Considerada um símbolo nacional, o Muay Thai é a arte marcial mais praticada em toda a Tailândia. Seu nome em português significa boxe tailandês. Assim como toda arte marcial, visa unir corpo e mente com disciplina, concentração e autoconfiança.
São cerca de 2 mil anos desde o seu surgimento, porém, após o reino de Ayutthaya ser saqueado, muitos documentos históricos foram perdidos, inclusive escrituras que documentavam a existência do muay thai já nas guerras em que o país vivia nos séculos passados.
Você vai se interessar por estes posts:
Receba dicas e informações sobre a Tailândia
A história do Muay Thai na Tailândia
Boa parte do que se sabe vem de escritos birmaneses, crônicas e também da cultura cambojana. Por isso há muitas teorias sobre a criação da técnica. Uma delas é de que o muay thai começou a surgir quando o povo chinês migrou no século XII até então para o que hoje é a Tailândia, e, preocupados com defender o novo território, após inúmeros ataques de bandidos, passaram a praticar uma variação do Wushu, arte marcial chinesa.
A essa técnica, que usava facas, bastões, escudos e outros instrumentos, foi dada ao nome de Chupasart. Ela teria evoluido até o Muay Thai praticado atualmente. Outra teoria é de que os povos, também visando proteção durante a guerra no antigo reino de Sukhothai no mesmo século, passaram a trabalhar uma arte marcial que mais tarde levaria o nome de Muay Thai.
O que se sabe com certeza é que na época do Reino de Sião, século XIV, já se usava o precursor, o Muay boran, como até então era chamado. Muay Boran é uma técnica com chutes e socos e que foi aperfeiçoada ao longo do tempo e sendo chamada de Muay Thai conforme sua evolução.
Tudo sobre o muay thai na Tailândia
Nos treinamentos para a guerra, com a utilização de armas, os homens ficavam feridos. É por este motivo que começaram a usar as técnicas somente com o corpo e mente e deixaram de lado as armas. Após o desenvolvimento das técnicas, os lutadores perceberam que o corpo era mais forte e certeiro do que qualquer arma e as aboliram.
Assim, o corpo do lutador se torna a única arma utilizada e o boxe tailandês é conhecido pelos seus chutes e socos semelhantes ao Kung fu chinês. Antigamente usavam muitos golpes com a palma da mão, parecidos com a arte marcial chinesa.
Planeje bem o transporte da sua viagem pela Ásia!✈️🚌🌏
O continente é formado por muitas ilhas, regiões montanhosas e distâncias longas e isso exige algumas horas de locomoção de um lugar para outro.
A nossa dica é usar 12Go Asia para pesquisar e reservar os principais transportes e evitar perrengues durante a viagem.
Tradições da luta tailandesa
A técnica foi se aprimorando até se tornar o Muay Thai conhecido hoje. Socos, chutes, golpes com joelhos, cotovelos e com a canela são os mais usados pelos seus praticantes. Todos os golpes tem como objetivo nocautear o adversário. Muay Thai é considerada a arte marcial mais poderosa em combate.
Muitas tradições foram mantidas, como uma banda tocando instrumentos ancestrais de acordo com o ritmo do combate, por exemplo. O nome da música tocada é sarama. São três os tipos de instrumentos que a compõem: tambor, címbalo e flauta.
Outra tradição é o wai kru, que consiste num ritual de dança e tem como objetivo o lutador homenagear o treinador, sua família, os antigos lutadores e professores deles. “Wai” em tailandês significa retribuir respeito e “kru” professor, ou treinador.
Ancestralidade e tradição na Tailândia são levados a sério. Comumente você vai os lutadores tailandeses com uma faixa na cabeça, chamada mongkon. Ela é colocada como símbolo de proteção apenas para dançar o Wai Kru e retirada antes do início da luta. Já o praciate, que é um laço trançado no braço do lutador, permanece também para protegê-lo durante o confronto.
Acredita-se que o praciate vem do costume das mães, quando enviavam seus filhos para a guerra. Elas amarravam o laço no braço do filho orando aos deuses budistas para trazer seus queridos de volta para casa. Hoje em dia a faixa no braço significa a graduação do lutador. Existem 10 níveis de graduação que vão de iniciante (branco) a grão mestre (preto, branco e vermelho).
