Ninguém sabe ao certo o motivo pelo qual a Tailândia segue sendo exemplo em combate ao COVID-19. Seu vizinho, Vietnã, era exemplo até pouco mais de 1 mês atrás. A Tailândia permanece sem mortes pela doença desde Junho desse ano e, atualmente, zerou as infecções por COVID em tailandeses.
Você pode se interessar por estes posts:
Receba dicas e informações sobre a Tailândia
COVID-19 na Tailândia: como os tailandeses se tornaram um exemplo de combate a pandemia
Logo no início da pandemia, os tailandeses já adotaram máscaras, principalmente nas cidades com maior número de casos e a medição de temperatura passou a ser algo constante.
Distanciamento social nunca foi um grande problema para seu povo, ficou evidente o quanto são disciplinados nesse quesito, seguindo as ordens governamentais.
O porta voz do Ministério da Saúde na Tailândia, Dr. Taweesin Visanuyothin, acredita que não se trate apenas de uma boa alimentação, imunidade ou genética. “Tem a ver com a cultura. Nós tailandeses não temos contato corporal quando nos cumprimentamos”.
Saiba quando as fronteiras da Tailândia irão abrir para Turismo!
COVID-19 na Tailândia: novos casos são relacionados a estrangeiros vivendo no país
A maior onda de infecções veio quando estrangeiros do Japão, Europa e Estados Unidos chegaram ao país para estudar. Rapidamente, o governo optou por fechar escolas e empresas e as transmissões domésticas diminuíram muito.
Atualmente, o país tem percebido uma média de 3 casos/dia, sempre entre estrangeiros. Agora, a Tailândia está numa nova fase, está estudando a imunidade do seu povo. Buscando entender melhor o motivo pelo qual o Sudeste Asiático não é tão suscetível a doença, mas é, por exemplo, bastante suscetível à dengue do que outros continentes.
Saiba que cor vestir dependendo do dia da semana em seu passeio na Tailândia. Assim, você chama a sorte e não chove no dia! Essa é uma curiosidade que poucos sabem sobre a cultura do país
Você sabia que temos diversos passeios incríveis na Tailândia?
Veja aqui sobre os passeios em Phi Phi que organizamos.
Nós também temos passeios em Phuket, Krabi, Bangkok e Chiang Mai.
Construindo um novo normal para os moradores do país
O Departamento de COVID-19 na Tailândia trabalha atualmente com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o governo do Japão na construção do “novo normal” no país.
Durante os próximos 10 meses, todos os escritórios instalados pelo país vão atuar no apoio ao sistema de Saúde e aos profissionais da linha de frente.
O “modelo Pattani” foi criado para otimizar os atendimentos, classificando os pacientes de diferentes formas e evitando que eles necessitem ir ao hospital. Muitos foram tratados à distância, de dentro de suas casas.
A proposta não sobrecarregou hospitais e permitiu que o número de infectados não crescesse, visto que os que tinham alguma patologia tratável a distância, não se puseram em contato com outras pessoas, exceto as de dentro de suas casas.
Com o objetivo de retomada, as escolas voltaram às aulas no mês de Julho, com restrições porém bem mais seguras que em outro países. Em muitas cidades, como Chiang Mai, as crianças sentam espaçadas ou em uma redoma plástica, evitando contato com os colegas.
Todavia, sucesso na saúde e dificuldade financeira é uma realidade Tailandesa para o momento. Mais de 20% da economia formal é proveniente do turismo. Estima-se que 60% dos negócios voltados à turistas podem ser fechados até o final do ano.
O governo criou uma proposta para aumentar o turismo interno, investindo dinheiro nos tailandeses dispostos a viajar dentro do país. Criou-se uma atmosfera de retomada ao turismo e o Sul da Tailândia começou a receber algum movimento.
Isso é só o começo. O governo tem tomado diversas medidas para proteger seu povo.
Ana Luiza S. Varella – Viagem a Sério
Atualizações e novas informações:
Fevereiro de 2022:
A Tailândia finalmente reabriu para o turismo sem necessidade de quarentena, inclusive para brasileiros.
A partir de 1 de Fevereiro de 2022, as pessoas vacinadas poderão entrar no país através do Programa Test & Go e se hospedando em hotéis SHA credenciados.
- Atualização outubro/2021: o país está se recuperando da terceira e mais forte onda de coronavírus e, infelizmente, bateu recorde de casos diários e mensais. As mortes, que eram menos de 100 antes de 2020, chegaram a mais de 16 mil até o início deste mês.
- Atualização julho/2021: Houve um surto de coronavírus em uma prisão de Bangkok que causou muitas mortes mas, mesmo assim, o país planeja abrir a ilha de Phuket no início de julho. A vacinação está muito avançada para os profissionais de turismo e você vê mais detalhes no post específico.
