Início » Notícias da Tailândia » Coronavírus na Tailândia: como está sendo o isolamento em Koh Phi Phi

Coronavírus na Tailândia: como está sendo o isolamento em Koh Phi Phi

Atualizado em: 11/06/2020

Por: Victória

Recebemos muitas perguntas a respeito do coronavírus na Tailândia e, por isso, convidamos nossa parceira Eliska Florianová, da nossa agência em Koh Phi Phi para contar como está sendo a vida de quarentena nas ilhas Phi Phi, esse paraíso na Terra.

Esperamos poder dar uma visão geral de como a Tailândia está lidando com o COVID-19 e também atualizaremos este post com mais notícias ao longo do tempo até que, finalmente, a Tailândia se abra para turismo novamente permitindo que os brasileiros viagem para a Tailândia. Damos a palavra agora a nossa querida parceira Elle:

Você pode se interessar por estes posts:

Coronavírus em Phi Phi Islands, na Tailândia

Eu esperei até maio para escrever esse post com o maior número de informações possíveis. No início, ninguém sabia o que esperar da pandemia e foi muito difícil saber que o vírus estava se espalhando pelo mundo, inclusive na Tailândia, minha casa há mais de 8 anos.

Agora, depois de dois meses de isolamento total em Koh Phi Phi, eu posso escrever sobre a situação na ilha e mostrar algumas fotos recentes do que vem acontecendo por aqui.

Durante a alta temporada milhares de viajantes visitam Phi Phi e posso dizer que mais de 90% da população da ilha trabalha e depende direta ou indiretamente do turismo. Por este motivo você pode imaginar o quanto o coronavírus impactou os moradores de Phi Phi e colocou todas as empresas em completa paralisação.

Pier Tonsai vazio durante a pandemia e o isolamento social. Como está o coronavírus em Phi Phi

Porto Tonsai, o principal de Phi Phi, totalmente vazio. Uma cena impensável no mês de março durante a alta temporada.

A melhor época de visitar a Tailândia é de novembro a abril quando o clima está agradável e não chove. Chamamos este período de alta temporada e, infelizmente, no ano de 2020, ela terminou um mês antes.

Com a paralisação do turismo vieram as incertezas, já que ninguém sabia como o coronavírus ia afetar a Tailândia e o turismo nos próximos meses.

Receba dicas e informações sobre a Tailândia

    Março de 2020 em Koh Phi Phi, Tailândia: efeitos do coronavírus

    No dia 26 de março o governo tailandês anunciou estado de emergência e desencadeou diversas medidas como restrição de movimento de pessoas, toques de recolher e confinamento social em todo país. Todas essas providências foram tomadas para diminuir a propagação do coronavírus na Tailândia e manter o situação sob controle.

    No final de março a maioria dos turistas deixou Phi Phi. Todos que decidiram ficar sabiam das consequências de uma quarentena evidente que tinha previsão de terminar somente no final de abril. Tivemos nossos últimos clientes na agência Visa Travel no dia 25 de março e, no dia seguinte, o governo ordenou que todos os parques nacionais fossem fechados. 

    Ruas vazias de Phi Phi durante a pandemia.

    Ruas de Phi Phi totalmente vazias no que seria alta temporada no país.

    Algumas ferrys ainda estavam funcionando, movimentando turistas e tailandeses que desejavam ficar ou deixar Phi Phi até o dia 5 de abril. A partir deste dia estamos em isolamento total e ninguém teve permissão de entrar ou sair da ilha.

    A única maneira legal de deixar este paraíso era com uma permissão do governo que autorizava a saída de pessoas com vôos de repatriação ou vôos comerciais para seus países de origem.

    Participe dos nossos grupos para troca de dicas e informações:

    Desde o início eu senti que a situação foi muito bem controlada em Koh Phi Phi. Não senti em nenhum momento pânico ou medo e nada além da constante preocupação a respeito da nossa situação econômica na ilha, já que trabalhamos com turismo. Eu, meu marido e a maioria dos moradores de Phi Phi está atualmente sem trabalho e sem idéia de quando poderemos voltar para as nossas atividades.