Saiba como está a situação da Tailândia atualmente em nosso PORTAL DE NOTÍCIAS DA TAILÂNDIA.
Leia o guia completo sobre seguro viagem para Tailândia.
Onde assistir muay thai na Tailândia
Em todo o país há escolas da arte e pequenos ou grandes estádios. O esporte é muito presente na vida das pessoas. Há locais em que se pode apostar no lutador e ganhar prêmios em dinheiro.
É algo tão importante para os tailandeses que o Rei Pra Chao Sua era um grande lutador e instituiu o boxe tailandês como disciplina obrigatória na escola, no século XVII. O Rei era tão apaixonado pela técnica que nesta mesma época competiu e passou invicto em várias competições e a luta se tornou um esporte propriamente dito. Ele foi conhecido como Rei Tigre e, graças a ele, o Muay Thai ganhou o mundo. Com certeza ele foi um dos maiores lutadores da história tailandesa.
O muay thai se assemelha a outras artes marciais típicas de países vizinhos como o tomoi na Malásia, o lethwei no Myanmar, pradal serey do Camboja e o muay lao de Laos.
Mais dicas de onde ver o boxe tailandês no país
Em sua viagem a Tailândia você pode e DEVE assistir a lutas de muay thai. Em todas as cidades e ilhas existe um ginásio com programação de lutas, basta se informar. Um dos lugares mais conhecidos entre os turistas para assistir lutas é em Bangkok, a capital do país. Lá você pode assistir a luta mais tradicional do país de graça, todos os domingos, no estádio “Channel 7 Boxing Stadium”. Para saber mais detalhes leia nosso post específico com todas as informações.
No Raggae bar de Koh Phi Phi você pode, além de assistir a uma luta, aventurar-se no ringue. Uma mistura de bar com estádio que é muito interessante para participar durante a noite nas ilhas Phi Phi. Lá tem luta entre tailandeses e também entre os estrangeiros corajosos!
Se vai para Phi Phi, leia também:
- O que fazer em Phi Phi: principais passeios, praias e atividades
- Resumão de Koh Phi Phi, Tailândia: tudo que precisa saber
- Ilhas de Koh Phi Phi: um pouco sobre cada ilha desse arquipélago maravilhoso
- Roteiro em Phi Phi: o que fazer na ilha mais famosa da Tailândia
A luta no Brasil
No Brasil, o muay thai chegou aproximadamente na década de 70 e, menos de 10 anos, depois já haviam campeonatos. Por falar em campeonato, as grandes competições são televisionadas na Tailândia como o futebol é aqui no Brasil. E os grandes lutadores se tornam famosos, sendo parados para fotos em locais públicos exatamente como muitos de nós fazemos com nossos jogadores de futebol.
O esporte é aclamado por ter diferentes tipos de benefícios para quem o pratica. Os principais benefícios do muay thai são:
- Emagrecimento
- Melhora no reflexo e concentração
- Ajuda na auto estima
- Trabalha o autocontrole e disciplina
- Aprimora o condicionamento físico e musculatura
- Alivia o stress
Na Tailândia, o muay thai é visto como uma carreira. Quando uma família opta por um dos seus filhos estudar muay thai, a criança ou adolescente tem a obrigação apenas de estudar na escola tradicional e também a luta, sem nenhuma outra atividade extra, tamanha a seriedade da luta na cultura do País.
A Tailândia é o único país do Sudeste Asiático não colonizado por europeus e o muay thai é a representação de sua independência e cultura.
O boxe tailandês é para a Tailândia o que o futebol é para nosso povo.
Ana Luiza S. Varella – Viagem a Sério
Foto da capa: Chiang Mai Times
Assista a uma luta de muay thai na Tailândia para entender como é um esporte interessante:
Leia também:
- Os 6 melhores hotéis de Koh Phi Phi, na Tailândia
- Cores na Tailândia: uma cor de roupa para cada dia da semana
- Como ir de Bangkok a Phi Phi: Horário de ferry e distância
Você conhece os nossos serviços?