- Abril/2021: aconteceu uma terceira onda de infecção este mês e, por isso, a Tailândia cai de 4º melhor no ranking mundial para 9º. O país pretende abrir suas fronteiras no início de outubro sem a quarentena obrigatória, juntamente com a melhor época para viajar para a Tailândia.
- Março/2021: a Tailândia continua sendo um exemplo de combate ao COVID-19, sendo o 4º melhor no ranking mundial. As fronteiras ainda estão fechadas, mas uma possível abertura está prevista para meio de 2021.
- Dezembro/2020: ocorreu um surto em dezembro de 2020 que foi, infelizmente, o pior mês para os moradores da Tailândia. Leia mais sobre as notícias de COVID-19 no país!
Assista o vídeo que a OMS (Organização Mundial da Saúde) criou para confirmar que a Tailândia é e continuará sendo um exemplo a ser seguido quando se trata de diretrizes para combater o COVID-19:
Seguro viagem para a Tailândia é essencial!
Contrate um seguro viagem de qualidade e confiável. Nós recomendamos a World Nomads, que tem atendimento em português pelo Whatsapp e a SegurosPromo, nossa parceira nacional.
Para contratar a World Nomads use o código PROADAVIDA5 para ter 5% de desconto e na SegurosPromo o código PPP10 para ter 10% de desconto.
- Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!
Você pode se interessar:
Eai, o que achou dessa notícia da Tailândia? Esperamos ter ajudado a planejar a sua viagem pela Tailândia. Não se esqueça de ler o nosso blog e o naproadavida.com, que contam com centenas de dicas sobre o país.
Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha! Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que ficaremos super felizes em responder.
Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a Victória para combinar os melhores passeios em Phi Phi e na Tailândia.
Receba dicas e informações sobre a Tailândia
É sempre difícil saber se as políticas tomadas hoje vão ser correctas amanhã, especialmente num assunto tão imprevisível como o Covid-19. Contudo, espero que tenha razão em relação à Tailândia.
Incrível como a Tailândia tem lidado com a pandemia do Covid e como aqui no Brasil ainda engatinhamos com as medidas, saídas e soluções.
Sim, Polliana. Isso que nos dá um pouco de raiva pois a Tailândia está lidando tão bem e nosso querido país está simplesmente fingindo que nada aconteceu 🙁
Bom saber que a Tailândia está sendo um exemplo no combate ao Covid. E, analisando o que você falou, foram medidas simples e tempestivas que os colocaram nesse patamar invejável. Triste é saber que tantos outros, inclusive nós, poderíamos ter seguido e já termos saído da zona mais problemática. Mas bora falar de coisa boa: Que país lindo que é a Tailândia! 😊
Verdade, Maria. A Tailândia é exemplo por controlar o covid-19 de uma maneira racional e com medidas simples mas eficazes. Esperamos que possa vir nos visitar em breve 🙂
Quando a pandemia começou nós estávamos em Taiwan, também um dos países que controlou melhor a situação toda. Tivemos que sair de lá porque nosso visto ia vencer e “fugimos” para a Tailândia, de onde conseguimos um voo de repatriação para o Brasil. Ficamos mais de um mês na Tailândia, mas trancados dentro do apartamento sem conhecer nada. Quando saíamos na rua para comprar comida era com uma certa tranquilidade, justamente por saber que o país também estava controlando bem essa bagaça. Agora precisamos voltar pra lá pra conhecer os cantinhos paradisíacos 🙂
Que relato incrível, Marcela. Bom saber que visitou a nossa casinha, mesmo que numa situação tão diferente. Espero que volte em breve e com certeza vamos te ajudar com tudo que for preciso 🙂
Tão bom ler que os tailandeses estão fazendo de tudo para que a população fique bem durante a COVID-19. Amo a Tailandia e gostaria de voltar em breve. Um povo maravilhoso e que recebe muito bem os seus visitantes.
Com certeza a Tailândia é um país muito receptivo e esperamos que possa voltar em breve para nos visitar, Danielle 🙂
Que notícia boa. Não sabia da situação da Covid 19 na Tailândia e fiquei impressionado com o sucesso que eles tem tido no combate a pandemia!
Realmente, a questão da disciplina conta bastante, né?!
Com certeza, Murilo. A Tailândia virou um exemplo de comportamento e administração da pandemia.
Realmente a Tailândia está um grande passo a frente de muitos países… Super importante vocês nos mostrarem isso pois nos grandes jornais não há uma linha destas conquistas
Sim! Por isso começamos a postar notícias da Tailândia para vocês se interarem, Débora 🙂