    Assista a live que fizemos no início da pandemia do coronavirus para explicar um pouco de como estava a situação na Tailândia em março:

    Abril de 2020 nas ilhas Phi Phi: efeitos do coronavírus na Tailândia

    A grande maioria dos restaurantes, lojas, bares, agências e hotéis estão fechados há mais de um mês aqui em Phi Phi. Alguns restaurantes e o mercado local ainda estão abertos para nós, moradores, para comprarmos comida mas é só. Todos os restaurantes que estão abertos só aceitam pedido de comida take away, ou seja, você leva para comer em casa, não pode sentar na mesa do restaurante e comer. 

    O mercado local está muito bem estocado e conseguimos comprar quase tudo que precisamos. Existem também muitas lojas vendendo máscaras, álcool em gel e luvas por valores muito acessíveis.

    Durante a primeira semana de abril os funcionários do hospital de Phi Phi fizeram exames em todos os turistas, tailandeses, birmaneses e imigrantes que moram em Phi Phi. Fomos chamados para o hospital onde mediram nossa temperatura e também deram instruções de como se comportar, regras a serem seguidas e também para dar máscaras para quem não tivesse condições de comprar.

    Saiba como está a situação da Tailândia atualmente em nosso PORTAL DE NOTÍCIAS DA TAILÂNDIA

    Máscaras sendo vendidas a valores muito acessíveis a todos.

    Máscaras sendo vendidas a menos de R$ 2 em Koh Phi Phi, na Tailândia.

    Maio de 2020 em Koh Phi Phi, Tailândia: efeitos do COVID-19

    O estado de emergência, que era para durar até final de abril, foi estendido até o fim de maio. Isso já era esperado por todos os moradores da Tailândia por conta de todos os acontecimentos globais. Mesmo com a situação muito bem controlada na Tailândia em relação ao coronavírus, o governo preferiu se previnir.

    Na primeira quinzena de maio todos os comércios com baixo risco começaram a abrir novamente na Tailândia e outros negócios iniciaram suas atividades lentamente na semana seguinte. As ilhas Phi Phi, que ficaram fechadas de março a final de maio, agora contam com alguns barcos para levar moradores para fora da ilha permitindo a visita de tailandeses às suas famílias em outras cidades da Tailândia.

    Já que a Tailândia depende fortemente do turismo tenho certeza que muito em breve o governo será pressionado para abrir as principais cidades do país para estrangeiros. Vou contar agora um pouco do que aconteceu na ilha durante o isolamento causado pela pandemia coronavírus:

    Você sabia que temos passeios incríveis na Tailândia?
    Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos.
    Os principais são o One Day Trip, passeio de lancha compartilhada com guia brasileiro e reserva de longtail boat privativo.
    Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai.
    Ah, e se estiver fazendo um mochilão pela Ásia, temos parceiros na Indonésia e Camboja.

    Desinfecção da ilha de Phi Phi Don

    Uma das maneiras de prevenção adotadas pelo governo tailandês foi desinfectar todas as áreas públicas. Eles passaram produtos químicos nas principais ruas da ilha e até na vila de pescadores ao Norte de Phi Phi Don, onde fica o famoso hotel Phi Phi Island Village Resort. Foram diversas ações desde o início da pandemia que visavam diminuir os casos de coronavírus no país.

    Como está sendo o Coronavirus na Tailândia

    Medida de prevenção do governo da Tailândia para evitar o contágio do coronavírus.

    A quarentena e as condições de sobrevivência em Phi Phi

    Eu me sinto extremamente agradecida e sortuda de poder ter ficado na Tailândia durante a pandemia do coronavírus. Mesmo durante o lockdown as pessoas estavam autorizadas a sair e não tinham que ficar o tempo inteiro trancadas em casa (a não ser que estivessem com suspeita de contágio).

    Mesmo durante o isolamento, eu pude fazer meus exercícios físicos, andar com meu cachorro, sair para nadar nas praias paradisíacas e vazias de Phi Phi e até fazer trilhas,

    Por ser uma ilha pequena, Phi Phi tem poucas opções de hospedagem para os moradores já que os aluguéis são caros e a infra-estrutura é bastante simples. Muitos dos moradores de Phi Phi, inclusive eu e meu marido, moram em um quarto de hotel pequeno com pouquíssimos móveis e sem ar condicionado, já que trabalham muito durante a alta temporada e tem um estilo de vida ao ar livre.