Nós organizamos não só Passeios em Phi Phi mas em várias cidades da Tailândia e países do Sudeste Asiático. Veja nossos principais tours e não deixe de ler os comentários ao final de cada página com as experiências dos nossos clientes:
- One day trip, o melhor passeio de barco em Phi Phi
- Passeios em Phi Phi (Mergulho, Longtail boat, lancha privativa e fotógrafo)
- Passeios em Krabi (4 Islands tour, Hong Island Tour, entre outros)
- Passeios em Phuket (James Bond Island, Racha e Coral Islands, City tour, Similan Islands, entre outros)
- Passeios em Bangkok e Chiang Mai
- Passeios em outros países da Ásia (Indonésia, Camboja, Singapura e mais)
E aí, o que achou do post sobre Muay thai na Tailândia? Esperamos ter te ajudado a planejar a sua viagem. Não se esqueça de ler o nosso blog e o naproadavida.com já que damos dicas para aproveitar ao máximo esse país maravilhoso. Nós também temos conteúdo sobre a Ásia em nosso Instagram, Facebook, Pinterest e YouTube, dá uma olhadinha!
Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos ficar super felizes em responder.
Ah, e quando souber a data que fará a sua viagem para a Tailândia não deixe de entrar em contato com a gente para combinarmos os melhores passeios em Phi Phi e outras cidades.
Receba dicas gerais e informações da Tailândia
Muito interessante a história do Muay Thai na Tailandia, eu não sou muito ligada em lutas, mas cada lugar tem seus costumes e gosto sempre de aprender.
Eu também não curto muito lutas mas os rituais e costumes do muay thai são incríveis! Bom saber que curtiu 🙂
Que demais esse post sobre o muay thai. Eu cheguei a fazer um época e adorava, mas depois tive que parar e não retomei mais. Seu post aguçou minha vontade novamente.
Também fiz algumas aulas e amei a experiência! Muay thai é bom para o condicionamento físico e mental. Bora começar novamente??
Confesso que não esperava ler uma postagem sobre Muay Thai em um blog de viagens. Muito interessante. Não sabia que Muay Thai significa boxe tailandês nem que é considerado um símbolo da Tailândia. lendo e aprendendo.
Na verdade nós somos uma agência de viagem brasileira na Tailândia então é por isso que contamos um pouco sobre a cultura e história do país para nossos leitores 🙂
Post bastante completo sobre o Muay Thai. Já vi na tv que as lutas são bem concorridas na Tailândia, mas existe classificação indicativa para o público visitante ou crianças também podem acompanhar?
Quando as lutas são profissionais é difícil ver crianças porque realmente não é o ambiente mas, se é num espetáculo, está liberado. Na verdade os tailandeses começam a lutar desde cedo, aos 6 anos de idade ou até menos. O muay thai é muito mais do que uma luta para eles, é um estilo de vida e controle do corpo. 🙂
Achei muito interessante o post Muay thai na Tailândia: curiosidades e história do boxe tailandês.
Vc sabia que meu país favorito no mundo é a Tailândia? Amo de paixão e quero muito voltar.
Sobre o Boxe tailandês, quando eu estava no Camboja eles falaram que foram eles que inventaram. Parabens pelo post
Aconteceu o mesmo com a gente! No Myanmar eles são doidos pelo esporte e falam que foram eles que inventaram também! Que bom que curtiu e aproveitou as dicas para a sua próxima viagem, Elizabeth!
Adorei esse post! A Tailândia é fascinante. Já pensei em aprender o Muay thai. Mas não conhecia essas curiosidades e história do boxe tailandês
Que bom que curtiu, Angela!! Fizemos de coração para entender um pouco mais sobre a rica cultura da Tailândia 🙂
Ai eu adorei, sou graduada em muay thai e a tailandia é uma inspiração. Muita cultura, história e curiosidades. O meu mestre morei porlá muitos anos, vai adorar ler esse post
Que poderosa, Nathalia!! Manda sim esse post para o seu mestre e, se ele tiver algo a acrescentar, avisa a gente 🙂
Adorei conhecer a história do Muay Thai, realmente super interessante e muitas coisas que não sabia. A Thailandia é um país muito curioso, que está os meus planos para o sabático em 2022 se tudo ajudar!
Que legaaaaal saber que vem nos visitar em breve, Roberto! Ótimo que já ficou sabendo curiosidades sobre um esporte tão típico e interessante da Tailândia 🙂
Interessantíssimo o post , o May Thai é super antigo, e eu nem imaginava toda esta história para este tipo de luta . Muito demais.
Que bom que curtiu nosso post sobre a história e curiosidades do muay thai, Debora 🙂