A Tailândia foi exemplo no combate ao COVID-19 no ano de 2020. Cientistas do mundo inteiro ficaram curiosos para saber o que fazia a Tailândia ser excelência no combate à doença.
Desde o final de maio o país estava muito seguro, com pouquíssimos casos e as pessoas começaram a sair de suas casas, porém seguindo todos os protocolos exigidos.
Mas, infelizmente, uma segunda onda da doença COVID-19 invadiu a Tailândia em dezembro e uma terceira em maio e, por isso, vamos te contar com mais detalhes nesse post:
Para saber sobre as situação atual da Tailândia, não deixe de ler as nossas notícias e lives com váaarias dicas da Tailândia.
Receba dicas e informações sobre a Tailândia
Turismo na Tailândia durante a pandemia do COVID-19
Embora dependa muito do turismo, essa não é a primeira vez que a Tailândia passa por uma crise como essa. O Tsunami de 2004, protestos políticos e bombardeios já marcaram a história do país, que se recupera rapidamente. A pandemia, mesmo sendo em escala maior, não tira o objetivo do governo: salvar vidas.
Por isso, o lockdown severo por meses, fechar fronteiras, a utilização de robôs para atendimento dos pacientes infectados e o controle e rastreamento de pessoas infectadas foram algumas das medidas tomadas pelo governo para garantir a segurança da população.
Infelizmente isso acarretou que alguns comércios fechassem definitivamente, como hotéis, restaurantes, pousadas, hostels e locais de entretenimento puramente turísticos, que não recebiam tailandeses.
Saiba sobre a abertura das fronteiras da Tailândia para o Turismo!
Ainda que sem vacinação, o Ministério do Turismo tailandês passou a estimular as viagens domésticas, movimentando tailandeses e expatriados que lá vivem com condições atrativas em resorts e hotéis de luxo, além de descontos em passeios.
Com a estratégia, foram criados também feriados prolongados ou fins de semana mais longos até o final de abril de 2021. Isso fez o turismo interno aumentar no país e também, apresentou ao seu próprio povo, lugares que eles desconheciam.
A diferença, contudo, é gritante. A Tailândia recebia 40 milhões de turistas por ano e, no período de pandemia, o número foi aproximadamente 5 mil turistas estrangeiros até dezembro.
Se acha interessante essa notícia sobre a segunda onda de COVID-19 na Tailândia não deixe de ler o discurso que o primeiro ministro da Tailândia fez com as medidas e expectativas para o ano de 2021. Se você se interessar, também tem um relato de como está o lockdown em Koh Phi Phi, ilha mais famosa da Tailândia.
Como estão as fronteiras da Tailândia (COVID-19)
Dia 18 de Novembro, com o Estado de Emergência estendido até dia 28 de Fevereiro pela oitava vez, imaginava-se que os números problemáticos diminuiriam drasticamente.
A reabertura para o turismo na Tailândia ocorreu gradualmente desde o final de 2020, porém com restrições, como a quarentena de 14 dias.
Em Dezembro, o país se viu imerso em casos de coronavírus, quando houve uma onda de contaminação em Bangkok e, até o fechamento dessa matéria, já são mais de dez mil pessoas infectadas.
Dia 17 de Dezembro se notou o primeiro caso. Uma senhora de 95 anos foi descoberta com sintomas nos arredores de Bangkok e isso fez o governo ficar em alerta.
Nos dias que se seguiram, inúmeros casos apareceram nessa região, entre elas, mais duas pessoas de risco que moravam com a senhora. Em menos de oito dias os números aumentaram em mais de 600 na localidade e quase 5 mil casos no país.
A partir dessa data, as cidades foram criando bloqueios para evitar o turismo, fechando parques, pubs, bares, karaokês, academias antes mesmo do Natal.
Locais conhecidos como ICONSIAM, que exibia um lindo show de fogos de artifícios e eventos de Natal e Ano Novo na Tailândia, foram cancelados e outros apenas exibidos pela TV.
Você sabia que temos diversos passeios incríveis na Tailândia?
Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos.
Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai.
Resposta do governo tailandês à segunda onda no país
O país enviou testes rápidos à região com o objetivo de diminuir assintomáticos transmitindo o vírus e solicitou o uso de máscaras em qualquer ambiente, mesmo externos. Multas de THB 20 mil (cerca de R$ 4 mil) serão aplicadas para pessoas que estiverem sem máscaras. Porém, a infecção seguiu a outros municípios, até chegar no sul da Tailândia.
No dia 29 de Dezembro as escolas de todo o país foram fechadas para que as aulas continuem apenas online. O ano letivo tailandês é diferente do brasileiro.
No primeiro dia de janeiro, a boa notícia: o ministro da saúde conseguiu mais 2 milhões de doses antecipadas da vacina, que devem chegar de fevereiro a abril. O plano de governo tailandês privilegiará os mais sensíveis e profissionais de saúde, como o resto do mundo.
Infelizmente, neste mesmo dia, o país também atingiu a marca de 63 mortos desde o início da pandemia do coronavírus.
No dia 2 de janeiro, Bangkok teve os seguintes locais fechados até o dia 31 de janeiro:
O Grand Palace e o Templo do Buda Esmeralda se incluem na lista, além de restaurantes que ficarão abertos somente até às 21h.
5 de janeiro foi um dia de muitas decisões na Tailândia. Agora, há uma quarentena interna, o que significa que se você sair de Bangkok e for a alguns locais do sul, deverá cumprir quarentena. O governo criou um auxílio financeiro para os moradores das regiões afetadas pelo coronavírus.