    Ruas vazias de Phi Phi Islands.

    Como a Tailândia é um país tropical e é considerado um dos países mais quentes da Ásia os dias são extremamente quentes se tornando impossível ficar fechado dentro do seu quarto.

    Se fossemos obrigados a isso seria uma situação muito difícil para a maioria dos moradores da ilha, já que existem famílias morando em um quarto com somente ventilador. Um super obrigada ao governo tailandês por entender a nossa situação e nos permitir manter a nossa sanidade mental.

    Alguns donos de propriedade em Phi Phi, para ajudar a comunidade, deram descontos no pagamento do aluguel. O dono do apartamento que alugamos há anos nos deu 30% de desconto desde o início da pandemia e isso foi extremamente útil.

    Regras para evitar o coronavírus na Tailândia:

    Todas as pessoas que passaram o período de quarentena em Koh Phi Phi tinham que seguir as seguintes, regras ditadas pelo governo nacional:

    • O uso de máscara é obrigatório todo o tempo que estiver fora de casa
    • Todos devem seguir a regra de distanciamento social de 1,5m.
    • Está proibido grupos de mais de 5 pessoas socializando nas ruas
    • Todos os moradores devem respeitar o toque de recolher das 22h ás 4 da manhã.
    • Todos os comércios devem fechar antes das 20h.

    A Tailândia também baniu a venda e consumo de álcool do dia 26 de março até o dia 3 de maio. Esta foi uma medida adotada para desencorajar a socialização de pessoas.

    Se você vai viajar para a Tailândia com o Pacote Hurb não deixe de ler:
    Pacote Hurb para a Tailândia: é confiável? Roteiro de 8 dias
    Quanto dinheiro levar para 8 dias na Tailândia? Usando o pacote Hurb

    Mercados locais abertos e com mantimentos em Phi Phi.

    Mercado local no centro de Koh Phi Phi, onde os moradores compram seus ingredientes para cozinhar.

    Como foi morar em Phi Phi durante a pandemia do Coronavírus

    A atmosfera na ilha foi, na minha opinião, sempre muito positiva mesmo com a temporada alta sendo diminuída em um mês. Os tailandeses receberam comida do governo e também de diversas instituições de caridade e doações. Eles receberam principalmente arroz, noodles (o macarrão mais utilizado para as comidas típicas), peixe, açúcar, óleo e água potável.

    Muitos empresários de Phi Phi organizaram doações de refeições para os moradores durante o mês de Abril e diversos dos restaurantes ainda abertos estavam vendendo comida sem ter praticamente nenhum lucro (THB 25 um prato de comida, cerca de R$ 4), apenas para ajudar a população local.

    Como está sendo o Coronavirus na Tailândia

    Moradores de Phi Phi recebendo as doações e ajudas do governo tailandês.

    Turistas que ficaram em Phi Phi durante a pandemia do coronavírus

    Existem mais de 250 estrangeiros que decidiram ficar na ilha durante o coronavírus no mundo e eu acredito que todos se sentem muito gratos pela maneira que os tailandeses lidaram com a situação. Todos os estrangeiros que estavam seguindo as regras propostas pelo governo tailandês foram tratados da melhor forma possível, sem diferença de nacionalidade ou raça.

    Mantenho contato com amigos que moram em diferentes ilhas da Tailândia e países da Ásia e, infelizmente, em alguns lugares as experiências não foram tão positivas. Eu sempre acreditei que Phi Phi é um lugar especial com pessoas admiráveis e isso só me fez ter mais certeza disso.

    Restaurantes de Phi Phi durante a crise do COVID-19.

    Funcionários do famoso Acqua restaurant ajudando na distribuição de comida aos turistas.

    O governo da Tailândia forneceu por uma semana almoço e janta para todos os estrangeiros da ilha, além de uma garrafa de água. Isso com certeza é um gesto que mostra o quão generoso são as autoridades e prova, novamente, a bondade do povo tailandês.

    Os turistas também não tiveram que se preocupar com vistos vencidos, já que o governo estendeu automaticamente a estadia de todos para o final de julho de 2020.

    Policial tailandês mostrando solidariedade à pandemia.

