar por uma estrada sinuosa cheia de curvas e ladeiras. Tome cuidado!
    • Tente não dirigir a noite!
    • O trânsito em Phuket e em praticamente toda a Ásia é bem diferente do que o nosso e as leis são bem confusas (se é que elas existem!). É uma mistura bagunçada de bicicleta, moto, carro, caminhão, songtaew e pessoas para você prestar atenção.
    • Em Phuket, nos lugares mais turísticos, tem placas de trânsito em inglês (UFA!).
    • Deixe sempre o tanque num nível confortável já que, dependendo de onde for, pode demorar tempo até achar um posto de gasolina.
    • Na Tailândia é comum ver em diversas vendinhas com garrafas de refrigerante cheias de gasolina sendo vendidas. Em Phuket acontece um pouco menos por ter mais postos de gasolina disponíveis. Esse tipo de gasolina é geralmente ok e confiável além de ser um pouco mais barata que nos postos de gasolina.
    • Em Phuket existem mais fiscalização de trânsito do que em outras ilhas. Os policiais ADORAM gringos sem capacete ou camiseta e sempre pedem um valor para os deixar ir. Se não tiver PID pode ser multado em THB 500 e essa multa, com comprovante, vale por 3 dias de uso ilegal (engraçado, não?).

    Leia mais: Guia para alugar moto na Tailândia e principais conselhos que damos no blog Na Proa da Vida!

    Transporte em Phuket na Tailândia.

    Volte para a foto anterior, veja se reconhece a ilhota e descubra como chegamos nesse viewpoint maravilhoso.

    Seguro viagem para a Tailândia é essencial!

    Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo WhatsApp e a Seguros Promo, nossa parceira nacional.

    Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na
    Seguros Promo o código PPP10 para ter 10% de desconto.
    Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

    Transporte em Phuket, na Tailândia

    Ônibus e songtaew em Phuket

    São poucos ônibus em Phuket como os que temos no Brasil. Aquele veículo gigante cheio de cadeiras na Tailândia foi substituído por uma caminhonete com lugares para sentar em sua traseira, chamado de Songtaew. Para facilitar, podemos dizer que os songtaws são os paus de arara que conhecemos no Brasil.

    Se você quer economizar em sua viagem em Phuket, o songtaew pode ser uma opção. Tenha em vista que esse meio de transporte geralmente é MUITO demorado. Evite principalmente para longas distâncias já que eles param DEMAIS para descarregar e carregar pessoas.

    Com pouquíssima informação disponível para nós turistas, uma boa dica é perguntar o destino final do songtaew e ir controlando no GPS. Como ele não tem parada definida, você pede para descer quando quiser. Lembre-se de pedir para parar alguns minutos antes porque ele, geralmente, para depois de alguns metros.

    Transporte em Phuket, songtaew Tailândia.

    Exemplo de um songtaew em Phuket. Foto: Coconuts.

    O ticket custa cerca de 170 baht por pessoa o trecho, o que seria uns 30 reais. Não há ônibus ligando a ilha toda, então você precisa verificar se os locais em que você vai tem acesso. 

    Do aeroporto de Phuket até as principais praias (Patong, Karon, Surin, Kamala ) existe um ônibus com ar condicionado para turistas, o convencional que temos em todo mundo. Existe também um ônibus disponível durante o dia de Phuket Town (cidade) a Patong, praia mais turística de Phuket. Ele tem horários bem limitados então sempre confirme a informação antes de esperar por ele.

    Dependendo do passeio ou transfer que reservar virá um songtaew “particular ou turístico” te buscar. Esses te levam de um ponto a outro e não param a cada esquina para pegar pessoas locais. Com o calor de Phuket o songtaew é um ótimo transporte (se utilizado de maneira particular, não coletiva).

    Como se locomover em Phuket, na Tailândia

    Passeios e transfers em Phuket

    Se tem medo ou simplesmente não quer se preocupar, também pode contratar transfers e passeios para te ajudarem no deslocamento por Phuket.

    Assim que chegar no aeroporto de Phuket pode contratar um taxi (compartilhado ou privado) para te levar até seu hotel. O valor depende da localização da sua hospedagem em Phuket, mas é cerca de THB 250 por pessoa num compartilhado e THB 800 por carro num privado. Você pode contratar esse transfer com antecedência neste link, reservar com a recepção do seu hotel ou nos guichês do próprio aeroporto. Nós também oferecemos esse serviço e você pode nos consultar para valores!

    Sempre que contratar um tour em Phuket (isso inclui mergulho de cilindro) pague uma taxa extra ou, no caso dos nossos serviços, sempre inclusa no valor, o pick up. Assim, você será buscado na recepção do seu hotel por um carro (ou songtaew) que te levará até onde o tour começa. Com o passeio contratado você não terá que se preocupar com seu transporte de ida e volta, regras de trânsito e permissões. Veja abaixo alguns dos passeios em Phuket que oferecemos:

    As principais vantagens de contratar transfers e passeios é a sua tranquilidade, evitar golpes e o valor que já é combinado bem antes da sua viagem, quando reserva. Assim você consegue calcular e controlar seus gastos. Além disso, tem sempre o guia para te tirar dúvidas e explicar sobre o lugar.