E a melhor notícia de todas é que o governo tailandês conseguiu vacina gratuita para todo seu povo!
Se você está indo para Phuket não deixe de ler:
- Roteiro em Phuket: dicas do que fazer em 1, 2, 3, 4, 5 e mais de 6 dias
- E ver todos nossos passeios em Phuket: Similan Islands, Racha e Coral Islands e City tour em Phuket Town.
A situação da segunda onda de COVID-19 na Tailândia
O ministro Chan-o-cha confirmou a chegada de mais 35 milhões de doses nos próximos 2 meses, além de 26 milhões já encomendadas desde o ano passado.
O governo criou um plano trifásico: a primeira fase vai de fevereiro a abril e vai cobrir as 5 zonas com mais risco do país (Samut Sakhon, Chon Buri, Rayong, Chanthaburi e Trat).
A segunda fase, que será entre maio e junho, envolve 26 milhões de doses a grupos vulneráveis. A terceira fase, com mais 35 milhões de doses, começa no segundo semestre e termina no começo de 2022, e envolve a vacinação de todo o restante da população.
Embora a Tailândia esteja trabalhando com vários fabricantes de vacinas, entre eles Sinovac e AstraZeneca, todas elas envolvem duas etapas com quatro semanas de intervalo. O que significa que cada grupo ficará imune em até 2 meses, informa Dr. Opas Karnkawinpong, diretor geral do programa.
Saiba também sobre a vacinação na Tailândia: qual o plano e vacinas utilizadas.
Mesmo atravessando essa segunda onda de COVID-19, a Tailândia, até o fechamento dessa matéria, tem como números oficiais:
10.298 pessoas infectadas
3.803 recebendo tratamento médico
6.428 recuperados
67 mortes
Atualização FEV22: O país está aberto para turistas vacinados e tem a situação controlada.
Atualização OUT21: Finalmente o país teve uma trégua e, com o maior número de tailandeses vacinados, também diminuiu o número de casos de coronavírus.
Alguns locais já começaram a abrir com diversas restrições e as viagens começam a ser mais frequentes entre uma cidade e outra.
Infelizmente, neste período, os números saltaram para mais de 16.727 mortes e 1.603.475 infectadas ao todo no país.
Atualização JUN21: A terceira onda está se abrandando, mas o país continua com restrições. Até o dia 07 de junho, foram 1.269 mortes e 179,886 pessoas infectadas.
Houve um surto de coronavírus em uma das maiores prisões de Bangkok, o que causou o número acentuado de mortes. Você pode ver mais detalhes sobre essa notícia aqui.
Atualização MAIO21: A terceira onda continua e, em consequência, há muitas restrições no país. Até o dia 25 de maio, foram 832 mortes (+469 desde o início do mês) e 135,439 (+79,159) pessoas infectadas.
Atualização início de MAIO21: infelizmente, houve uma terceira onda de COVID-19 na Tailândia. As mortes triplicaram juntamente com o número de casos. Até o dia 7 de maio, foram 363 mortes e 78,855 pessoas infectadas. O país está enfrentando lockdowns mais severos e vacinando sua população de maneira eficiente.
Atualização ABRIL21: o país é o 9º melhor colocado no ranking mundial de combate ao coronavírus. Foram registradas “apenas” 101 mortes e poucas infecções desde a segunda onda que comentamos nesta notícia.
Em colaboração com: Ana Luiza S. Varella – Viagem a Sério
Seguro viagem para a Tailândia é essencial!
Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo Whatsapp e a SegurosPromo, nossa parceira nacional.
Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na
SegurosPromo o código PPP10 para ter 10% de desconto.
Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!
Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏
O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.
A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.
Leia também:
- Prostituição na Tailândia: como o coronavírus atingiu as profissionais do sexo
- Tudo sobre o teste de PCR obrigatório para entrar na Tailândia
Eai, o que achou do post sobre a segunda onda de COVID-19 na Tailândia? Esperamos ter ajudado a planejar a sua viagem pela Tailândia. Não se esqueça de ler o nosso blog e o naproadavida.com, que contam com centenas de dicas sobre o país.
Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que ficaremos super felizes em responder.
Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a Victória para combinar os melhores passeios em Phi Phi e na Tailândia.
Receba dicas e informações sobre a Tailândia
ligada em vocês para ter as noticias atualizadas sobre a situação ai na Tailândia.
Ainda bem que encontrei vocês pois estava procurando por noticias atualizadas e não encontrava em canto algum.
Se tudo correr bem, e vai correr, em dezembro chego por ai 🙂
Eeeeeeba! Feliz de saber que as nossas notícias atualizadas sobre a situação atual da Tailândia estão te ajudando a planejar a sua viagem e se manter atualizada. NOS VEMOS EM DEZEMBRO CLAUDIA!!
Oi pessoal! Acredito que essa pulverização de informações especificamente sobre o covid nos ajude muito a ter a ideia de como estão lidando com o turismo. Dito isso, Gostaria de saber como estão as fronteiras para Tailândia principalmente para os brasileiros e quais as ações que estão tomando, por exemplo: quarentena na entrada? Estou com passagem para novembro de 2021 mas com medo das políticas e não poder aproveitar com a viagem com segurança. Qualquer informação é válida, obrigada!
Oi Sheila! Conversamos pelo Instagram também mas nós aqui do Passeios em Phi Phi estamos sempre atualizando as principais notícias da Tailândia para ajudar da melhor maneira.
Amanhã faremos uma live sobre a quarentena obrigatória e novas regras, dá uma olhada e ativa o sininho para receber todos os nossos posts com dicas e notícias do país 🙂