Início » Notícias da Tailândia » Mural de arte em Bangkok: projeto purifica o ar de uma das cidades mais poluídas do mundo

Mural de arte em Bangkok: projeto purifica o ar de uma das cidades mais poluídas do mundo

Atualizado em: 05/09/2020

Por: Victória

Você já visitou Bangkok, a capital da Tailândia? Mesmo se viajar para a Tailândia ainda é um sonho para você, provavelmente em algum momento já viu uma foto da agitada capital do país. Cheia de carros, motos, prédios altíssimos e muito barulho, é assim que qualquer turista descreveria a cidade em poucas palavras. Agora imagina um projeto que idealiza colocar 150 árvores em meio de toda essa confusão. Te parece impossível, não? Vamos te contar então sobre um mural de arte que foi pintado em Bangkok, na Tailândia.

A marca de tênis Converse, famosa pelos “All Star”, muito comuns na moda brasileira antigamente, lançou uma campanha que não só tirou esse projeto do papel, mas também já está em pleno funcionamento. Em parceria com artistas tailandeses, a empresa pintou um mural no centro da agitada Bangkok que equivale a 150 árvores plantadas. Mas como isso é possível? Todos nós perguntamos!

Você pode se interessar por estes posts:

Receba dicas e informações sobre a Tailândia

    Mural de arte em Bangkok, a capital da Tailândia

    A empresa explica que a tinta na qual o mural foi pintado contém componentes especiais. A tinta usa a luz do sol para quebrar substâncias poluentes e as transforma em partículas inofensivas ao ser humano. É como se a tinta respirasse o ar poluído de Bangkok e nos devolvesse uma brisa fresca e pura. O mural, então, é um purificador de ar IMENSO e está sendo reproduzido em diversas das maiores cidades do mundo. Este projeto, tão revolucionário e brilhante, se chama “City Forests” que significa “florestas na cidade” e tem o objetivo de pintar estes murais em 13 das cidades mais poluídas do mundo. São elas:

    • São Paulo (centro econômico do Brasil)
    • Jakarta (capital da Indonésia)
    • Manila (capital das Filipinas)
    • Sidney e Melbourn (Austrália)
    • Varsóvia (Polônia)
    • Belgrado (Sérvia)
    • Lima (Peru)
    • Santiago (Chile)
    • Johanesburgo (África do Sul)
    • Bogotá (Colômbia)
    • Panama City (Panamá)
    • Bangkok (Tailândia)

    Saiba como está a situação da Tailândia atualmente em nosso PORTAL DE NOTÍCIAS DA TAILÂNDIA.

    Mural de arte em Varsóvia na Polônia. Vamos mostrar o de Bangkok na Tailândia

    Mural em Varsóvia, na Polônia. Foto: City Forests.

    Você sabia que temos passeios incríveis na Tailândia?
    Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos.
    Os principais são o One Day Trip, passeio de lancha compartilhada com guia brasileiro e reserva de longtail boat privativo.
    Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai.
    Ah, e se estiver fazendo um mochilão pela Ásia, temos parceiros na Indonésia e Camboja.

    Street art em Bangkok, na Tailândia

    Foi decorando paredes com uma tinta especial que a marca encontrou uma maneira de promover a atitude ecológica e sustentável da empresa. Mas não é só isso! A marca, além de querer mostrar ao mundo como atitudes pequenas podem melhorar a nossa qualidade de vida, também incentiva artistas locais.

    O mural que foi pintado no centro de Bangkok tem assinatura de dois tailandeses: TRK (Teerayut Puechpen), artista de rua renomado que já fez diversas exibições pelo mundo e Sorravis Prakong, que usa a caligrafia para expressar seu conhecimento das tradições tailandesas. Eles combinaram a contemporaneidade do artista de rua com a tradição da caligrafia para criar um desenho significativo e que combine com o seu entorno.

    O toque moderno inspirado na cultura tailandesa se une perfeitamente com as linhas mais tradicionais dos artistas, criando um desenho harmonizado que fará com que os tailandeses sintam orgulho, além de respirarem muito melhor.

    Participe dos nossos grupos para troca de dicas e informações:
    Os artistas por trás do City Forests Thailand.

    Os artistas responsáveis pelo City Forests na Tailândia. Foto: City Forests.

    Mural de arte em Bangkok, Thailand

    TRK tem a esperança de mudar a visão ultrapassada dos tailandeses que a arte local deve estar restrita aos templos. Ele acredita que as ruas devem ser enfeitadas com ricos murais e desenhos que representem a cultura tão rica da Tailândia.

    É assim que muitos artistas de rua pelo mundo se expressam e encantam as pessoas com seus desenhos coloridos que enfeitam a cidade, além de passar mensagens de uma maneira muito especial: através da percepção e interpretação de cada passante. Sorrarys Prakong admira os tailandeses que são solidários e sempre se ajudam em momentos de dificuldade e espera passar esse sentimento no mural.

    Ele dá uma mensagem muito especial aos tailandeses que, como todo o mundo, estão enfrentando uma pandemia, situação jamais esperada pela humanidade: “Enquanto ficamos juntos, nós podemos passar por tudo”.

    Se você está indo para Phuket também, não deixe de ler:

    Mural de arte Bangkok na Tailândia.

    Detalhe do mural nas mãos se unindo. Foto: City Forests.

    Mural de arte em Bancoque, Tailândia

    Com a junção de estilo dos artistas, o mural tem duas mãos se unindo e representa a união que eles esperam para o povo tailandês neste momento de dificuldade e em todos os outros que surgirem.