    Polícia tailandesa com placas de solidariedade: “nós nos importamos e dividimos”.

    Projeto ambiental de limpeza do mar de Phi Phi

    Estamos tentando procurar maneiras de ajudar Phi Phi e manter as nossas mentes ocupadas. Muitos dos moradores, preocupados com a quantidade absurda de lixo que a ilha produz diariamente e com muito mais tempo disponível, estão organizando coletas de lixo nas praias e no oceano. Esse é o melhor momento para cuidar da natureza e pensar como podemos mudar nossos hábitos.

    Um grupo de mergulhadores da ilha se voluntariaram para limpar o mar próximo ao pier Tonsai, um dos mais afetados pelo turismo em massa que acontece na ilha há mais de duas décadas. O projeto, chamado “Clean me Phi Phi” (Limpe-me, Phi Phi) recolheu mais de 13 toneladas de lixo que eram principalmente pneus, garrafas de vidro e plástico e todo tipo de sucata.

    Se você está indo para Phuket não deixe de ler:

    Coleta de lixo nos oceanos durante a crise de coronavirus no mundo

    Mergulhadores recolhendo lixo no mar de Phi Phi.

    Impacto ambiental do coronavírus em Phi Phi, na Tailândia

    Em toda situação ruim podemos tirar ao menos um aspecto positivo. Todos nós sabemos que o turismo na Tailândia está a todo vapor há anos e precisava de uma pausa. O coronavírus finalmente permitiu o meio ambiente se curar e se recuperar.

    Desde o início de março, quando os barcos pararam de levar turistas para visitar as atrações de Phi Phi, conseguimos perceber uma mudança gigantesca no comportamento dos animais da região. 

    Os responsáveis pelo parque nacional vem postando diversos vídeos nas redes sociais de grupos de tubarões nunca vistos em tão grande quantidade e até grupos de golfinhos em volta da ilha. Esses são sinais positivos que nos dão esperança e nos deixam mais alegres!

    Praias paradisíacas de Phi Phi durante a pandemia

    Águas cristalinas de Tonsai Bay, a porta de entrada de todos em Phi Phi.

    Com pouquíssimos barcos perturbando a vida marinha as praias estão cheias de cardumes e a água mais cristalina do que nunca. Eu tento tirar a maior quantidade de fotos possível de Phi Phi durante a pandemia do coronavírus já que agora sim é realmente o paraíso encontrado por Leonardo di Caprio no filme “A Praia”.

    Veja também: Filmes para ver antes de viajar para a Tailândia

    O que esperamos para o futuro:

    A Tailândia reportou mais de 3 mil casos de coronavírus e “somente” 58 mortes. Eu não ousaria prever o futuro da Tailândia ou quando tudo “vai voltar ao normal”. Tudo muda muito rápido aqui e no mundo diariamente. Eu estou esperançosa que o país vai abrir nos próximos meses.

    A maior pergunta aqui é quando o turismo internacional vai se recuperar de todo estrago na economia e vida das pessoas. Como será a situação dos países ocidentais e como os turistas chegarão na Tailândia? Quanto tempo vai demorar para o turismo voltar a funcionar na sua nova realidade?

    Ninguém no mundo sabe responder essas perguntas e iremos atualizando este post aqui a cada boa notícia que recebermos das autoridades locais. Esperamos que seja num futuro bem próximo que os brasileiros sejam autorizados a viajar para a Tailândia novamente.

    Quanto a mim, eu tento viver cada momento agradecendo o privilégio que tenho de estar nessa ilha maravilhosa e me manter positiva, rezando para um futuro melhor. Consigo sentir o quanto a comunidade de Phi Phi é unida e tenho certeza que vamos nos ajudar o máximo possível para passar por tudo isso da melhor maneira possível.

    Leia: Cores na Tailândia: uma cor de roupa para cada dia da semana

    Atualização de Junho de 2021:

    O arquipélago de Phi Phi está aberto para os seguintes visitantes:

    • Que apresentarem teste RT-PCR negativo até 72 horas antes da entrada na ilha
    • Que estão vacinados com as duas doses de qualquer vacina autorizada pelo governo em até 15 dias antes da entrada na ilha;
    • Tem um compromisso médico na ilha.