    A desvantagem é que, além de ter um valor um pouco mais caro (pelo conforto), tira um pouco da sua autonomia e, por isso, recomendamos que, se souber dirigir uma moto, faça isso por pelo menos um dia para se aventurar.

    Se você está indo para Phuket não deixe de ler:

    Similian Island: um passeio que você não pode deixar de fazer em Phuket, na Tailândia.

    Você não pode deixar de visitar as maravilhosas Similian Islands em Phuket.

    Transporte em Phuket, na Tailândia

    Para chegar e sair de Phuket

    Você pode chegar e sair de Phuket pelo Aeroporto Internacional (maneira mais comum), de ônibus, ferry (balsa) e até de van. Escrevemos alguns posts para te ajudar com essa dificuldade:

    Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏

    O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.

    A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

    Pier Rassada para chegar em Phi Phi

    Principal pier de Phuket que leva, além de outras ilhas, a Phi Phi.

    Como se locomover em Phuket, na Tailândia

    Resumo para facilitar:

    • Aluguel de moto: +- THB 250 a diária. 
    • Aluguel de carro: cerca de THB 2.000 a diária. 
    • Táxi convencional: geralmente mais barato) ou Grab (o Uber Tailandês. 
    • Tuk-tuk: cuidado com os golpes!)
    • Você também pode usar o ‘transporte público’: songtew.   
    • Contratar transfers e passeios para não se preocupar com tudo isso, além de ser mais seguro e um valor já previamente estabelecido.

    Leia também:

    Participe dos nossos grupos para troca de dicas e informações:

    Transporte em Phuket: como chegar, sair e se locomover, Passeios em Phi Phi

    Eai, o que achou do post sobre transporte e deslocamento em Phuket na Tailândia? Esperamos ter te ajudado a planejar a sua viagem pela Tailândia. Não se esqueça de ler este blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso. Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
    Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
    Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e na Tailândia.

    Receba dicas e informações sobre a Tailândia

      Planeje sua viagem

      seguro viagem

      hotéis

      transporte pela ásia

      trabalho voluntário

      Fotos, dicas e infos.
      Segue lá:

      Vai ajudar ainda mais na sua viagem:

      Ficou alguma dúvida? Comenta aí que a gente te ajuda! 😊

      12 Comentários
      1. Carla Mota

        Esse artigo foi muito útil para mim agora que estou aqui às voltas com a preparação de um programa para um regresso à Tailândia. A parte dos transporte em Phuket já ficou bem mais clara. Obrigada.

        Responder
        • Victória Farina

          Que bom saber que nossas dicas de Phuket e da Tailândia te ajudaram, Carla

          Responder
      2. Ruthia Portelinha

        Um post bem detalhado sobre o transporte em Phuket. Usar um tuk tuk ou mesmo um Songtaew deve ser uma experiência bem interessante, apesar dos possiveis contratempos.

        Responder
        • Victória Farina

          Verdade, Ruthia! Nós sempre preferimos transportes mais locais e baratos mas é bom tomar cuidado e seguir nossas orientações de Transporte em Phuket e Tailândia em geral 🙂

          Responder
      3. Marcela

        Phuket parece ser linda e eu morro de vontade de conhecer. Suas dicas de transporte vão ajuar demais pra gente não ficar perdidão sem saber pra onde ir tentando chegar lá

        Responder
        • Victória Farina

          Que booom que nossas dicas de Phuket e Tailândia estão te ajudando a programar sua viagem, Marcela!

          Responder
      4. Luciana Rodrigues

        Uma das coisas que mais me dá canseira em viagens é negociar preço de táxi, mas é bom saber as “tretas” antes de estar lá e já ir prevenido

        Responder
        • Victória Farina

          Sim sim, e é por isso que o Grab é perfeito! Tem que usar em sua viagem a Phuket, Luciana

          Responder
      5. Danielle

        Eu não sabia que o tuktuk era mais caro do que o taxi. Peguei poucas vezes carro particular, porque andei muito de subway e monorail em Bangkok e a minha hospedagem em Phuket foi bem perto do aeroporto.
        Todas as vezes que precisei pegar taxi ou tuk tuk, em cidades menores, eu fechava o valor da corrida antes de entrar. Eu já tinha lido sobre esse caso deles pedirem um absurdo, se não houver uma negociação anterior.

        Responder
        • Victória Farina

          Que bom que você já foi informada, Dani! Com certeza te salvou de diversos perrengues de viagem.

          Responder
      6. Murilo Pagani

        Eu morro de vontade de alugar uma moto para viajar por estes destinos da Tailândia com mais liberdade. Mas agora que você me alertou sobre essas diferenças no trânsito, acho que não arriscaria.

        Bom saber que há outras opções de transporte em Phuket que não custam muito.

        Obrigado!

        Responder
        • Victória Farina

          Nós alertamos sobre os perigos mas também AMAMOS alugar moto e, se tiver experiência dirigindo, é uma das melhores opções.

          Responder
      Enviar um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Iniciar conversa
      E aí, tem alguma dúvida? Clique abaixo e vamos conversar!