    Os artistas complementam dizendo que não tem uma visão romântica do mural, já que sabem que os tailandeses não vão se unir somente com a ajuda deste desenho, mas eles esperam que o povo da Tailândia entenda e busque pelas consequências incríveis de serem unidos.

    Não é com o mural também que os tailandeses estão a salvo dos diversos poluentes que respiram diariamente, mas o projeto mostra que, se cada um fizer a sua parte, o mundo pode e irá ser um lugar melhor para se viver. Tentando ao máximo evitar carros particulares usando transporte público (num cenário pós pandemia) já faz com que o ar melhore sensivelmente.

    São pequenas ações que cada indivíduo pode tomar para que o mundo que vivemos seja mais saudável e bom de se viver. Estamos ansiosos para ver o mural de São Paulo e que ele ajude a conscientizar os brasileiros também de que união e qualidade de vida são essenciais para uma população.

    ATUALIZAÇÃO: O mural ecológico em São Paulo já foi pintado! Ele fica no Minhocão e é chamado “Pindorama”. A pintura, que “plantou” mais 750 árvores para a nossa população, conta a história do Brasil antes de ser colonizado e é impressionante. Você pode ver o desenho e mais informações sobre os artistas e história da arte aqui.

    Curiosidades sobre as cores na Tailândia: uma cor de roupa para cada dia da semana

    Mural de arte Bangkok na Tailândia.

    Mural de arte em Bangkok, na Tailândia. Foto: City Forests.

    Seguro viagem para a Tailândia é essencial!

    Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo Whatsapp e a SegurosPromo, nossa parceira nacional. Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na SegurosPromo o código PPP10 para ter 10% de desconto. Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

    Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏

    O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.

    A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.

    Leia também:

    Mural de arte em Bangkok: projeto purifica o ar de uma das cidades mais poluídas do mundo, Passeios em Phi Phi Eai, o que achou do post sobre mural de arte em Bangkok na Tailândia? Esperamos ter te ajudado inspirar a sua viagem pela Tailândia. Não se esqueça de ler este blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso.

    Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha! Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder. Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e na Tailândia.

    Receba dicas e informações sobre a Tailândia

      Planeje sua viagem

      seguro viagem

      hotéis

      transporte pela ásia

      trabalho voluntário

      Fotos, dicas e infos.
      Segue lá:

      Vai ajudar ainda mais na sua viagem:

      Ficou alguma dúvida? Comenta aí que a gente te ajuda! 😊

      14 Comentários
      1. Carla Mota

        Que projecto tão interessante esse Mural de arte em Bangkok. Que giro, gostei muito de conhecer, ainda que visto pelos seus olhos. Fica a vontade de ver com os meus um dia destes.

        Responder
        • Victória Farina

          Tá na hora de planejar uma viagem para a Tailândia, heim Carla 🙂

          Responder
      2. Ruthia Portelinha

        Ser escolhido pelo projeto city florest é triste, porque quer dizer que se está entre as cidades mais poluídas. Mas achei o conceito SEN-SA-CIO-NAL. E o resultado artístico desse mural em Bangkok é fantástico também

        Responder
        • Victória Farina

          Com certeza Ruthia é uma coisa a se pensar mas espero que, com essa intervenção, a população pense um pouco mais na qualidade de vida deles, ne 🙂

          Responder
      3. Sil Mendes

        Depois de ler seu post, descobri que preciso voltar p ver esse Mural de arte em Bangkok. Acho que é um bom motivo p começar a planejar uma volta nesse país q eu amei.

        Responder
        • Victória Farina

          Opa, com certeza esse mural em Bangkok é uma ótima desculpa para voltar a visitar a Tailândia e Bangkok, Sil 🙂

          Responder
      4. Marcela

        Que maravilha esse projeto em Bangkok! Um mural ecológico com certeza vai atrair turistas conscientes e ligados em como o turismo pode ser impactante. Adorei!

        Responder
        • Victória Farina

          Espero que sim, Marcela! Além de mostrar para os tailandeses como podemos mudar um pouco o nosso entorno e ser mais saudáveis, ne!

          Responder
      5. Danielle

        Caramba, que maneiro! A tinta quebra a poluição do ar? nunca tinha ouvido falar e achei fantástico
        Já fui a Bangkok e volto sem pestanejar, que cidade granciosa!

        Responder
        • Victória Farina

          Também AMO Bangkok, Dani! E ainda sabendo que ficou ainda um pouco melhor de respirar tem mais uma vantagem 🙂

          Responder
      6. Murilo Pagani

        Que demais este mural de arte em Bangkok! Ainda não conhecia esse projeto.

        Eu amo arte de rua e sempre que vou a grandes cidades sempre reservo um dia do roteiro para atrações assim!

        Você conhece algum tour deste tipo pela capital da Tailândia?

        Obrigado!

        Responder
        • Victória Farina

          Ainda não tem um tour específico em Bangkok para as artes de rua porque são poucas mas espero que os artistas tailandeses mudem isso em breve!

          Responder
      7. Debora Maraston

        Que projeto incrível e não há nenhuma divulgação… Sensacional o tema, parabéns…
        Conheci a Tailândia e com certeza quando retornar quero ver ao vivo este mural sustentável

        Responder
        • Victória Farina

          Que bom que curtiu essa notícia da Tailândia, Debora! Com certeza tem que ir visitar esse mural ecológico em Bangkok em sua próxima viagem a Tailândia!

          Responder
      Enviar um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Iniciar conversa
      E aí, tem alguma dúvida? Clique abaixo e vamos conversar!