    Note que ainda estão acontecendo somente passeios privados na ilha e que o Parque Nacional de Hat Noppharat Thara-Mu (localizado na ilha de Phi Phi Don e Bamboo Island) está fechado em razão da baixa temporada.

    A retomada do turismo irá acontecer a partir de outubro, com a flexibilização das regras de da reabertura de Phuket. Outra ótima novidade é que a população de Phi Phi está sendo vacinada em massa!! Veja mais detalhes sobre a vacinação da Tailândia no nosso post ou nos stories do Instagram.

    Atualização de Abril de 2021:

    Temos ótimas novidades a respeito da possível diminuição ou extinção da quarentena obrigatória. Os casos de mortes (97) e transmissões estão ainda bastante estáveis no país.

    As ilhas de Phi Phi estão recebendo passeios de Krabi e Phuket e alguns turistas que pernoitam na ilha de Phi Phi Don fazem passeios privados para visitar as atrações. A julia até fez um passeio de longtail com a gente e contou a experiência dela nesse post!

    Atualização de dezembro de 2020:

    • A Tailândia teve 60 mortes (+2) por coronavírus e 4.053 (+467) casos confirmados e curados. Os casos vem aumentando principalmente na cidade de Samut Sakhon e um lockdown se torna cada vez mais eminente.
    • O turismo nacional está cada vez mais presente na ilha, mas ainda bem concentrado em passeios privados com grupos pequenos. A maior parte dos barcos que visitam Phi Phi vem de Phuket ou Krabi. Os restaurantes estão abertos com horários reduzidos e os hotéis estão com valores muito abaixo do mercado, para recuperar as perdas de um ano sem turismo na Tailândia.

    Coronavírus na Tailândia: como está sendo o isolamento em Koh Phi Phi, Passeios em Phi Phi

    • O visto dos turistas que ainda estão em Phi Phi e na Tailândia em geral foram estendidos automaticamente até setembro de 2020, mas não será estendido novamente, já que agora existem vôos saindo da Tailândia para os países vizinhos.
    • O turismo nacional começou a aparecer, principalmente nos fins de semana. Koh Phi Phi está recebendo visita de barcos vindos de Krabi e Phuket, com estrangeiros que moram na Tailândia e familiares de tailandeses que moram em Phi Phi.
    • Ainda é obrigatório o uso de máscaras, mas a situação já está bastante estável no país. As escolas na Tailândia abriram e diversos outros comércios também. Escrevemos mais notícias da Tailândia nesta sessão.

    Atualização de setembro de 2020:

    • Até o início de setembro de 2020 a Tailândia teve 58 mortes por coronavírus e 3.286 casos confirmados e curados. Os casos estão praticamente zerados desde maio de 2020 e o país está muito controlado e até se tornou um exemplo de como lidar com a pandemia no mundo.
    • A abertura das fronteiras na Tailândia ainda tem data indefinida, mas as autoridades visam o desenvolvimento da vacina. Há também a possibilidade de abrir no esquema de bolhas para algumas ilhas específicas em Outubro, mas nada confirmado até agora.

    Post original em inglês escrito por Eliska Florianová. Para ver mais fotos e stories da maravilhosa Phi Phi durante a pandemia siga @phiphiisland_diary e o nosso Instagram.

    Como está sendo o Coronavirus na Tailândia

    Elle e o querido Merlin, nosso queridinho e mascote da agência de turismo em Phi Phi.

    Leia também:

    Eai, o que achou do post? Esperamos ter te ajudado a planejar a sua futura viagem pela Tailândia. Não se esqueça de ler este blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso. Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
    Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
    Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e na Tailândia.

    Receba dicas e informações sobre a Tailândia

      Planeje sua viagem

      seguro viagem

      hotéis

      transporte pela ásia

      trabalho voluntário

      Fotos, dicas e infos.
      Segue lá:

      Vai ajudar ainda mais na sua viagem:

      Ficou alguma dúvida? Comenta aí que a gente te ajuda! 😊

      16 Comentários
      1. Carla Mota

        Que interessante ver que aproveitaram para limpar as praias e desenvolver acções de sustentabilidade ambiental e social. Fiquei muito contente com o que li. Imagino que o Coronavírus na Tailândia não esteja sendo fácil, especialmente num país tão dependente do turismo estrangeiro. Com tempo, esperemos, as coisas vão melhorar e a Tailândia estará mais bonita ainda.

        Responder
        • Victória Farina

          Também esperamos o mesmo, Carla! Que essa pandemia sirva de lição para todos tratarem melhor o paraíso que é a Tailândia em suas viagens pelo país.

          Responder
      2. Michelle

        Gosto muito de saber como está o restante do mundo durante a pandemia de coronavirus, até para poder programar as próximas viagens.

        Responder
        • Victória Farina

          Sim Michelle! Esse post com a situação da Tailândia perante ao Coronavírus tem o intuito de te ajudar a planejar sua viagem ao país 🙂

          Responder
      3. Deisy Rodrigues

        Que interessante seu relato de todos esses meses de pandemia na Tailândia, ver como as medidas de isolamento foram aderidas e até a previsão do futuro.

        Responder
        • Victória Farina

          Que bom saber que curtiu o relato de coronavírus na Tailândia, Deisy!

          Responder
      4. Ruthia Portelinha

        A situação não foi alarmante, do ponto de vista dos contágios, mas imagino a preocupação com o futuro. Adorei ver que as ilhas estão preocupadas com o lixo no oceano e que os visitantes vão encontrar tudo mais limpo

        Responder
        • Victória Farina

          Sim Sim! Espero que todos sejam conscientes num cenário pós pandemia na Tailândia e no mundo 🙂

          Responder
      5. Danielle

        Os tailandeses são fantásticos! Fico feliz em saber que eles receberam bem os turistas, que passaram a pandemia em PhiPhi. Que benção do país ajudar os habitantes das ilhas com cestas básicas!
        Eu fiquei curiosa em saber como vocês conseguiram se cadastrar como moradores na ilha. Em princípio, você disse que morava num quarto pequeno de hotel, mas depois mencionou que o dono do apto deu um desconto de 30% pra vcs. Como conseguiram se manter na ilha e pagar o aluguel?

        Responder
        • Victória Farina

          Oi Dani! Todos os moradores de Phi Phi moram em quartos de hotel, já que a ilha é muito pequena para ter unidades de casa disponíveis. Os moradores pagam aluguéis mensais num valor bem abaixo que os praticados para os turistas mas, claro, o quarto é muito mais simples. Quando pagamos o aluguel mensal somos registrados como moradores da ilha e isso ajudou a organizar toda a ajuda comunitária em Phi Phi durante a pandemia do coronavírus.

          Responder
      6. Murilo Pagani

        Que legal ler sobre a situação do coronavírus na Tailândia e perceber que o país, que depende tanto do turismo, conseguiu controlar bem a situação!

        E bacana demais essa ação do pessoal em Phi Phi para despoluir o mar. Quem sabe quando o turismo voltar não teremos mais consciência, né?!

        Nas grandes cidades a situação também foi parecida?

        Obrigado!

        Responder
        • Victória Farina

          Esperamos muito fortemente que as pessoas tenham mais consciência e façam um turismo consciente na Tailândia pós pandemia, Murilo. Nas grandes cidades os tailandeses continuam se ajudando mas nada tão comunitário como em Phi Phi.

          Responder
      7. Deyse

        Excelente este texto com todas estas informações atualizadas! Com certeza todas essas dicas e informações irão ajudar a planejar uma futura viagem pela Tailândia.

        Responder
        • Victória Farina

          Que bom que curtiu nossas informações atualizadas sobre o coronavírus na Tailândia, Deyse! Sim, esperamos que as fronteiras abram em breve.

          Responder
      8. Marcela

        Eu estive na Tailândia em março e abril e por pouco não fui me isolar em Phi Phi ou alguma outra ilha. Acabei voltando para o Brasil no voo de repatriação, mas dá um aperto no coração de pensar que podia estar lá 🙁

        Responder
        • Victória Farina

          Nem me fale, Marcela. Se isolar durante a pendemia do coronavírus em Phi Phi é o sonho de todos!

          Responder
      Enviar um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Iniciar conversa
      E aí, tem alguma dúvida? Clique abaixo e vamos conversar!